x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Saúde e bem-estar

Síndrome de Burnout: profissionais da área contábil, cuidado!

O Diagnóstico de Síndrome de Burnout é o Fim da sua carreira ou o Recomeço? Aprenda como recuperar o equilíbrio emocional e se sentir bem com a Carreira Contábil novamente.

10/03/2021 09:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Síndrome de Burnout:  profissionais da área contábil, cuidado!

Síndrome de Burnout:  profissionais da área contábil, cuidado!

Você está sentindo aquele cansaço excessivo e estresse prolongado no escritório de contabilidade? Isso é um indicador inicial  que você está sofrendo com a Síndrome de Burnout, também conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional. Mas o que é essa síndrome, quais sintomas ela causa e como tratá-la?

Neste artigo, vamos tratar sobre o assunto, ajudando a compreender melhor se você necessita de tratamento.

Síndrome do Esgotamento Profissional é um desgaste que está prejudicando tanto os aspectos físicos quanto os emocionais dos profissionais da área contábil.

Ele atinge principalmente Contadores e empresários contábeis cuja vida profissional e pessoal são muito atribuladas. Em especial as que são consideradas workaholic (pessoas viciadas em trabalho).

O termo “workaholic” foi criado pelo psicólogo Wayne E. Oates, define alguém com uma “incontrolável necessidade de trabalhar incessantemente”. 

Você é um workaholic? 

  • Senti um impulso interno compulsivo para trabalhar muito?
  • Pensa em trabalho constantemente, até quando chega em casa, dias de folga e férias?
  • Senti-se culpado e inquieto quando não está trabalhando?

A linha entre um trabalhador dedicado e um workaholic é complicada de definir, mas em geral os viciados em trabalho não conseguem controlar o tempo que passam no escritório, normalmente levam até o trabalho para continuar em casa.

Você se planeja para parar às 18h, no entanto quando percebe, vira a madrugada. Outro indicador para ficar alerta, é quando o Contador |Empresário Contábil passa a sacrificar outras obrigações, como, familia, amigos e até atividades físicas e saúde para continuar trabalhando. 

Nós profissionais da área Contábil acabamos esforçando muito com o trabalho e, várias vezes, esquecemos dos momentos de descontração e relaxamento. É como se nossa mente estivesse alerta o tempo todo, fazendo com que sentimos exaustos.

No geral, o Burnout também está ligado ao fato das pessoas trabalharem em empregos que exigem bastante delas, como em "Escritórios de Contabilidade e Auditoria" isso faz com que se tornem exageradamente perfeccionistas.

A cobrança excessiva de si mesmo, por superiores, clientes e mudanças constantes na legislação Brasileira acaba refletindo de forma negativa na vida pessoal e profissional.

As mulheres, até o momento são as mais afetadas por normalmente fazer jornada dupla de trabalho: no emprego,  e nas demais responsabilidades de casa (mãe, esposa, estudante etc.)...

O distúrbio aparece quando a relação com o trabalho acaba se transformando em estresse, ansiedade intensos. O profissional da área contábil acaba sendo levada ao seu limite, físico e emocional, sentindo-se extremamente cansado e desmotivado,"esgotado".

Normalmente, junto com o Burnout, sofram também de depressão, do uso excessivo de medicamentos e insônia. Porém, tudo isso pode ser amenizado com tratamento.

O Burnout está relacionado ao esforço físico, mental ou emocional excessivo, seguido de poucos momentos de pausas para descanso ou descontração.

Outro estudo mostrou que as pessoas que são muito empáticas (esponjas) estão mais suscetíveis a desenvolver a Síndrome de Burnout. Porque elas absorvem a carga emocional dos outros para si (como uma esponja).Fazendo com que se preocupem excessivamente e sobrecarreguem o seu emocional.

As pessoas com personalidade mais rígida, que não tolera frustrações, também estão mais propensas a desenvolver o Burnout”.

Quais os sintomas do Burnout?

  • insonia;
  • dores musculares e de cabeça;
  • irritabilidade;
  • lapso de memória;
  • dificuldade de concentração;
  • isolamento 
  • depressão;
  • pessimismo e baixa autoestima;
  • ansiedade;
  • apatia e desesperança;
  • irritabilidade exagerada;
  • perda de prazer
  • diminuição da imunidade;
  • problemas estomacais como gastrite.

Como prevenir a Síndrome Burnout?

 A prevenção pode ser feita por mudanças de habitos simples, como:

  • Prática de exercícios físicos
  • Alimentação adequada
  • Momentos de Lazer
  • Agenda de alta Performance com momentos de (Flow, Flex, Free, Family)...
  • Meditação, Pilates ou Yoga

Como tratar a Síndrome de Burnout?

Primeiro passo é procurar ajuda de cuidados profissionais para acompanhamento adequado e identificar em que nível sua síndrome de Burnout se encontra. Este profissional pode ser Psicanalista ou Psicologo, então ele vai escolher formas que auxiliem no combate ao problema.

Sou Psicanalista especializada em Saúde e Bem estar do trabalhador, normalmente atuo para ajudar pessoas a identificar se estão com Burnout e auxilio no tratamento, indicando atividades que ajudem a acalmar, aliviando o estresse e tensão que estão sentindo. Nolmalmente indico a realização de sessões de terapia de forma  semanal. Em casos mais graves, indico agendar com médico para tratamentos baseados em remédios.

O Diagnóstico de Síndrome de Burnout é o Fim da sua carreira ou o Recomeço?

Depende, atendo diariamente pessoas com essa Sindrome, e depois de passarem por um processo de teraía e autoconhecimento, analisamos juntos:

Qual o reflexo da sua carreira na área contábil x seus valores x seu perfil comportamental x Burnout?

Qual o reflexo do ambiente de trabalho em empresas contábeis e auditoria x seus valores x Burnout?

Caso tenha os sintomas descritos neste atirgo, aconselho que procure seu profissional de Psicanalise | Psicologo de preferencia, caso ainda não tenha, atendo de forma Online, coloco-me a disposição para lhe ajudar no Tratamento da Síndrome de Burnout.

Assim como você sou Contadora, atuei no maior escritório de Contabilidade e Auditoria do Mundo, e devido ao diagnóstico de Burnout escolhi fazer um processo de autoconhecimento. A minha escolha a alguns anos foi recomeçar em uma nova carreira, hoje tenho saúde e bem estar, e estou empenhada, em ajudar outros contadores a evitar a Sindrome, mas para aqueles que já estão com os Sintomas, apoio na caminhada de transformação, para uma vida pessoal e profissional equilibrada.

Fonte: Daiane Oliveira - psicanalista especialista em ansiedade e em Burnout 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.