MOMENTO CONTÁBEIS

Autenticação de documentos |informações sobre a EFD|Atestados Médicos

Contábeis o portal da profissão contábil

18
Oct 2018
23:53

artigo

A hora do "Planejamento tributário" é agora!

Estamos em janeiro, a melhor época do ano para se realizar o planejamento tributário das empresas, contador, oferte esse serviço adicional agora, empresário, sente com seu contador e conversem bem com ele para obter bons resultados no ano corrente!

06/01/2012 16:34

4.286 acessos

Você empresário, já sabe qual será a melhor forma de tributação para pagar menos imposto este ano?

Você contador, já ofereceu o serviço adicional de planejamento tributário aos seus clientes?

A preocupação com a carga tributária das empresas é um dos principais aspectos que preocupam os empresários, dessa forma esta temática é uma das principais utilizadas pelos contadores para captação e retenção de novos clientes em seus escritórios e um dos principais motivos também para que empresas optem por instalar internamente o seu próprio departamento fiscal.

Agora em janeiro estamos no melhor período para se efetuar os serviços consultivos e de planejamento tributário, sim em janeiro, justamente na época onde muitas pessoas estão de férias, viajando, descansando, querendo afastar os problemas e se desligar no stress do dia-a-dia empresarial!

Porém, para os contadores de plantão que estão atentos para oportunidades de negócios e também para os empresários interessados em aumentar seus resultados, é o período onde temos que se espreguiçar, tomar coragem e meter a cara no banco de dados para refazer milhares de cálculos e análises comparativos do ano anterior, juntamente deste o administrador da empresa deve prover perspectivas e "previsões estimadas" de faturamentos e despesas para sua empresa, sentar com o departamento financeiro e elaborar orçamentos e previsões para o ano e passar para o seu contador.

De posse dessas informações o contador terá uma longa carga de trabalho com milhares de cálculos e simulações para que possa apresentar vários cenários ao empresário e seus impactos tributarios, percentuais sobre faturamento, proporção sobre os lucros, comparativo de variação de anos anteriores, etc tudo para que se possa fomentar ao empresário para que este possa visualizar melhor e tomar a mais sábia decisão de início do ano empresarial, a opção de sua forma de tributação.

Lembrando que, um verdadeiro planejamento tributário completo, deve-se sempre levar em consideração todos os tributos que uma empresa venha a ser contribuinte durante o ano calendário, não só apenas IRPJ e CSLL, o que é de costume vermos por aí como prática de mercado o contador que apenas compara a margem de lucro líquido com as margens de tributação do lucro presumido e define a forma de tributação ao empresário, desconsiderando totalmente outros tributos como ISS, INSS, PIS e COFINS (cumulativo e não-cumulativo), ICMS, ICMS diferencial de alíquota, etc. Vale lembra também que para cada tipo de empresa, cada tipode atividade temos que abrir o gigantesco leque de regras fiscais e afins, muitos escritórios acabam tendo dificuldade porque possuem muitos clientes de diversos ramos de atividades e por fim acabam por não conseguir realizar todas as orientações necessárias ao seus clientes e também existe escritórios de contabilidade que são especializados em certos tipos de empresas, como exemplos alguns escritórios que só prestam serviços para empresas de transporte ou para escritórios de advocacia.

Então contador, aproveite esta oportunidade para gerar economia tributária aos seus clientes e aumentar uma fonte de receita, empresário, aproveite para explorar melhor os serviços de seu contador, aumentar o vinculo de relacionamento entre empresário-contador só trará melhorias para sua empresa, dessa forma também poderá se certificar sobre os aspectos qualitativos da prestação de serviços contábeis, valorizando o seu contador ou até mesmo notando em tempo hábil que não seria um contabilista preparado para prestar os serviços para o seu tipo de atividade empresarial, podendo encontrar outro profissional no mercado melhor preparado para atendê-lo. E fique tranquilo empresário, porque os valores investidos no trabalho intelectual de seu contador trará benefícios econômicos futuros bem melhores para sua empresa, não é uma despesa, mas um investimento em informação para tomadas de decisões que valem ouro!

Sobre o autor: Ricardo Gobatti – Contador, técnico em administração de empresas pela ETEC Martin Luther King, filho de contadores, jovem empreendedor do setor contábil.

Escrito por

Ricardo Leandro Gobatti Cunha Lisboa

Bacharel em ciências contábeis, contador, aprovado no exame de suficiência técnica de primeira, CRC ativo e regular. Profissional, empreendedor (LisboaGobatti Contabilidade), bilíngue (fluente em inglês), estudante de direito, futuro advogado. Sólida experiência em escritórios de contabilidade e em departamento contábil interno de empresa de grande porte. Autor de artigos para os sites administradores.com.br e contabeis.com.br.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César