x

Empresarial

BPO financeiro: transparência absoluta e controle do cliente

As inúmeras vantagens do BPO financeiro são inquestionáveis para empresas de todos os portes, mas especialmente para pequenos e médios negócios.

04/01/2021 10:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
BPO financeiro: transparência absoluta e controle do cliente

BPO financeiro: transparência absoluta e controle do cliente

As inúmeras vantagens do BPO financeiro são inquestionáveis para empresas de todos os portes, mas especialmente para pequenos e médios negócios. Além da transferência da operação financeira diária, com garantia de execução eficiente e assertiva, com redução de custos, é preciso lembrar que o controle por todo o trabalho realizado continua com a empresa.

Isso porque, além de toda prestação de contas que deve ser realizada pelo parceiro, o empresário tem total autonomia para acessar os dados bancários e o sistema utilizado. O foco aqui é que o responsável pelo BPO atue na operacionalização do departamento financeiro, incluindo todas as rotinas realizadas diretamente pela empresa.

Por meio de relatórios gerenciais mensais, a empresa que conta com o serviço de BPO consegue ter a visão clara sobre toda a movimentação financeira do negócio. Cada item é dividido entre despesa, custo, investimento e ter esse panorama auxilia na visualização de caminhos e perspectivas e na tomada de decisão.

No dia a dia, é importante que o empresário exerça a liderança sobre o projeto. Deve ser permitido a ele que acompanhe o trabalho por meio de aplicativos de mensagens, e-mail, ligações ou reuniões online para alinhamento de pontos de melhoria, particularidades, definição de rotas e responsabilidades. O empresário tem total acesso às informações da área e recebe as conciliações bancárias para validação das classificações. Recebe ainda o fluxo de caixa, para que tenha ciência do que será pago futuramente.

Ao time de BPO financeiro caberá assumir responsabilidades do setor, resolvendo problemas e sugerindo mudanças que resultem em economia financeira para a empresa. Além disso, o próprio sistema do BPO já permite considerável economia de tempo, já que utiliza metodologias modernas e ágeis, e de materiais, por priorizar o ambiente digital em 100% do trabalho. Todas as operações são realizadas com autorização prévia da empresa. Mesmo que os pagamentos sejam efetuados por esse time, cabe ao empresário dar a autorização master para que sejam consolidados.

Vemos, no mercado, muitos empresários insatisfeitos com o trabalho realizado em sua área financeira. A reclamação a respeito da falta de transparência sobre o que é operado pela área é frequente, o que leva à sensação de perda de controle.

Mas é importante destacar que é possível ganhar, além da clareza sobre as transações realizadas, agilidade e eficiência, com redução de custos. Isso porque a contratação do BPO financeiro pode ser até 50% mais barata que a manutenção de um profissional interno neste departamento.

No final das contas, ao conhecer a terceirização financeira, o empresário sente-se confortável com o que é executado e passa a enxergar outras vias de atuação, aumentando o tempo em que foca em seu core business.

Fonte: Janaína Furquim é contadora, administradora de empresas e diretora da HUB Assessoria Financeira Digital  

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.