x
CONTEÚDO artigos

tecnologias

Automação e inteligência artificial na contabilidade

Vilanizar as tecnologias é uma retórica quando se fala em contador x softwares contábeis. A tecnologia evidencia que o papel do contador não é de ficar ticando na reguinha lançamentos e conformidades e sim de analista, de consultor de uma empresa.

01/06/2020 17:40:01

6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Automação e inteligência artificial na contabilidade

Cada vez mais a contabilidade rumo para automatização. Processos que antes eram demorados e sugavam quase todo o expediente de um contador ficaram mais práticos com simples cruzamentos de dados feitos por softwares. Limitar o discurso de vilanizar as tecnologias é uma retórica. A questão no ar é como manter, nesse cenário, a relevância do contador?  

Em entrevista à Istoé Dinheiro, o sócio-diretor da Roit Bank Lucas Ribeiro chegou a dizer que havia realizado mais de 1,7 milhões de lançamentos contábeis sem interação humana, por meio de software. E que a capacidade de substituir a mão de obra humana em trabalhos de análise de documentos fiscais é de 92%. Partindo dessa premissa, ao que seria destinado ao profissional contábil nesses 8% de trabalhos de análise de documentos fiscais?

Muitos softwares são capazes de cruzar o histórico de fluxo contábil das empresas com o sistema tributário brasileiro, fazem a interpretação dos documentos e direciona os devidos pagamentos.

Com essa tecnologia em mãos, muitas empresas tem feito gestão completa de contratos, com uso de inteligência artifical para reconhecimento, prazos e pagamentos; validações fiscais nas entradas e saídas para os mais diversos documentos (contratos, notas fiscais, faturas e recibos); classificação contábil; e agendamentos automáticos, envolvendo procedimentos antifraude.

Outra vantagem é realizar serviço de automação e conciliação em tempo real de todas as contas a pagar e a receber, disponibilizando indicadores contábeis e gerenciais a qualquer momento, na palma da mão.

Analisar os aspectos da tecnologia podem orientar o posicionamento a se tomar mediante a todos esses avanços. 

Mercados de atuação

Muitos donos de negócios que oferecem processos de automação e inteligência artificial tendem a focar mais em empresas de grande porte (como exemplo fintechs optantes do regime de lucro real) . Ou seja, eles não chegam para “engolir” todas as fatias de mercado disponíveis, ao menos nesse momento. Há um mercado específico em foco, visando facilitar a rotina de instituições envolvidas em um grande número de operações contábeis e processos extremamente complexos para acompanhar diariamente.

Oportunidades profissionais

A intensificação da automatização de processos contábeis vai gerar oportunidades para contadores que buscam postos em grandes empresas. Essa é uma demanda que só tende a aumentar nos próximos anos, e o profissional que se capacita para atuar na área tem excelentes oportunidades de diferenciação no mercado.

Automação interna para negócios contábeis

As empresas de contabilidade podem usufruir da tecnologia disponível por meio de softwares desenvolvidos para esse mercado para atender mais clientes, se diferenciarem perante a concorrência e, ainda, diversificarem a cartela de serviços oferecidos, focando em serviços mais estratégicos. 

Contabilidade Consultiva

Se inúmeros processos até então penosos e demoradors, que geralmente tomam boa parte das horas de trabalho dos contadores, está sendo automatizado, oferecer serviços mais estratégicos é o posicionamento mais prudente a se tomar.

A realidade é que a demanda das empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – mudou, e os negócios contábeis que desejam crescer devem estar atento às necessidades do mercado atual. 

O valor de um profissional contábil está muito além do cumprimento de conformidades e tarefas automáticas do cotidiano. Que tal utilizar todos os dados gerenciados e analisados diariamente para ajudar a fazer empresas transformarem resultados e crescerem?

Na medida em que se compreende a relevância dos serviços de consultoria e de apoio à gestão financeira para seus clientes, a conclusão sobre a importância da automatização na contabilidade é quase natural. As empresas têm de avançar em abraçar as novidades e continuar em crescimento, aumentando o número de empresas na cartela.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.