Eu sou um defensor da ideia de que qualquer profissional da área tributária pode ser um empreendedor. A única ferramenta que será necessária é um conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais para que se faça um bom trabalho.
Contudo, a grande dificuldade que a maioria dos profissionais têm é justamente entender quais são esses conhecimentos e habilidades que a área exige. E a sua sorte é que eu, como empreendedor tributário experiente, conheço sua dor e estou disposto a te ajudar!
Neste artigo, você vai conhecer os seis principais atributos para executar um bom trabalho como empreendedor tributário. Basta identificar o nível que cada uma delas está desenvolvida e trabalhar para aprimorar as habilidades que ainda não estão maduras.
Tenho certeza que em pouco tempo você estará pronto para fechar contratos como empreendedor tributário e prosperar nessa carreira!Seis habilidades que todo empreendedor tributário deve ter para atingir o sucesso
1 - Conhecimento em legislação tributária
O conhecimento básico que todo empreendedor tributário deve ter, antes mesmo de pensar em começar na área, é em relação à legislação de tributação no Brasil. Esta é a primeira habilidade técnica que você precisa dominar, pois sem ela é impossível entregar um bom trabalho.
O empreendedor precisa ter a clareza de que, em 90% das vezes, será ele o responsável por dirigir toda a parte tributária do seu cliente. Deste modo, se algum detalhe escapar da sua visão, não haverá outra pessoa para reparar o erro, deixando que o tributo cobrado injustamente não seja restituído.
E como o Brasil possui um sistema tributário bem complexo, é muito comum que diversas situações passem despercebidas. Para ser um bom empreendedor tributário, seu conhecimento sobre tributação precisa ser completo a ponto de conseguir passar um pente fino eficiente e não deixar nenhuma cobrança irregular esquecida.
2 - Conhecimento básico em Direito
Em algumas situações, o órgão responsável por gerir o imposto cobrado injustamente contesta seu pedido, seja para ganhar tempo, seja para desestimular a parte requerente. A burocracia quase sempre é utilizada como arma de contra ataque, e você precisa saber escapar dela.
Não raramente, é exigido que vista a camisa de advogado do seu cliente, unindo forças nos canais competentes para “defender” a recuperação tributária. Por este motivo, ter conhecimento em Direito, mesmo que em um nível muito básico, é fundamental para que se obtenha sucesso nas suas negociações.
Além do Direito Tributário, você precisa ter noções básicas em Direito do Consumidor, do Trabalho, Previdenciário, Público e Administrativo. Lembre-se, isso não quer dizer que precisa ser expert em todas as áreas, mas conhecer o suficiente para defender os direitos do seu cliente.
3 - Conhecimento em processo administrativo fiscal
Uma das obrigações de um bom empreendedor tributário é o trato com os profissionais de fiscalização, negociando prazos e outras questões referentes à tributação. Quanto melhor for seu relacionamento com as autoridades fiscais, maiores são as chances de um menor passivo fiscal para o cliente.
Portanto, conhecer as principais etapas do processo administrativo fiscal é imprescindível para fundamentar esse relacionamento. Com consciência de quais são os deveres e os direitos tanto do órgão fiscalizador quanto da empresa, a negociação será muito mais fácil!
4 - Pensamento estratégico
Um empreendedor sempre precisa pensar de maneira estratégica para alcançar seus objetivos. Sem a capacidade de analisar um cenário problemático e encontrar nele oportunidades que levam a um resultado satisfatório, será muito difícil prosperar no ramo de empreendedorismo tributário.
Em diversas situações, você precisará pensar qual é a maneira mais eficiente de analisar um cliente para uma melhor organização. Alguns arquivamentos de registros tributários, por exemplo, podem estar mal armazenados e confusos, o que exigirá de você um planejamento estratégico para não se perder entre tantas informações.
Além disso, o pensamento estratégico te ajuda a encontrar as melhores oportunidades. Quando você está começando no empreendedorismo, precisa identificar um nicho de mercado e explorá-lo em busca de bons contratos.
Ter a habilidade de pensar estrategicamente vai te ajudar a estruturar um plano de ação e encontrar as melhores negociações neste novo ramo!
5 - Inteligência emocional
O mercado de tributação testa seu controle emocional em alguns momentos, pois lidar com muitas burocracias pode ser uma atividade estressante. Ter inteligência emocional e conseguir se manter calmo, mesmo sob muita pressão, é fundamental para conseguir alcançar bons desempenhos.
A maturidade emocional te ajuda a não ceder aos impulsos sentimentais, pensando sempre de maneira racional e focando melhor na resolução de problemas. Quando lidamos com análise tributária, a paciência e a concentração são as nossas melhores ferramentas.
Sem elas, fica muito difícil analisar a situação financeira de uma empresa e identificar os tributos que foram cobrados indevidamente.
Saiba lidar com suas emoções no ambiente de trabalho. Isso serve não só para o empreendedorismo tributário como para qualquer área, visto que um bom profissional sempre sabe separar o que deseja fazer do ele precisa executar.
Ter essa clareza de raciocínio ajuda a evitar muitas atitudes precipitadas!
6 - Capacidade de analisar dados
Uma das habilidades mais fundamentais dos tempos atuais, a capacidade de analisar dados é um conhecimento que você precisa ter para realizar um trabalho primoroso. Em um mercado de trabalho onde a informação é a principal matéria prima, conseguir utilizá-la de maneira inteligente é muito importante.
Sendo um bom analista de dados, você terá maior facilidade de entender a situação tributária de uma empresa, acompanhando o cenário diretamente do meio digital. Hoje em dia, existem formas muito mais rápidas de condensar um grande número de informações. Contudo, de nada adianta esse recurso sem saber usá-lo.
A habilidade de análise de dados, falando de modo simplista, é ler uma lista de informações colhidas e, a partir desse quadro, entender onde você precisa agir. Desta forma, você encontra resultados de maneira muito mais ágil e assertiva.
Lembrando que essas são apenas as seis principais habilidades e conhecimentos para um empreendedor tributário, o básico para você começar sua trajetória.
Quanto mais competências adicionais possuir, melhor será o seu desempenho no mercado. Mantenha isso em mente e continue se aprimorando constantemente!