x

empresarial

3 bons motivos para investir agora na ZFM

Ainda tem dúvidas em relação às vantagens da ZFM? Conheça aqui 3 bons motivos para abrir agora a sua empresa na região.

20/02/2024 20:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 bons motivos para investir agora na ZFM

3 bons motivos para investir agora na ZFM Foto: Pixabay

A união da nova política industrial do Governo Federal aos benefícios tributários oferecidos pela ZFM pode garantir um excelente diferencial competitivo para a sua indústria.

Modelo preservado pela reforma tributária

A Constituição Federal garante a preservação da Zona Franca de Manaus e seus benefícios até o ano de 2073.

A reforma tributária, por outro lado, assegurou a manutenção, em caráter geral, do diferencial competitivo da Zona Franca de Manaus, nos mesmos níveis estabelecidos pela legislação relativa aos tributos que serão extintos (PIS, COFINS, IPI e ICMS) .

Crescimento do Polo Industrial de Manaus

O faturamento do Polo Industrial de Manaus cresceu mais de 60% nos últimos cinco anos, partindo de R$ 97 bilhões, em 2019, e chegando aos R$ 161, em 2023.

Esses números demonstram a significância do modelo para a economia nacional e a solidez das empresas que operam na região.

Incentivo à indústria nacional

O Governo Federal lançou, recentemente, o programa “Nova Indústria Brasil” que visa fomentar a atividade industrial em todo o país.

Dessa forma, as industrias contarão com subsídios, empréstimos com juros reduzidos e ampliação de investimentos federais na atividade industrial.

Os benefícios oferecidos pela ZFM, por outro lado, são especialmente direcionados à indústria nacional, abrangendo os principais tributos que recaem sobre a atividade industrial.

A união da nova política industrial do Governo Federal aos benefícios tributários oferecidos pela ZFM pode garantir um excelente diferencial competitivo para a sua indústria.


Por: Jonathan Rodrigues, Advogado e sócio do escritório GRM Advogados, especialista em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.