x

Crise

Empreendedorismo digital: Dicas para superar a crise através da internet

Confira diversas maneiras de ganhar dinheiro na internet e superar a crise causada pelo novo coronavírus.

13/07/2020 16:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreendedorismo digital: Dicas para superar a crise através da internet

Empreendedorismo digital: Dicas para superar a crise através da internet

Diante do cenário atual, com a crise econômica causada pela chegada do novo coronavírus, muitos brasileiros que perderam seus empregos enxergam na internet um novo nicho para voltar ao mercado ou conseguir manter o padrão de vida. Surge então a Era do empreendedorismo digital no país.

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. 

É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos com formas diferentes e criativas de formação de empresas.

Assim, o empreendedorismo digital é a criação de negócios baseados na internet, que oferecem produtos ou serviços online.

Trata-se de um tipo de empreendedorismo que prioriza a tecnologia e a inovação, de modo a oferecer soluções para os consumidores de maneiras criativas e utilizando os meios digitais como ponte até o cliente.

E a tendência com a pandemia do novo coronavírus é que o ambiente virtual cresça cada vez mais, permitindo que os negócios virtuais tenham alcance ainda maior, além de criar novos setores de trabalho.

Empreender virou uma forma de driblar a crise

A crise econômica fez crescer o chamado empreendedorismo digital por necessidade que, não por acaso, já vinha crescendo nos último anos. Com isso, uma grande parcela da população enxergou no empreendedorismo uma boa oportunidade de negócio, assim como uma forma mais rápida de voltar ao mercado de trabalho.

Como qualquer negócio, um empreendimento digital visa o lucro, afinal ninguém entra no mundo dos negócios querendo perder dinheiro. 

Além disso, esse nicho também utiliza formas de trabalho muito mais flexíveis quando comparados aos dos empreendimentos físicos. Por isso, é necessário conhecer bem o mundo online, antes de começar a investir nele.

Pois, ao contrário do mercado de trabalho tradicional do mundo offline, o empreendimento digital requer um investimento inicial muito mais baixo e não demanda qualquer tipo de estrutura física complexa para começar a funcionar.

O pontapé inicial do seu empreendimento digital pode começar na sala da sua casa, com você vestido pijamas e pantufas. Já imaginou?! Confira então algumas dicas e benefícios de iniciar o seu negócio digital.

Vantagens de Empreender no Universo Digital

Com a internet, são os consumidores que chegam às empresas, seja procurando por um serviço ou produto nos motores de busca (principalmente o Google), seja se conectando com as marcas nas redes sociais.

A vantagem é que, nesse caso, você pode tornar os usuários em leads de venda qualificados para ampliar o número de clientes. 

Você deixa de vender apenas para o público de um bairro ou cidade para alcançar pessoas de todo o país ou até mesmo de vários locais do mundo. Basta utilizar as estratégias corretas para isso.

E não para por aí, fora o que citamos acima, existem inúmeras vantagens de trabalhar pela internet, além do extenso leque de possibilidades e facilidades. Listamos três vantagens importantes para você analisar:

Baixo custo de investimento inicial

No empreendedorismo digital, na maioria das vezes, seu recurso inicial será a sua motivação de mudar sua vida e a vida de seu cliente. Imagine começar um negócio apenas com uma ideia e um computador! 

Não precisar se preocupar com aluguel, estrutura de loja física, funcionários, horas extras, investimentos em equipamento, móveis e nem decoração, pois nada disso faz parte do seu negócio. 

Você pode criar um site simples para causar mais credibilidade, até mesmo de graça, pois existem inúmeras plataformas disponíveis, e começar a montar o seu negócio.

Negociações dinâmicas

No ambiente virtual é muito mais simples realizar negociações e manter um empreendimento dinâmico. 

Isso porque é eliminada a necessidade de encontros presenciais, afinal todas as transações são feitas de forma instantânea e, na maioria das vezes, não existem questões como horário de funcionamento ou questões burocráticas com funcionários.

Qualidade de vida

No empreendedorismo digital é possível trabalhar no sistema home office, assim é possível curtir um pouco mais os momentos com sua família, algo que não dá para fazer no ambiente corporativo interno. Além disso, você monta o seu horário e tem maior flexibilidade nas suas atividades.

4 ideias de negócios virtuais

Quem não sonha em ter seu próprio negócio e faturar muito dinheiro sem sair de casa? E o melhor de tudo, sem ter que investir muito dinheiro. 

Muitos brasileiros sonham em deixar de ser assalariado, e os negócios digitais são uma ótima alternativa para tornar esse sonho, realidade ou até mesmo como forma de driblar a crise do momento atual. Então, aproveite nossas dicas de negócios digitais e alcance sua liberdade financeira!

Produção de conteúdo para web

O marketing de conteúdo é umas das vertentes mais lucrativas do mercado online, e engloba todo conteúdo de qualidade feito para educar, informar e entreter um determinado público. 

Se você se identifica com uma área específica, pode produzir conteúdos relevantes para seu público e ganhar dinheiro com isso.

Vender pelo Facebook

Umas das ideias de negócios digitais mais interessantes do momento é utilizar o Facebook como uma ferramenta para vender produtos na internet. Você pode montar uma loja virtual no Facebook ou usar a rede social como suporte para uma loja convencional, abrindo assim mais um canal de vendas.

 Como posso vender no Facebook e fazer sucesso no mercado digital?

  • Tenha uma boa estratégia de vendas: analise o seu público, crie um cronograma de ofertas, faça um planejamento editorial e automatize essas rotinas.
  • Crie uma base sólida de clientes alinhados com os produtos que você pretende vender no Facebook: as pessoas gostam de se sentirem especiais, portanto crie promoções exclusivas, e descontos especiais. Uma dica é a promoção para comemorar um dia específico, como o dia dos pais, das mães, natal e outros.
  • Invista em imagens: utilize fotos que tenham uma boa definição, capriche em todos os ângulos do produto e forneça o máximo de informações possíveis sobre ele.
  • Use anúncios do Facebook Ads: os anúncios pagos no Facebook potencializam o alcance de suas publicações e faz com que seus produtos sejam exibidos para um público segmentado. 

Abra uma loja virtual 

O E-commerce não para de crescer e por isso abrir uma loja virtual pode ser uma boa oportunidade ganhar dinheiro online e conquistar a sua tão sonhada liberdade financeira. Este é um empreendimento digital muito procurado nesta época de crise. Uma dica é evitar confronto com as grandes lojas e prefira os nichos de mercado.

É muito mais fácil obter sucesso no mercado online focando em um nicho que trabalhando com uma gama variada de produtos. É fundamental que você conheça bem o setor, técnicas e ferramentas para se posicionar melhor e faturar com os negócios digitais.

Há no mercado digital alguns sistemas de criação de lojas virtuais a preços bem acessíveis. Basta pesquisar e optar pelo que melhor atenda às suas expectativas e claro, que caiba no seu bolso.

Para quem não tem o investimento necessário para abrir a sua própria loja virtual, opções como em plataformas como o Mercado Livre, pode ser uma saída funcional.

Mercado de Afiliados

O programa de afiliados é extremamente rentável, nele o futuro afiliado escolhe produtos sobre os mais variados nichos. Depois de optar pelo infoproduto mais adequado para promover junto a sua audiência – o afiliado passará a ganhar uma comissão por cada produto indicado e vendido.

A grande vantagem desse negócio é o baixo custo de investimento. Se você tem boa influência, um público interessado ou uma página no Facebook com bastantes amigos isso já te coloca no caminho para ser um afiliado de sucesso.

Como analisamos neste artigo é possível ter sucesso no Empreendimento Digital. Com dedicação e disciplina você consegue ter uma renda mensal alta e finalmente conseguir sua liberdade financeira.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.