x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Ativo

Placas de identificação de ativo imobilizado

O mais importante é ter ciência de qual a finalidade da empresa com relação a seus ativos.

11/02/2021 10:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Placas de identificação de ativo imobilizado

Placas de identificação de ativo imobilizado

A identificação dos bens do ativo imobilizado deve ser feita de forma correta!

O objetivo da identificação

Não há como ter o devido controle sem a identificação de forma padronizada.

Procedimentos são fundamentais nesse processo, o ato simples de fixar as placas aos bens, pouco agregará de controle, apenas os diferenciará dos demais.

Os bens a serem identificados

Ainda há muitas dúvidas com relação aos bens que devem ser identificados, o mais importante é ter ciência de qual a finalidade da empresa com relação a seus Ativos e se a Gestão Patrimonial atenderá exclusivamente aos CPC´s (pronunciamentos contábeis) onde os bens se classificarão como Ativo Imobilizado quando seus valores de aquisição forem superiores a R$ 1.200,00 ou baseado nos conceitos padrões da Contabilidade, com os fatores de vida útil superior a 01 ano, utilização individual ou em conjunto e ainda atrelados a UFIR, esse seria o controle com foco fisicamente.

O ambiente é um fator diferencial

Onde os bens que serão controlados estão alocados, essa deve ser uma das perguntas antes da definição de qual placas utilizar.

Empresas muitas vezes acabam comprando placas de identificação e se limitam a seguir a numeração sequencial, diante disso, acabam não diferenciando a resistência dos materiais e uniformizam as placas, ou seja, colocam placas para serem utilizadas no ambiente administrativo, em bens que ficarão expostos ao tempo ou a níveis de calor além do normal, ou mesmo, que são higienizados com produtos químicos diferenciados, com isso, em pouquíssimo tempo a qualidade das informações contidas nas placas estarão danificadas, ou mesmo as placas podem ser desprender.

Placas especiais

Ambientes “nocivos” requerem materiais de alta resistência.

Para ambientes de forte calor, turbulências, expostos a produtos químicos ou mesmo que ficam expostos ao tempo constantemente (sol e chuva), tanto as placas como as colas devem ser diferenciadas.

RFID ou alumínio

RFID ou Alumínio?

Toda esse auxílio a AXS Consultoria \Empresarial pode realizar para sua empresa.

São 02 produtos totalmente diferentes, entretanto, com a mesma finalidade o Controle Patrimonial, importante ressaltar que as placas de RFID por si só em nada diferencia-se da placas de alumínio, entretanto, por meio desse produto é possível ir além com o projeto de rastreamento dos bens, mas é necessário um mapeamento dos ambientes, para a instalação de totens, aquisição de leitores especiais e também o Software de Gestão.

Custo benefício

Algumas empresas ainda resistem a aquisição de placas com qualidade, e optam por adquirir produtos com custos bem inferiores.

Para empresas que tem o Controle Patrimonial como objetivo, as placas tem uma representatividade monetária muito baixa, com isso, é importante que as mesmas sejam de qualidade.

É comum realizarmos projetos em empresas que necessitam revalidar seus Ativos, e a grande maioria dos bens já não tem mais suas identificações, em alguns casos são aquisições recentes, mas a grande maioria, as mesmas se desprenderam ou ainda estão fixadas, sem contudo ser possível realizar a leitura das informações: código de barras, numeração ou mesmo o logotipo.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.