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Recrutamento e seleção

10 dicas para um bom currículo

Como se destacar? Veja dicas para que seu currículo seja escolhido em meio a tantos. Regras simples, mas que fazem toda diferença na hora da seleção.

19/02/2021 09:35:01

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10 dicas para um bom currículo

São recebidos, diariamente, dezenas de currículos na área de recursos humanos das empresas e agências de empregos. Por essa razão, a maioria dos recrutadores opta por verificar as principais informações dos candidatos, com o intuito de ganhar tempo.

Após essa seleção, é que será feita a leitura minuciosa daqueles que ganharam destaque.

A dúvida que fica é: Como saber se meu currículo passará pela primeira triagem? O que devo destacar? Estou fazendo certo? É exatamente disso que iremos tratar aqui.

1. Organização e apresentação

Seu currículo deve estar organizado e bem escrito, não contendo erros de português ou uso da formatação errada. Para acertar, antes de enviá-lo, faça uma leitura e veja se está tudo “Ok”. Ao formatar, prefira as fontes: Arial, Calibri, Verdana ou Times New Romam, no tamanho de 10 à 12. Essas são as fontes padrão, mais utilizadas e agradáveis. Imprimir em papel branco A4. Não é necessário colocá-los em envelopes ou pastas. O recrutador busca praticidade, além de informações focadas, de forma objetiva.

Outra dica é não escrever seu currículo inteiro em letras GARRAFAIS, pois não causa boa impressão.

2. Extensão do currículo

utilize no máximo duas folhas. Quando muito extenso, torna-se cansativo. Portanto, inclua somente informações relevantes à área pretendida.

3. Dados pessoais

Devem ser colocados no início, os dados como nome, endereço, telefone e e-mail. Crie um e-mail simples e profissional, como seunome.sobrenome@provedor.com.br. Assim, você evita uma situação embaraçosa.

É desnecessário colocar números de documentos e referências pessoais, a menos que seja solicitado pela empresa.

4. Objetivo / cargo

Um currículo sem a descrição do objetivo costuma ser automaticamente descartado.Também é importante ser claro quanto à área e cargos desejados. Muitos, na intenção de utilizar um modelo para várias vagas, acabam relacionando cargos diversos, como exemplo: recepcionista, balconista, auxiliar administrativo, auxiliar comercial. Esse tipo de situação passa para o recrutador a impressão de instabilidade ou indecisão. Lembre-se, cada currículo é único, então adapte-o. Se você já sabe a vaga a qual irá se candidatar, seja específico. Caso contrário, coloque apenas o cargo pretendido ou a área em que deseja atuar.

5. Resumo das qualificações 

Faça um breve resumo sobre suas experiências, competências, conquistas e realizações.Trabalhos voluntários, experiências internacionais (voltadas ao estudo ou trabalho), desenvolvimento de artigos ou teses também podem ser citados neste item.

6. Formação acadêmica

ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, colocando em sequência: curso, instituição de ensino, ano de conclusão ou ano de início e término.

7. Experiências profissionais 

Mencione o nome da empresa e o período de atuação. Descreva as principais atividades desenvolvidas e os cargos exercidos. Suas experiências serão analisados pelos últimos 5 anos de trajetória profissional ou os últimos 3 empregos.

Ainda serão verificados neste item os funcionários que mudam de emprego e áreas de atuação constantemente.

8. Idioma

Cite os idiomas destacando seu nível de fluência. Experiências de intercâmbio são muito valorizadas e “enchem os olhos” dos recrutadores.

9. Formação complementar

Inclua cursos e treinamentos que tenha feito dentro da sua área de atuação. Coloque-os em forma cronológica, citando as instituições onde foram realizados.

Os cursos são bem quistos e demonstram que o candidato está empenhado na busca de atualização e aperfeiçoamento profissional.

10. Dica de ouro 

Por último, mas não menos importante: tome cuidado para não acrescentar informações falsas ou adulteradas. Na entrevista, o recrutador perceberá se tiver colocado algo que não condiz com a realidade e você será eliminado e terá sua imagem "manchada".

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