x

Quarentena

Fim da Quarentena e a Flexibilização, Recomeço Com Cautela

As providencias, iniciais, as quais todos devem tomar cuidado, em todos os aspectos de uma empresa, grande, pequena, micro e também os MEI.

08/06/2020 09:25:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fim da Quarentena e a Flexibilização, Recomeço  Com Cautela

Fim da Quarentena e a Flexibilização, Recomeço  Com Cautela

 O fim da quarentena, e a flexibilizaçao dos processos de recomeço das atividades, devem ser planejados por todos os empressarios, com cuidado, e em especial, analisando o seu negocio dentro do conjunto, pois seu negocio seja qual for, tem suas caracteristicas proprias, e somente o gestor dele, e capaz de identificar as mesmas, e em que providencias sao as mais adequadas a ele, pois existem providencias de forma geral, as quais se aplicam a todas as atividades semelhantes , e outras que se aplicam as atividades daquele negocio, com suas peculiariedades proprias dele, e consequentemente o dono do negocio e que tem o discernimento de fazer as suas adaptaçoes das exigencias ao seu empreendimento. 

Temos por exemplo dois negocios identicos, de atividade, porem em locais diferentes, (bairros, cidades etc), logo apesar de serem identicos, o ramo do negocio, ha que se levar em conta as caracteristicas proprias de cada um, em funçao da localisaçao. Sao detalhes , que devem ser observados, por todos, e nao somente no exemplo dado de dois mercados, nas outras atividades tambem existem essas diferenças, oficinas mecanicas e outro bom exemplo, e por ai vai. Cabe ao gestor do negocio, fazer essa analise, e implementar, aquilo que for condizente com sua situaçao, e nao infringindo nada especificado em Lei.

Planejar sempre todos os passos de seu negocio, seja o tamanho que for, sempre levando em conta , O SEU, e nao o semelhante, pois as situaçoes de cada um ede cada um, evidentemente, que determinadas providencias e atitudes, sao  semelhantes ao setor e a atividade, entretanto  e importante frizar que sempre existem , detalhes entre um e outro  estabelecimento, que determina , providencias e atitudes diferentes uma da outra, as quais trarao resultados satisfatorios aquele setor. Por vezes lojas com filiais, da mesma atividade e porte, tem analises e  processos iguais, mas tem tambem os processos especificos para aquela unidade, pois os detalhes sao diferentes, logo a mesma medida, nao serve para medir os resultados, ha que se ter medidas diferentes.

O recomeço é dificil , e assim será para todos nós, porem , planejamento, cuidados, e muita cautela, ao recomeçar, se tiver duvidas, converse, converse e converse, veja que coloquei tres vezes, ( e um absurdo de redaçao), nao, e que sempre e bom ouvir ( mais inteligente e o que ouve), pois nao se deve tomar nenhuma atitude açodadamente, e por base uma so opiniao, por mais confiança que tenha na mesma, e de bom senso, ouvir mais opinioes, e a decisao sera sua evidentemente, depois de fazer suas avaliaçoes proprias. Nao se baseie, na opiniao de X ou do Y, porem aproveite as mesmas ao máximo. Em geral as opinioes sao formadas pelo relato de uma situaçao, e nem sempre o relato corresponde a realidade e os detalhes dos fatos, as minucias as entrelinhas, e o que foi bom para X, ou Y,  pode nao ser bom para voce.  O conjunto de informaçoes do Seu negocio quem possui e voce, os detalhes etc.

Cautela, e importante nesse momento. pois se a soluçao de X foi pegar um emprestimo, a mesma pode nao se aplicar ao seu caso. Demitir funcionarios, para Y foi a salvaçao, porem para voce pode ser a perdiçao. Portanto converse bastante como o pessoal, de assessoramento ( Contador, Administrador, Advogados), e tambem com seus parceiros de atividade, para formar a sua opiniao e tomar a sua decisao, pois as consequencias da mesma, serao suas e do seu negocio, como disse, seja grande , medio, pequeno, micor e MEI.  

Um conceito antigo mas muito bom, Cautela e Caldo de Galinha nao faz a Ninguem.

Bom , recomeço, coragem, disposiçao e muito trabalho, mas planejado.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.