x

Controle patrimonial

Gestão patrimonial: testes de auditoria no ativo imobilizado

Entenda etapas importantes para a Implementação do Controle Patrimonial numa empresa.

29/04/2021 14:00:02

2,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Gestão patrimonial: testes de auditoria no ativo imobilizado rawpixel.com

Após entrar em vigor a lei 11638/07, a  Gestão Patrimonial ganhou ainda mais importância, pois a mesma legislação veio a enriquecer a lei das S/A 6404/76.

O Controle Patrimonial

Essa ferramenta de Gestão que tem por finalidade administrar de forma individualizada todos os bens do Ativo Imobilizado, deve-se manter sob controle da Gestão.

O Controle Patrimonial de forma oficial é a única ferramenta plausível de fazer a Gestão por completo, atendendo interesses de: Direção, Fisco, Auditorias, Gestores e Contabilidade.

Eficiência na Gestão

Sua eficiência é obtida, por meio do acompanhamento e também da descrição de procedimentos adaptados as características da empresa, e todos esses processos podem ser realizados pela AXS Consultoria Empresarial.

O comprometimento da equipe (gestores) em manter o Controle Patrimonial é fundamental, entretanto, a realização de Inventários Patrimoniais a cada 12 meses (como determina o CPC-27) e também a realização de Inventários Rotativos, faz com que toda a empresa mantenha-se constantemente posicionando a Gestão com relação ao Controle do Ativo Imobilizado.

Testes de Auditoria

Empresas de auditoria de forma geral, ao iniciarem seus trabalhos de análise e levantamentos no Grupo do Ativo Imobilizado, costumam requisitar material de trabalho para que possam realizar testes de verificação monetária e física para validar a consistência da Gestão, entre eles podemos citar:

  • Mutação (movimentação) Contábil do Ativo Imobilizado (anual)
  • Relatórios de Aquisições, Baixas e Outras Movimentações
  • Razões da Contabilidade de contas Patrimoniais e Resultado.
  • Exigência de documentos Físico ou eletrônicos que comprovem as movimentações.
  • Testes de evidencias físicas. Identificação de bens e suas localizações (consistentes com as que estão registradas no Controle Patrimonial).

Como evitar inconsistências (não conformidades)

Para que todos os testes ocorram, sem que inconsistências sejam constatadas, é importante que todos os procedimentos ocorram de forma natural, com a realização de checagens periódicas e com a cobrança da alta direção aos seus gestores, e também orientando e esclarecendo que a inexistência de fatos (ressalvas) negativos por parte da auditoria, agrega valores a Gestão Empresarial como um todo e também coloca a empresa num patamar de eficiência e credibilidade.

Relevâncias do Ativo Imobilizado

Diante da concentração de altos valores monetários (de forma geral) nesse grupo de contas na maioria das empresas, o Ativo Imobilizado, vem sendo fortemente analisado, inclusive com a exigência da realização do Impairment Test.

Esse procedimento exigido legalmente visa evitar que Balaços Patrimoniais sejam publicados relatando números Super Avaliados, com a realização do Impairment Teste e sua validação por parte das auditorias, os números reportados no Balanço Patrimonial são facilmente validados e enaltecidos nas Notas Explicativas, anexo a publicação dos Demonstrativos Contábeis.

Equipe e Serviços

Todo esse projeto patrimonial tende a ter êxito, quando conduzido por empresas qualificadas, especializadas e com vários projetos realizados, importante atentar-se a esses detalhes, pois o descrédito de uma “implantação ou atualização” realizada de forma incorreta, pode comprometer a Gestão.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>