x

Pagamentos

Pix: o que é e como funciona

Venha descobrir neste post sobre todos os detalhes do Pix!

15/10/2020 08:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pix: o que é e como funciona

Pix: o que é e como funciona

Você já ouviu falar sobre o PIX? Essa ferramenta está em alta no mercado brasileiro, especialmente porque promete uma série de funcionalidades e benefícios a quem for utilizá-la.

Em resumo, o PIX é um novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos. A previsão é que ele substitui outros métodos de pagamento, como o TED e o DOC, por exemplo.

Essa novidade foi devidamente aprovada pelo próprio Banco Central, e poderá começar a funcionar em 16 de novembro de 2020.

O PIX vem sendo testado desde o início do ano. Afinal, se trata de uma ferramenta que se difere de outras formas de pagamento bancários tradicionais.

Entre seus diferenciais, podemos citar a liquidação de transações que ocorrem na hora, além do sistema também permanecer no ar durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o PIX e como ele funciona, nós elaboramos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Afinal, o que é PIX?

Basicamente, o PIX é um sistema brasileiro que tem por objetivo auxiliar nas transferências de moedas monetárias eletrônicas, tudo isso de forma instantânea.

Esse sistema foi aprovado e gerido pelo Banco Central, que afirma que o PIX possui a tendência de inovação para se tornar um sistema a frente de sistemas como o TED ou DOC.

Sendo assim, a ferramenta PIX uma rede moderna e automatizada, que pasmem: funciona 24 horas por dia. Isso mesmo! De segunda a segunda. Além disso, ela também consegue englobar diversas instituições financeiras, incluindo os bancos brasileiros.

Vale lembrar que todos os bancos contarão com o sistema PIX, inclusive os bancos online, como Inter ou Nubank.

Como o PIX vai funcionar?

Segundo as informações divulgadas pelo Banco Central, para utilizar o PIX, não precisará instalar nenhum aplicativo adicional. 

Isso significa que ele mesmo poderá ser integrado aos sistemas oferecidos pelos próprios bancos, fintechs e demais estabelecimentos comerciais.

Dssa forma, o PIX deverá se tornar uma opção bem versátil. Não importa os bancos, o PIX estará a disposição para que você possa realizar transferências de forma simples e prática.

Além disso, se você não possui o seu Internet Banking a disposição, também é possível realizar a efetivação da transferência pelo próprio caixa eletrônico, que por sua vez, também é disponibilizado pelos bancos, em suas respectivas agências.

Agora que você já sabe de tudo sobre o PIX e conhece como ele irá funcionar a partir de novembro, o que está esperando para aderir essa novidade e ter mais praticidade no seu dia a dia? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber a sua opinião.

Leia mais sobre

PIX
O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.