x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Oportunidades

Crise: Oportunidades de Negócios para Contadores Consultores

A Contabilidade, certamente passa por transformações, eu não creio em "Acabar com a profissão do Contador", mas sim em transformar. Você está pronto para essa nova versão o "Contador do Futuro"?

26/08/2020 08:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Crise: Oportunidades de Negócios para Contadores Consultores

Crise: Oportunidades de Negócios para Contadores Consultores

Os profissionais que estão se formando agora em Ciências Contábeis, devem se preparar para o novo mercado de trabalho na área contábil.

A tendência é que as máquinas e a tecnologia vão ajudar a diminuir as rotinas que antes eram executadas por estagiários, auxiliares e assistentes.

Então qual é o Lugar do "Contador do Futuro"?

Segundo o Sebrae Nacional apontou que 24,4% delas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.

Imagine o cenário das empresas nessa Pandemia. Será que os Contadores não são os mais indicados para ajudar?

  • Analista Contábil - Foco em conferir as informações, gerar relatórios, os dados já são integrados por sistemas entre clientes e escritórios de contabilidade. "Contabilidade digital".
  • Consultor Contábil - O contador pode e deve atuar como consultor, focar na área de ajudar o seu cliente entender qual o seu estado atual financeiro, montar controles com relatórios e indicadores, apoiar nos Controles Patrimoniais | Financeiro para o gestor tomar decisões com embasamento. A "Contabilidade Consultiva" é indicada para os clientes que já tem controles financeiros internos ou BPO Financeiro.
  • Consultor de Custos - Toda empresa necessita saber seu custo e precificação, seja de produtos ou serviços. Muitos empreendedores abrem suas empresas sem ter a menor noção dessa área, e isso pode leva-los a falencia em menos de 2 anos. A "Contabilidade de Custos", entender, sobre os preços praticados, despesas, custos e a real lucratividade pode e deve ser feita por um profissional formado em Ciências Contábeis.
  • Consultor de Gestão Financeira - É responsável por diagnosticar problemas de gestão financeira (estado atual) dos clientes e propor as soluções para melhorar os resultados. Segundo o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. Esses dados nos fazem constatar que as empresas fecham por falta de uma gestão adequada dos seus recursos.
  • Business Process Outsourcing - É a terceirização de todo o setor financeiro da empresa do cliente. Essa opção pode ser uma boa oportunidade para organizar os controles financeiros das empresas, e a partir dai terá condições de ter uma contabilidade digital e consultiva. 

Então o que eu aprendi nos mais de 15 anos atuando nas maiores empresas de Consultoria, auditoria e Controladoria do Brasil e do Mundo, como a Deloitte e BDO é que sem controles financeiros corretos não tem como colocar em prática a "Contabilidade Consultiva", que é a Ciência da Riqueza, que aprendemos no curso de Ciências Contábeis.

 Então o que vai mudar?

O que provavelmente será resignificado ou extinto é o papel do "Contador despachante". A Contabilidade Online está fazendo essa parte burocratica a baixo custo.

O Profissional Contábil tem muitas opções de Carreira e negócios, hoje citei apenas algumas das inúmeras oportunidades.

Se abra para o Novo. O Futuro do tão sonhado "Contador Consultor" chegou.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.