x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Orientação

Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário da pandemia

As grandes mudanças que as empresas vêm enfrentando devido á cenário atual causada pela pandemia, trouxeram dificuldades há muitos empresários no que diz respeito a tomada de decisões.

15/09/2020 15:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário da pandemia

Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário da pandemia

Foi possível observar as dificuldades de muitos empresários que precisaram se adaptar e até mesmo se reinventar, demonstraremos a importância da Contabilidade Consultiva para gerenciamento das empresas. Mas, afinal, como aplicar a contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário atual da  pandemia?

Para Luduvice (2017) contabilidade consultiva nada mais é que utilizar as informações contábeis de forma ampla para  gestão e tomada de decisão. Isto é, os usuários de serviços contábeis se valem desses dados para analisar e decidir sobre a evolução dos negócios.

Demonstraremos abaixo a importância da Contabilidade Consultiva para gerenciamento das empresas. Mas, afinal, como aplicar a contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário atual da  pandemia?

 Observa-se que para uma empresa ter sucesso e ter crescimento de forma solida é indispensável a orientação de um contador consultor, entretanto, a contabilidade consultiva vem ganhando cada vez mais espaço com os profissionais contábeis. Afirma Marion que o apoio da contabilidade é um grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, por obter de todos os dados econômicos, contribuindo para tomada de decisão.

Segundo Marion (2009) a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas quanto ao processo decisório. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

O objetivo desse artigo é mostrar que a contabilidade consultiva é um instrumento que auxilia os empresários e administradores no processo de gestão, planejamento e controle. Entenda a importância da contabilidade consultiva para a tomada de decisão na sua empresa e comece a olhar o seu contador como um consultor que irá te ajudar a sair dessa crise causada pela pandemia.

 Portanto, destacamos que os serviços contábeis de qualidade são sempre uma necessidade para qualquer empresa, e com base nessa informação, afirmamos a importância do contador consultor como um profissional indispensável e responsável para utilização dessas informações traçando planos estratégicos para sair da crise, você deve estar se perguntando, mas de que forma eu posso ajudar? É através de um planejamento interno e um controle mais rígido das contas a pagar e a receber, é buscando fazer análise mais minuciosa do fluxo de caixa, apontando possíveis cortes nas despesas e auxiliando na redução dos custos que se torna totalmente possível a aplicabilidade da Contabilidade Consultiva ajudando aos empresários e as empresas a saírem dessa crise causada pela pandemia de forma prospera, equilibrada e sustentável. O que você está esperando, entre em contato agora mesmo com o seu contador e busque os resultados tão esperados.

Fonte: Elke Janaina dos Santos Queiroz Lira – Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar – Pós-graduada em MBA em Controladoria Financeira Aplicada a Gestão Empresarial, – Pós-Graduada Gestão Financeira pela Universidade Potiguar – Pós-Graduada em MBA em Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária pela IPOG, Perita Contábil, Auditora Interna e Externa de Processos Organizacionais, Sócia da Inovação Assessoria Contábil

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.