x

Controladoria

Este artigo tem por objetivo evidenciar o perfil da empresa que demanda um controller. Nesse sentido concluiu-se que cada empresa tem um estilo de gerir negócios e que isso varia conforme os membros das diretorias e conselho administrativo.

09/01/2012 09:40:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Controladoria

No lugar de um contador preocupado com os lançamentos, balancetes, ou um administrador focado na gestão e outros afazeres internos ao ambiente empresarial, surge o controller, um profissional que exerce uma função mais complexa que a de contador ou administrador, ou seja,  é abrangente,  pois terá que identificar, prever, mensurar e avaliar o impacto do cenário interno e externo sob o resultado da empresa e ter esta percepção  faz parte das atribuições do controller.

Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra controller é um substantivo inglês, logo, entende-se que o controller é quem dirige ou controla algo, o que remete em “chefiar” ou  aquele que exerce controle.

A controladoria nada mais é do que um ramo da contabilidade com subdivisões na própria contabilidade ou administração e sua incumbência é a de criar condições mais favoráveis ao processo decisório à alta gerência, a fim de que esta tome a melhor decisão diante dos  stakeholders.

No entanto, antes de descrever o perfil desse profissional, cabe antes verificar qual o perfil da empresa que o contrata e o que esta organização espera dele. Entende-se que uma empresa que demanda um controller, certamente tem objetivos definidos pela diretoria e conselho administrativo, contudo, presume-se que seja uma empresa preocupada com as atividades tributárias, fiscais, planejamento de todas as operações e seus impactos nos resultados da operação, e isso normalmente espera-se de empresas que são focadas na gestão integrada. Nota-se também que elas têm uma enorme preocupação com as informações estratégicas para as reuniões com o conselho administrativo.

Diante do perfil dessa empresa, é possível estabelecer o perfil do controller que necessariamente precisa ser um profissional que irá garantir a adequada aplicação dos recursos financeiros conforme determinação das diretorias e conselho, sugerir ações a fim de garantir o alcance dos objetivos e metas aprovados.  

Verifica-se que as atividades deste profissional baseiam-se não somente na solução e prevenção de problemas de ordem econômica financeira, mas consiste na  prestação de contas ao conselho fiscal, elaboração de relatórios gerenciais,  demonstração de comportamentos da organização frente ao orçado, apontamento dos principais motivos para explicar as variações apresentadas, realizar consensos, analisar a viabilidade de propostas para a melhoria nos procedimentos do setor, prestar informações referente aos processos dos setores em auditorias externas, acompanhar auditorias, disponibilizar informações ao auditor,  além de acompanhar o  cumprimento  dos objetivos e metas solicitados pela diretoria.

Assim sendo, constata-se que a empresa bem como o controller precisam estar preparados para atuarem em conjunto nas diversas atribuições que ambos tem frente aos stekeholdes. Nesse sentido, entende-se que as atribuições do controller, está intimamente relacionado em possuir boa comunicação verbal, escrita, bons conhecimentos de informática, pro atividade e flexibilidade pois esses atributos certamente serão diferenciais para uma carreira que tem muito a acrescentar para o desenvolvimento da empresa.

Portanto, o presente cotejamento teve como escopo evidenciar o perfil da empresa que demanda um controller bem como o perfil do profissional apto a essa função.

Nesse sentido concluiu-se que cada empresa tem um estilo de gerir negócios e que isso varia conforme os membros das diretorias e conselho.

Em relação à formação profissional, verificou-se que o controller normalmente tem formação superior em ciências contábeis, economia,  administração e ou áreas afins, com pós graduação.

Esta pesquisa atingiu o objetivo e respondeu ao seu problema de pesquisa, pois evidenciou o profissional controller bem como as empresas que os demandam.

REFERÊNCIAS

http://houaiss.uol.com.br/busca
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/financas/5.pdf
http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad28/Revista_28_parte_1.pdf

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.