x

Empreendedorismo X Falência

Esse artigo mostra a grande importancia, de saber empreender. De como o empresario deve se comportar no mercado atual. Mostra tambem alguns pontos importantes que podem levar a empresa a falencia.

29/11/2011 00:58:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreendedorismo X Falência

O Brasil é um dos maiores países empreendedores do mundo, onde as pessoas buscam oportunidades para poder montar o seu próprio negócio, mas uma pesquisa feita pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) relatou que 48 % das empresas não sobrevivem por mais de três anos, mas qual será o motivo?

Ser um empreendedor não é uma das tarefas mais simples no Brasil, o país é líder absoluto nos quesitos tributários, com uma complicação enorme nas suas leis tributárias e no sistema jurídico que é lento e caro. Gasta – se em média 150 dias para poder abrir uma empresa, nos países mais desenvolvidos como os Estados Unidos, demora em média de 5 a 10 dias para a mesma formalização.

Muitos empreendedores não têm informações sobre as leis tributárias que sofrem mudanças constantes no nosso cenário econômico e financeiro. Acarretando em varias situações o pagamento indevido do tributo, na maioria das vezes pagando mais do que deveria pagar.

Outro fator a ser ponderado é a forma de empreender o negócio, a forma de administrar a empresa. Foi o tempo que o empresário não precisava ter informações sobre os fatos que ocorrem no dia a dia, tanto em legislações como também em pesquisas que o setor de mercado faz o tempo todo para ver o crescimento econômico.

O empresário hoje precisa ter um pouco de conhecimento em administração, contabilidade, economia e informática, essas ferramentas são de extrema importância dentro do mercado hoje, as mudanças são constantes e as pessoas devem se adequar a essas novidades, para poder sobreviver no mercado.

Três pontos importantes que podem levar à empresa a falência:

- Alto indicie de imobilização, Desencaixe Financeiro e o Prejuízo. Esses três pontos se não for bem controlado, bem administrado com certeza a sua empresa vai se tornar insolvente e conseqüentemente chegar à falência.  

Outro fator é saber separar as coisas, o que é da empresa é da empresa, e o que é do sócio é do sócio, nunca se deve misturar as contas das pessoas físicas e pessoas jurídicas, muitas empresas tem esse hábito, isso é um dos fatores que prejudica muito a gestão e o crescimento do negócio. 

Ter um empreendimento não é tão simples assim, então temos que ter como principio uma boa gestão, visão empreendedora que é sempre querer melhorar o negócio, sempre buscar alternativas diferentes para agregar na sua empresa, ter um diferencial dos concorrentes.  Isso sim leva ao sucesso!!!

Caio Martins – Estudante do 3º ano de Ciências Contábeis.  

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.