x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Tarefas

3 dicas essenciais para quem atuar no setor fiscal

Muitas vezes ficamos perdidos em meio à uma infinidade de prazos e tarefas que devemos desenvolver para cumprir com a agenda de obrigações fiscais impostas pela legislação.

15/03/2021 16:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 dicas essenciais para quem atuar no setor fiscal

3 dicas essenciais para quem atuar no setor fiscal

Por conta da diversidade e complexidade de demandas para cumprir as obrigações impostas pelo fisco federal, estadual e municipal, atualmente, as empresa desembolsam um valor considerável de seu orçamento para atender o setor fiscal. É necessário ter todas rotinas muito bem estruturadas e organizadas de forma que os prazos sejam cumpridos dentro das datas estabelecidas pela agenda do fisco.

Com as constantes alterações na legislação tributária, é fundamental que exista um profissional na empresa atendendo as diversas demandas que um departamento fiscal exige. Entretanto, para se manter nessa área é necessário investir constantemente em uma capacitação tributária, o que também permitirá que o profissional se destaque no mercado de trabalho.

Muitas vezes, principalmente no inicio de uma carreia na área fiscal, ficamos perdidos em meio à uma infinidade de prazos e tarefas que devemos desenvolver para cumprir com a agenda de obrigações principais e acessórias impostas pela legislação.

Pensando nisso, listei três dicas essenciais que ajudarão a organizar a sua rotina na área fiscal, são elas:

1 - Auto-estudo

Fique por dentro das atualizações da área.

O auto estudo é muito importante em todos os aspectos da vida, inclusive para quem atua na área de tributos. Passamos por constantes atualizações, até mesmo que diárias, que faz com que tenhamos que ser cada vez mais auto ditadas nos estudos para se manter no mercado e obter sucesso. Faça cursos de atualizações, mantenha seu networking ativo, busque informações em grupos da área, discuta os assuntos com seu colega de trabalho.. Existem vários materiais bons e gratuitos na internet, aproveite!

2 - Calendário de obrigações 

Tenha um calendário com as datas das obrigações principais e acessórias.

É muito importante estar atento aos prazos das obrigações principais e acessórias de sua empresa. Verifique as agendas tributárias na Receita Federal, Sefaz e Prefeitura. Essas obrigações, quando entregues em atraso ocasionam em multas e juros, e também, pode trazer outros problemas para a empresa. Dessa forma, estipule um prazo antecipado de entrega para não ser pego de surpresa.

3 - Planejamento das atividades

Faca um planejamento das atividades que serão executadas.

Defina o que é mais urgente de acordo com o seu calendário de obrigações, leve em consideração a complexidade de cada tarefa, defina metas e se possível organize os horários. Uma dica é colocar aquela tarefa mais dificil para ser executada primeiro. Lembre-se de que separar os horários de pausas durante o dia, também é muito importante para sua produtividade.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.