x

gestão Empresarial

Empresas quebrando: Solução está mais perto do que se pode imaginar

A visão da contabilidade irá mudar radicalmente após o impacto na saúde das pessoas jurídicas; Veja como O Poder Oculto da Contabilidade pode ajudar.

16/06/2020 13:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empresas quebrando: Solução está mais perto do que se pode imaginar

Empresas quebrando: Solução está mais perto do que se pode imaginar

Junho de 2020, em pleno domingo, possivelmente, mais um empresário comunica à sua equipe que não irá mais abrir a empresa a partir de  segunda, e vai se juntar as mais de 600 mil empresas que já fecharam as portas após o início da Covid-19 no Brasil (dados publicados em Abril/2020 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Números assustadores se juntam para engrossar a lista trágica empresarial de 2020, mais de 5 milhões de novos desempregados (IBGE), queda de 5,12% do PIB em 2020, conforme previsões compiladas pelo boletim Focus (Banco Central), queda de 9.1% na produção industrial brasileira em março de 2020 (IBGE), e quanto mais se busca mais se acha dados que refletem a economia brasileira e suas empresas irem ladeira abaixo.

A exposição de fragilidades financeiras, gestão, além da insuficiência do apoio governamental, aliada a toda uma burocracia, mostram que ser empresário no Brasil, principalmente em momentos de abalos econômicos, não é uma tarefa fácil, na verdade uma missão quase impossível.

Um momento para refletir: onde buscar mais apoio para a sobrevivência das empresas num momento tão difícil que estamos atravessando?

Acredite, uma das soluções sempre esteve ao alcance, ao lado do empreendedor. Mas ele não sabia, não conhecia o potencial criado por algo que está por traz de todas as transações que efetuava no dia a dia na sua empresa, devidamente registradas e apontadas.

Mas qual seria o elo para essa solução?

A Ciência Contábil, exercida por meio de um Profissional da contabilidade, mas comumente chamado de Contador. Muitas vezes consultado apenas para emissão de holerites, fechamentos mensais de impostos ou balanços para bancos, eles oferecem muito mais, como relatórios de desempenho e diagnóstico, plano de negócios, gestão financeira e muitas outras consultorias, que menos de 29% das empresas brasileiras utilizam (Pesquisa Sebrae março/2016).

Segundo Ronaldo Dias, autor do Livro O poder Oculto da Contabilidade, as empresas brasileiras não conhecem o poder que tem a contabilidade. Segundo Dias: “Conversando com pequenos empresários, e alguns médios até, a figura do contador sempre foi ligada àquela daquele cara que desenrola questões com o governo, burocracia, cálculo de impostos, que dificilmente é considerado para análises antes de tomar alguma decisão importante no negócio”, segundo Dias.

Esse dado está até evidenciado por meio de pesquisa que mostra que 50% das empresas conversam com o contador, no máximo, 2 vezes por mês (Sebrae/2016), o que mostra claramente que um profissional tão estratégico para a tomada de decisões é pouco ouvido e muitas das vezes surpreendido com decisões financeiras mal tomadas e pedidos de falência que chegam de surpresa.

O Professor César Abicalaffe, cientista membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, com mais de 60 anos de profissão, dedicados a testar e conhecer todo o poder oculto da contabilidade, vê esse afastamento do empresário brasileiro para o seu contador, como resultado de um processo de quem não conhece o verdadeiro papel da ciência da riqueza e da prosperidade.

Segundo o professor Abicalaffe, “ninguém ama o que não conhece”. Toda vez que ele fala a empresários, estes ficavam entusiasmados e apaixonados em ter uma informação tão preciosa, extraída de onde eles sequer imaginavam: os balanços das empresas.

Os fatos acima, comprovam que, cada vez mais, os empresários precisam de seus contadores à mesa de decisões, para que a saúde econômico-financeira e patrimonial de suas empresas estejam em dia, e possam ser capazes de atravessar momentos como o que estamos vivendo, com planejamento e uso da ciência e não só o feeling natural do empreendedor, afinal empreender é assumir riscos, mas não correr riscos desnecessários e sem conhecer a fundo onde se está pisando. E é isso que acontece quando decisões são tomadas sem acompanhamento prévio e projeções dos números da empresa por meio da contabilidade.

Algo que as grandes empresas sempre souberam, as pequenas e médias precisam descobrir mais do que depressa: o poder oculto da contabilidade!

E incluisive se você achou interessante esse tema, deixo aqui o convite para que possa acompanhar mais informações durante uma live totalmente disruptiva, com palestra interessante, talk show e música, onde discutiremos esse tema tão importante para os contadores e principalmente para os empreendedores. Sua visão da contabilidade irá mudar radicalmente após  o impacto deste tema: O Poder Oculto da Contabilidade. 

Clique aqui para acessar o link para inscrições na Live (Youtube e Facebook) Livro In Concert. Seja muito bem vindo a este marco para valorização da profissão contábil no país.

Texto: Ronaldo de Dias Oliveira e Felipe Alves

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.