x
CONTEÚDO artigos

Crise

Como proteger seu dinheiro diante do coronavírus

Descubra quais as melhores maneiras de economizar diante da crise causada pelo novo coronavírus.

03/07/2020 12:10:02

2,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Como proteger seu dinheiro diante do coronavírus

A pandemia causada pelo novo coronavírus, ou também conhecido como Covid-19, deixou a maioria dos países em situação de crise econômica ao mesmo tempo em que milhares de pessoas começaram a se preocupar mais ainda com sua estabilidade financeira.

Em momentos como este, ganhar dinheiro deixou de ser a primeira opção de muitas pessoas que trabalham, e sim, o foco agora é saber como proteger o seu capital diante da crise econômica.

Com cada vez mais notícias que representam o crescimento da instabilidade, como a crise do petróleo, acirramento político e a recessão mundial, o que podemos fazer é economizar ao máximo e proteger o nosso suado dinheirinho.

E pensando nisso, elaboramos algumas dicas de como deixar o seu capital mais seguro, mesmo após a crise acabar.

Registre todas as suas finanças

Primeiro de tudo, é essencial registrar tudo que você ganha e gasta da forma mais detalhada possível. Não deixe escapar nada!

Se comprou um álcool em gel, uma sacola tnt ou até mesmo comprou algumas garrafas de água, não deixe de anotar tudo onde achar mais adequado.

Isso irá servir para você ter mais clareza do que está gastando e para onde está indo o seu orçamento mensal.

Após um mês ou 15 dias, você pode analisar esse período e verificar quais foram os gastos que poderiam ser eliminados, e assim, ajustar o seu orçamento para o período seguinte.

O importante é sempre sobrar algum dinheiro antes de acabar o mês, e também ter uma reserva de emergência, mas vamos falar mais sobre isso abaixo, por isso continue nos acompanhando!

Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é fundamental se você quer garantir o seu dinheiro para ser usado nas horas desesperadoras.

Por exemplo, se você preza pela segurança da sua casa, e neste período de quarentena a sua câmera de segurança quebra, como irá pagar esse imprevisto?

A reserva de emergência, como o próprio nome já diz, é justamente um valor armazenado para ser utilizado apenas em situações de emergência.

Nesse caso, a partir de uma reserva bem planejada, você ainda consegue alcançar seus objetivos e comprar o que você achar necessário futuramente, como um deck de madeira, por exemplo.

Não faça estoques

Mais uma dica essencial é não ter estoque de alimentos e produtos essenciais de higiene. Por medo do coronavírus, muitas pessoas estão deixando armazenado quantidades imensuráveis de produtos.

Porém, afirmamos que isso não é necessário, pois você pode acabar perdendo dinheiro! Além de que a quarentena não deve durar muito tempo.

O ideal é apenas comprar alimentos necessários, e assim, garantir que os preços dos produtos não fiquem mais caros ainda em razão do aumento da demanda.

Não crie dívidas

Neste momento de isolamento, não faça nenhum tipo de crise própria ou compre produtos muito caros. Se você pensa em comprar algum item decorativo, como a tela de arame, entre outros, pergunte-se se realmente vale a compra.

Afinal, mesmo com uma reserva de emergência, algo externo pode acontecer e você pode precisar usar todo valor armazenado.

Aposte na comida caseira

Outra dica que pode acabar gastando todo seu dinheiro é pedir comida pronta por meio de aplicativos de restaurantes e de entregas.

Sabemos que pedir alimentos prontos são um conforto e comodidade a mais nos dias mais corridos, porém, evitar ao máximo esse hábito pode fazer com que você economize muito mais!

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.