x

ARTIGO EMPRESARIAL

A sua empresa é CAMELO?

Neste artigo você poderá comparar os tipos de empresas existentes e em qual é necessário se encaixar para sobreviver neste momento

20/05/2021 13:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A sua empresa é CAMELO?

A sua empresa é CAMELO? Foto: Pixabay

Estranha a pergunta não? E a questão não é sobre algum animal de estimação da companhia, nem tampouco sobre algum logotipo relacionado a sua empresa.

Na realidade a pergunta acima é uma classificação muito comum às Startups, que quero trazer à analogia ao mundo corporativo em geral. Em recente pesquisa do site Whow, as definições das empresas são:

Unicórnios - O termo foi introduzido em 2013, por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, empresa que apoia empreendedores que reinventam o trabalho e a vida pessoal por meio de softwares;

Zebras - As empresas zebras nasceram como uma espécie de “contraponto” aos unicórnios. O nome vem da praticidade do animal zebra, que remete ao “preto no branco”.  São empresas que buscam a objetividade, promovendo lucro e melhorando a sociedade, sem precisar sacrificar um pelo outro.

Camelos - Essas empresas possuem como focos principais a sustentabilidade e a sobrevivência. Os camelos, como sabemos, são animais de alta capacidade de adaptação, conseguem suportar climas e temperaturas adversas, sobrevivem até mesmo sem comida ou água por meses e, ainda assim, correm rapidamente por longos períodos

Dragões - São ainda mais raras e ferozes que os unicórnios, pois são as que arrecadaram mais de um bilhão de dólares em uma única rodada de financiamento, como o caso da Uber. Isso faz com que elas despertem muito o interesse de companhias que procuram empresas pequenas para apostar e de investidores-anjo, já que tendem a representar uma aplicação mais segura.

Nesse momento de pandemia nada melhor do que compararmos o que precisamos com  a principal característica do camelo: nunca foi tão necessária a resiliência das empresas.

Analogamente aos Camelos, que ficam meses sem água, estão as empresas que hoje ficam meses sem lucro ou sequer receita, agravando ainda mais pois as despesas não param.

Essa situação traz ainda uma condição crescente de endividamento o que não se resolve no curto prazo, remetendo ainda mais à condição do Camelo, pois requer-se longos períodos sem água.

Diante disso é importante lembrarmos que essa situação crítica se ameniza com planejamento, com uma visão dos riscos da empresa a fim de enxergar alternativas, ou seja, maneiras de mitigar os riscos e enfrentar essa seca sem que consequências mais graves aconteçam ou perdurem.

E é nessa Saara que vislumbramos o Compliance como uma excelente alternativa. Estar em conformidade ajuda as empresas a se prepararem para enfrentar situações como esta de maneira menos dolorida e mais assertiva.

É no reforço da integridade que a segurança se sobressai. E em tempos como vivemos nunca foi tão importante a busca pela segurança.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.