x

Ativo imobilizado

O levantamento dos bens do ativo imobilizado ocorreu de forma incorreta. E agora?

O reinventário deve ser colocado em pratica visando mitigar problemas com a qualidade dos serviços!

24/02/2021 08:20:17

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O levantamento dos bens do ativo imobilizado ocorreu de forma incorreta. E agora?

O levantamento dos bens do ativo imobilizado ocorreu de forma incorreta. E agora?

De certa forma, ouvimos frases como essa de forma comum em alguns clientes, mas há soluções, vamos ver a seguir:

O planejamento incorreto!

Muitas vezes a falta de conhecimentos técnicos e o excesso de confiança, acabam por fazer com que gestores definam a realização de projetos de Inventario e Avaliação Patrimonial (levantamentos físicos do Ativo Imobilizado), sem que seja definido de forma correta o projeto que se deseja com o Inventário.

Definir quais informação, quais parâmetros, entre outros, são pontos cruciais nessa etapa.

A falta de experiência dos membros da equipe!

Definir um projeto e escalar uma equipe volumosa, não necessariamente irá garantir a eficácia na realização, é importante que tanto a equipe tática quanto a operacional estejam alinhadas com o projeto e tenham conhecimentos técnicos para sua realização.

A interrupção do projeto!

Projetos realizados de forma orgânica muitas vezes são interrompidos para a realização de tarefas internas da empresa, entretanto, como as operações da empresa ocorrem de forma contínua, com a movimentação de bens, o levantamento patrimonial pode com certeza estar comprometido, caso não haja a conscientização e a comunicação de forma efetiva com os organizadores do projeto.

Como realizar a Avaliação dos bens?

Após todo o levantamento dos bens a segunda parte da Avaliação dos Ativos, requer conhecimentos técnicos, e não pode simplesmente ser designada para colaboradores com a melhor das intenções, pois há a probabilidade de definições ocorrerem de forma incorreta, comprometendo toda a importância do projeto.

Há como reverter essa situação sem perder o que foi feito?

De forma geral quando a equipe da AXS Consultora Empresarial é requisitada para situações semelhantes, nossos profissionais de imediato, define uma reunião com os coordenadores da empresa que organizaram o projeto e que por “N” razões não conseguiram de forma efetiva conclui-lo, todo o cenário é analisado de forma profissionalizada, para que um plano de ação possa ser colocado em pratica e a continuidade e aproveitamento dos processos anteriores não sejam descartados, entretanto, cuidados devem ser ressaltados, para que não sejam “contaminados” por vícios da implementação anterior.

A importância de definir especialistas na realização.

Apesar de aparentar ser fácil, a equipe de colaboradores da AXS Consultoria Empresarial, sabe da seriedade e dos obstáculos que sempre enfrentam na realização desses projetos, sejam eles somente em inventários ou mesmos em projetos de Inventário e Avaliação Patrimonial.

Experiências anteriores em projetos dos mais complexos, dão toda segurança na realização de novos projetos, e a complexidade aumenta quando as empresas tem mais de uma planta e bens de grande expressividade e em muitos casos fabricados ou produzidos internamente.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.