x

REFORMA TRIBUTÁRIA

Papel dos contadores na reforma tributária; oportunidades ou ameaças?

Transformações e oportunidades da reforma tributária para contadores. Será que a reforma vai reduzir as oportunidades pela redução da burocracia?

25/01/2024 19:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Papel dos contadores na reforma tributária

Papel dos contadores na reforma tributária; oportunidades ou ameaças? Foto: olia danilevich/Pexels

Como contador especialista em reforma tributária, percebo que as mudanças propostas são significativas e profundas no dia a dia da nossa profissão.

A reforma busca simplificar e unificar tributos, tornando o sistema mais transparente e menos burocrático. Isso nos coloca, contadores, em uma posição crucial. Ela vai automatizar e facilitar a interpretação, cálculo, declaração e recolhimento dos tributos sobre o consumo, que hoje são todos manuais e altamente arriscados e complexos, como ICMS, PIS, COFINS, IPI e ISSQN.

Temos a responsabilidade de entender profundamente essas mudanças e orientar nossos clientes para a melhor adaptação possível. 

A reforma traz desafios, mas também oportunidades, reforçando o valor do nosso trabalho. É preciso  enxergar as novas possibilidades, e estabelecer um papel de maior protagonismo à contabilidade, como ferramenta de gestão e acompanhamento da saúde econômico financeira das empresas. Além de ajudar os nossos clientes a fazerem uma transição eficiente e estratégica para esse novo cenário tributário. 

Como aconteceu com o fim da hiper inflação, os empreendedores precisarão compreender os negócios, preços e custos, sem a interferência dos impostos sobre os consumo entranhados nos preços. Com preços mais transparentes entre as empresas com tributação isonômica, com muito menos distorções por benefícios fiscais nem sempre tão acessíveis a todos, principalmente aqueles que não tem tanta estrutura administrativa, contábil e jurídica para suportar o alto nível de complexidade dos negócios. 

E você contador é figura fundamental. Você é o google e o chat gpt do empresário. Você é o cara, é aquele que conhece com profundidado o antes, o durante e o depois de cada compra, venda e pagamento realizado na empresa do seu cliente.

Além disso também terá que conduzir essa transformação dentro da sua própria empresa contábil, orientando e re-alocando profissionais de cunho meramente técnico, para um perfil e funções que demandam muito mais softskills e habilidades de comunicação, análise de informações contábeis e poder de síntese. Eles não terão uma demanda tão massante nos setores fiscais, que tendem a ser reduzidos, afinal os 5 impostos mais complexos que temos irão simplesmente desparecer e dar lugar a impostos IBS/CBS que são automáticos e nao exigirão sequer guias para seu recolhimento, muito menos inúmeras obrigações acessórias como DCTF, EFD`s, e deverão ser reduzidos dezenas de campos dentro das próprias notas fiscais.

Então meu amigo, vamos mergulhar e olhar o novo cenário com resiliencia, criatividade e otimismo. 

Até a próxima

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.