x

FISCAL

O poder da automação fiscal: vantagens para profissionais e empresas

Especialistas sintetizam alguns conceitos para quem deseja seguir a carreira nessa área

07/11/2023 21:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O poder da automação fiscal: vantagens para profissionais e empresas

O poder da automação fiscal: vantagens para profissionais e empresas Foto: ThisIsEngineering/Pexels

Automação é a palavra da vez. Simplificando o cumprimento de obrigações burocráticas tornou-se algo fundamental no mundo dos negócios. Não é à toa, portanto, que a procura por especialistas em automação fiscal também está aumentando significativamente. 

Diante de tal cenário, é possível afirmar que a construção de expertise na área traz uma série de vantagens competitivas, não só para a carreira do profissional que pretende ingressar ou se desenvolver no setor, mas também da empresa interessada em contratá-lo. Primeiramente, a automação permite uma significativa redução de custos e aumento de produtividade, o que, obviamente, é extremamente valorizado pelas companhias. Ainda nesse sentido, a tecnologia proporciona uma gestão estratégica mais eficaz e melhora a qualidade de vida dos funcionários ao eliminar as tarefas manuais e repetitivas. 

Além disso, contar com um profissional especializado na área de automação fiscal auxilia na minimização dos erros e estresse associado aos retrabalhos humanos. Vale ressaltar ainda que a legislação tributária brasileira sofre constantes alterações. Assim, a otimização fiscal ajuda a reduzir o risco de penalidades e assegura que as operações corporativas estejam sempre em dia com o Fisco. 

Pensando pelo viés do profissional, especializar-se na área pode significar abrir portas para posições de liderança e consultoria, uma vez que o domínio da automação fiscal se tornou uma habilidade muito valiosa e desejada no contexto atual. Isso porque o colaborador não apenas potencializa os processos internos, como também fornece insights valiosos para tomadas de decisão estratégicas. 

Mercado exigente

Para conseguir se destacar dentro do mercado, é essencial que o colaborador fique atento às habilidades e conhecimentos que o setor de automação exige. O domínio das leis e regulamentações fiscais é fundamental para que o profissional evite erros e tenha segurança no processo.  A capacidade de analisar e interpretar dados fiscais é extremamente importante. Soma-se isso ao conhecimento tecnológico, o especialista tem maiores possibilidades de aproveitar as oportunidades criadas a partir da tecnologia para identificar possíveis melhorias, otimizar processos e auxiliar na tomada de decisão estratégica.

Outro ponto imprescindível passa ainda pelo acompanhamento contínuo das evoluções que ocorrem no setor. Não é segredo pra ninguém que a área fiscal convive com mudanças recorrentes, portanto se manter atualizado é parte primordial do trabalho. Aqui vale destacar ainda que as transformações não se restringem somente às mudanças na legislação em si, mas também, sobretudo no contexto atual, no que diz respeito à tecnologia atuante na área.

Uma amostra da necessidade constante de progresso são as novidades trazidas pela Inteligência Artificial. Já vemos algumas interações de sua utilização no meio. Um exemplo prático disso é que muitas companhias já usam a IA como um diferencial na hora de encontrar desvios. Enquanto antes as buscas eram feitas a partir de regras preestabelecidas, por meio de regras matemáticas básicas, agora já se tornou possível aplicar validações muito mais robustas, sem nenhum tipo de regra prévia, pois os algoritmos têm o poder de identificar algum erro com base em estatística de dados históricos. Logo, o profissional que não estiver atento às mudanças pode ficar para trás e ser preterido por outro que já esteja alinhado com esse tipo de aplicação. 

Em suma, a área tributária sempre foi um ambiente desafiador aos seus integrantes por conta da sua complexidade e da velocidade com que as regras mudam no Brasil. No entanto, a tecnologia se apresentou como a parceira ideal para o setor, a ponto, inclusive, de ser possível afirmar que sem a automação seria impossível cumprir com todas as exigências do Fisco. Da mesma forma, já podemos cravar que o profissional que não entender tal realidade dificilmente conseguirá espaço no mercado ou, mesmo que já tenha, não dará o salto que imagina para a sua carreira.

Yvon Gaillard é CEO e cofundador da Dootax Luis Pessoto é Head de Produto e cofundador da Dootax

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.