x

Vida financeira

3 dicas para economizar no fim do mês

Venha descobrir neste post sobre como é possível evitar prejuízos e economizar seu patrimônio, especialmente em cenários de crise!

12/08/2020 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 dicas para economizar no fim do mês

3 dicas para economizar no fim do mês

Guardar dinheiro não costuma ser algo fácil, especialmente diante de um período de instabilidade mundial causado pelo Covid-19.

O hábito de gastar mais do que se ganha já era muito comum entre os brasileiros. No entanto, com o surgimento da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o cenário econômico se tornou muito mais delicado.

Afinal, a crise contribuiu para inflar espontaneamente o preço de diversos produtos e serviços. Por isso, ficou ainda mais difíceis cobrir todas as contas mensais necessárias.

São diversas dívidas com diversas finalidades, seja para pagar o plano de saúde, escola das crianças, aluguel de gerador de energia, conta de luz, entre outros.

Por isso, diante da instabilidade econômica, ter estratégias para economizar mais no final de cada mês é crucial e deve ser levado em consideração.

Mas fique tranquilo: se você quer estar prevenido de qualquer gasto surpresa e tranquilo mesmo diante desse cenário, nós trouxemos algumas dicas incríveis para você saber como economizar dinheiro sem prejudicar as suas despesas essenciais.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1- Registre todos os gastos

Antes de tudo, registrar todos os gastos que você arca em todos os meses é fundamental. Essa pode ser uma tarefa trabalhosa, mas que vale muito a pena após ver quais são os custos que pesam no fim do mês.

Por essa razão, registre todos os gastos e os enumere em ordem de prioridade. Gastos com educação, segurança (itens como tela de arame ou câmeras de segurança) e despesas com a moradia podem ser incluídos como um investimento. Logo, deve ser prioridade está no começo da lista.

2- Evite compras no crédito

Apesar do cartão de crédito seja um grande facilitador do nosso dia a dia, as compras realizadas nesta modalidade pode te trazer mais gastos no final do mês.

Afinal, nos momentos em que pagamos de forma parcelada ou a prazo, as dívidas apenas se acumulam e a confusão se torna maior.

Pagar a vista evita que você acumule muitas dívidas. Além disso, com o dinheiro em mãos, é possível ter mais economia na compra de produtos e serviços, como para serviços de manutenção em disjuntores, entre outros.

3- Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência, como o próprio nome já diz, é um montante reservado e utilizado apenas para as finalidades de emergência.

Consultas médicas desprevenidas, gastos adicionais com água e luz ou conserto do carro são grandes exemplos de imprevistos, fatores que também costumam ser comuns no cotidiano de muitos brasileiros.

Sendo assim, a reserva de emergência é essencial para promover a segurança da família a longo prazo, especialmente dentro de momentos de instabilidade financeira como a do Covid-19.

Agora que você já sabe quais são as maiores dicas para que seja possível economizar no final do mês, o que está esperando para começar o seu planejamento? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.