x
CONTEÚDO artigos

Planejamento

Como criar um ambiente de trabalho positivo e seguro?

Quero apresentar a você 7 formas que podem te auxiliar a criar esse espaço seguro e positivo, sem ter muito trabalho, contando apenas com o apoio de sua equipe e um pouco de criatividade.

19/10/2020 09:20:02

2,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Como criar um ambiente de trabalho positivo e seguro?

Trabalhar em um ambiente agradável, positivo e seguro é o objetivo de todo profissional e sem dúvidas, trabalhar em uma empresa com essas características, trará um impacto positivo no bem estar do profissional e lhe dará uma visão melhor de sua carreira.

Isso fará com que ele tenha motivação e alegria para acordar todas as manhãs mesmo que tenha desafios e uma tarefa árdua pela frente.

Quero apresentar a você 7 formas que podem te auxiliar a criar esse espaço seguro e positivo, sem ter muito trabalho, contando apenas com o apoio de sua equipe e um pouco de criatividade.

Entenda e aceite as diferentes personalidades

Ao percebe que existem algumas tensões entre os membros da equipe no grupo, procure lidar com isso proativamente. Geralmente os desentendimentos e as tensões entre os membros ocorrem devido à falta de comunicação, opiniões e personalidades diferentes.

Uma das maneiras para contornar essa situação é a realização de um workshop ou uma apresentação que aborde diferentes tipos de personalidades. Isso ajudará sua equipe a se conhecer e a entender como trabalhar melhor uns com os outros.

Uma equipe que se entende, melhorará a forma de comunicação e consequentemente isso terá um impacto positivo em seu ambiente de trabalho.

Faça com que sua equipe demonstre apreço mútuo

Essa é uma das características que ao ser desenvolvida em sua equipe, trará de imediato, resultados significativos.

Uma coisa fácil e gratificante que você pode fazer para criar um ambiente de trabalho positivo é mostrar ativamente o apreço que tem por sua equipe e incentivá-los a mostrar apreço uns pelos outros. Isso pode ser feito de forma não estruturada, apenas encorajando seus funcionários a serem gratos uns aos outros.

Alternativamente, isso pode ser feito de uma maneira mais estruturada, utilizando ferramentas para criar e realizar sessões de reflexão com sua equipe, onde você pode compartilhar feedback. Segue dois modelos que você pode testar com sua equipe:

Você pode realizar um momento de interação e quebra gelo antes de um treinamento ou reunião. Organize as cadeiras antecipadamente em meio círculo, onde sua equipe possa se assentar e de frente para essas cadeiras, você coloca uma cadeira em evidência, no centro do meio círculo, de frente para a equipe. Convida um a um para se assentar nela e os demais colaboradores falam sobre as qualidades que veem naquela pessoa.
Outro exemplo:

Solicitar a cada colaborador que agradeça a um membro da equipe que tenha o ajudado naquela semana ou feito algo que foi significativo a ele.
Esses são apenas modelos, mas você pode criar o seu com base nas necessidades que identificar em sua equipe.

Definir expectativas e limites juntos

É importante que a equipe saiba para onde está indo, a missão, visão e valores assim como os objetivos e as metas da empresa, precisam estar bem claras e sob o conhecimento de todos, isso é fundamental!

Dentro desta perspectiva, você líder pode criar um ambiente positivo e seguro conduzindo um workshop onde sua equipe pode definir limites e expectativas juntos. Ao criar compromissos juntos, você evitará que os membros da equipe sintam que algo foi "imposto" a eles e, em vez disso, eles se sentirão mais comprometidos com os limites e expectativas da equipe, pois isso é algo que criaram juntos. Você pode criar um formulário em que eles possam expressar opinião sobre o que é importante para eles, conhecendo a resposta você poderá criar regras e limites.

Exemplo: O que é importante para nós como equipe?

- Reuniões diárias da equipe;
- Comunicação entre os membros da equipe;
- Que outros membros da equipe revisem nosso trabalho;
- Transparência; entre outros.

Proporcione espaço para opiniões e discussões iguais e abertas

O local de trabalho deve ser o lugar perfeito para uma discussão aberta, elas podem ser uma ótima oportunidade para gerar novas ideias. Ao conduzir discussões em grupo, você pode descobrir que alguns membros da equipe irão dominar a discussão. A fim de promover um ambiente seguro e positivo para toda a equipe, desenvolva um sistema onde todos tenham a chance de expressar sua ideia ou opinião. Crie um modelo de discussão para incentivar uma discussão justa e aberta com sua equipe, levante questões como:

- Que tal convidarmos pessoas para aprender sobre o novo produto?

- Devemos fazer campanha de e-mail para fidelização e prospecção de novos clientes?

- Devemos criar um workshop para que todos possam participar?

O ser humano tem a necessidade se sentir parte de algo, incentivando essa integração e dando oportunidades a sua equipe, eles se sentirão parte do projeto e não somente um “fazedor de tarefas”.

Comemore as pequenas vitórias da equipe

A maioria dos sucessos alcançados não se deve a uma pessoa, mas a toda uma equipe. Certifique-se de comemorar vitórias no local de trabalho, não importa o quão grande ou pequena seja. Isso não apenas ajudará as pessoas a se sentirem apreciadas, mas também as fará compreender que estão tendo um impacto importante na organização.

Você pode fazer com que sua equipe decida como gostaria de comemorar a próxima vitória. Um time que festeja junto, fica junto!

Tire um tempo para refletirem sobre a semana juntos

Reserve um tempo para refletir sobre o que você e sua equipe alcançaram durante a semana. Reserve 15 minutos pelo menos no último dia de trabalho da semana, para refletir sobre ela, sobre os desafios superados e as vitórias alcançadas. Olhe para uma área diferente a cada semana, mas tente manter a discussão positiva e focada nos aprendizados durante a semana, para que todos tenham uma ótima sensação ao sair da empresa em uma sexta-feira por exemplo. Você pode levar a equipe a dar sua opinião sobre questões como:

- Esta semana foi produtiva? Cumprimos nossa meta?
- Tomamos medidas para avançar em direção ao nosso objetivo?
- Estamos nos concentrando nas coisas certas?

Confie na sua equipe

Como líder, é essencial que você confie na sua equipe. Evite microgerenciamento ou assumir tarefas pelas quais outros deveriam ser responsáveis, pois isso fará com que sua equipe abrigue sentimentos negativos. Em vez disso, cultive um ambiente de confiança e dê liberdade à sua equipe (com responsabilidade, é claro) e isso espalhará positividade entre seus colaboradores.

Criar um ambiente positivo e seguro no local de trabalho é importante para o seu bem-estar como líder e de sua equipe. Isso pode ser facilmente implementado e gerenciado.

Que tal experimentar algumas dessas orientações? Aceita o desafio? Que você alcance ótimos resultados!

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.