x
CONTEÚDO artigos

Orientação

Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário da pandemia

As grandes mudanças que as empresas vêm enfrentando devido á cenário atual causada pela pandemia, trouxeram dificuldades há muitos empresários no que diz respeito a tomada de decisões.

15/09/2020 15:20:22

3 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário da pandemia

Foi possível observar as dificuldades de muitos empresários que precisaram se adaptar e até mesmo se reinventar, demonstraremos a importância da Contabilidade Consultiva para gerenciamento das empresas. Mas, afinal, como aplicar a contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário atual da  pandemia?

Para Luduvice (2017) contabilidade consultiva nada mais é que utilizar as informações contábeis de forma ampla para  gestão e tomada de decisão. Isto é, os usuários de serviços contábeis se valem desses dados para analisar e decidir sobre a evolução dos negócios.

Demonstraremos abaixo a importância da Contabilidade Consultiva para gerenciamento das empresas. Mas, afinal, como aplicar a contabilidade consultiva na tomada de decisão no cenário atual da  pandemia?

 Observa-se que para uma empresa ter sucesso e ter crescimento de forma solida é indispensável a orientação de um contador consultor, entretanto, a contabilidade consultiva vem ganhando cada vez mais espaço com os profissionais contábeis. Afirma Marion que o apoio da contabilidade é um grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, por obter de todos os dados econômicos, contribuindo para tomada de decisão.

Segundo Marion (2009) a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas quanto ao processo decisório. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

O objetivo desse artigo é mostrar que a contabilidade consultiva é um instrumento que auxilia os empresários e administradores no processo de gestão, planejamento e controle. Entenda a importância da contabilidade consultiva para a tomada de decisão na sua empresa e comece a olhar o seu contador como um consultor que irá te ajudar a sair dessa crise causada pela pandemia.

 Portanto, destacamos que os serviços contábeis de qualidade são sempre uma necessidade para qualquer empresa, e com base nessa informação, afirmamos a importância do contador consultor como um profissional indispensável e responsável para utilização dessas informações traçando planos estratégicos para sair da crise, você deve estar se perguntando, mas de que forma eu posso ajudar? É através de um planejamento interno e um controle mais rígido das contas a pagar e a receber, é buscando fazer análise mais minuciosa do fluxo de caixa, apontando possíveis cortes nas despesas e auxiliando na redução dos custos que se torna totalmente possível a aplicabilidade da Contabilidade Consultiva ajudando aos empresários e as empresas a saírem dessa crise causada pela pandemia de forma prospera, equilibrada e sustentável. O que você está esperando, entre em contato agora mesmo com o seu contador e busque os resultados tão esperados.

Fonte: Elke Janaina dos Santos Queiroz Lira – Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar – Pós-graduada em MBA em Controladoria Financeira Aplicada a Gestão Empresarial, – Pós-Graduada Gestão Financeira pela Universidade Potiguar – Pós-Graduada em MBA em Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária pela IPOG, Perita Contábil, Auditora Interna e Externa de Processos Organizacionais, Sócia da Inovação Assessoria Contábil

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.