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Como obter sucesso na transferência de conhecimento

Transferir conhecimentos é imprescindível para manter a qualidade e fluxo de trabalho em uma instituição.

11/08/2023 18:00

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Como obter sucesso na transferência de conhecimento

Como obter sucesso na transferência de conhecimento Foto: Wundef Media/Pexels

O conhecimento de uma organização não é simplesmente “dados armazenados” em um disco rígido ou em algum lugar na nuvem – é muito mais complicado. O conhecimento é a combinação de informações e percepções das quais as pessoas dentro de uma organização dependem não apenas para realizar seus próprios trabalhos, mas também para trabalhar efetivamente com outras pessoas, resolver problemas, manter o fluxo de trabalho, manter os padrões de qualidade e atender às expectativas do cliente. 

O conhecimento é adquirido por meio de contexto, desenvolvimento de habilidades, colaboração, aplicação, foco, engajamento e comprometimento, entretanto facilmente perdido por rotatividade, crise ou outra interrupção.

Sem um método confiável de preservar e transmitir seu valioso conhecimento, uma organização empregará esforços continuamente para treinar uma boa equipe com resultados consistentes. 

Para garantir uma transferência de conhecimento bem-sucedida faz-se necessário estabelecer metodologia para sua organização, iniciando com a compreensão dos cinco componentes abaixo:

  1. Atitude: Para que o conhecimento seja aprendido e usado, as pessoas precisam entender como a informação as ajuda. "O quê tem pra mim?" Se a resposta for pouco ou nada, as pessoas não serão receptivas, muito menos investidas.
  2. Habilidades: as pessoas precisam obter experiência prática e praticar, para que desenvolvam o conhecimento “como fazer”.
  3. Contexto: As pessoas precisam ter contexto e informações básicas suficientes para que possam colocar suas novas habilidades em prática de maneira eficaz.
  4. Confiança: as pessoas precisam acreditar que são capazes de executar as novas habilidades ou aplicar as novas informações para responder perguntas e encontrar soluções por conta própria. A prática gera confiança.
  5. Compromisso: as pessoas precisam se comprometer a usar as novas habilidades no trabalho. Sem a intenção formal, é menos provável que eles usem as informações.

Parte do trabalho de um gestor é garantir que os novos membros da equipe absorvam, lembrem e apliquem o conhecimento vital para uma organização. Ao apresentar novas informações ou treinar pessoas em novas habilidades, seguir este fluxo pode ajudar:

  • Preparar a equipe para aprender. Comece com uma breve introdução ao tema abordado e indique claramente os objetivos de aprendizagem. Cultive a atitude certa para aprender. Responda à pergunta: Por que preciso aprender isso?
  • Apresentar informações. Certifique-se de incluir o contexto — o panorama geral — bem como as principais definições e termos, políticas, procedimentos, protocolos, regras e/ou diretrizes. Forneça exemplos e demonstrações. Responda à pergunta: Quais são os pontos-chave sobre este tópico?
  • Pratique habilidades. Pratique seguindo as instruções. Atividades práticas. Forneça cenários e execuções de teste com orientação e suporte durante todo o processo. Responda à pergunta: Como aplico esse conhecimento?
  • Dar uma resposta. Faça um briefing com prioridade para superar eventuais obstáculos e identificar oportunidades de melhoria. Responda à pergunta: Como posso fazer isso melhor?
  • Reforce o que foi aprendido e por quê. Fornecer um resumo e revisão de muitos pontos abordados. Aborde quaisquer preocupações ou perguntas da equipe. Enfatize a necessidade e as oportunidades para uso futuro. Responda à pergunta: quais são as implicações dessas habilidades e conhecimentos no contexto do mundo real do meu trabalho e da organização?

Com uma compreensão clara do que é a transferência de conhecimento e por que é importante, juntamente com uma abordagem estruturada para que isso aconteça, a riqueza de conhecimento de sua organização permanecerá segura, assim como seu sucesso contínuo.

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