x

Artigo Carreira

A sua meta é compatível com o estilo de vida que quer ter?

Nesse artigo, você vai saber como alinhar as suas metas profissionais com o estilo de vida que você busca.

25/05/2021 13:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A sua meta é compatível com o estilo de vida que quer ter?

A sua meta é compatível com o estilo de vida que quer ter? Andrea Piacquadio/Pexels

Você já se perguntou se seus ideais se encaixam com a vida que está levando? Sente satisfação com sua carreira?

Uma pesquisa feita pela Giacometti Comunicação mostrou que 52% dos jovens brasileiros com 30 anos estão frustrados com suas carreiras. O estudo chama a atenção pois a insatisfação no trabalho independe da classe social e apenas 16% dos profissionais das Classes A e B e 15% da classe C sentem alguma realização profissional.

Percebo que a maioria dos meus clientes de Coaching tem dificuldade em estabelecer metas na profissão de forma clara. Seja no momento do vestibular ou avaliando novos caminhos para mudar de carreira, muitas pessoas escolhem apenas uma profissão e não um estilo de vida.

É preciso cuidado com as metas que estabelece para você. Podem ser suas próprias metas a fonte de insatisfação na sua carreira.

A jornada para chegar até seu objetivo

É preciso entender se seu objetivo é real. Muitos jovens querem ser gerentes ou executivos, pelo cargo, posição de destaque ou pelo salário, mas não sabem a fundo o que é ser um executivo. Quem você terá que ser para ser para se tornar um executivo? Já parou para pensar se a rotina de um cargo de liderança é a rotina que você quer ter?

Muitas pessoas queixam-se de não terem a qualidade de vida que querem, e quando investigo mais a fundo, percebo que suas metas profissionais são totalmente incompatíveis com o que querem como estilo de vida, tanto no curto, como no longo prazo. Essa é uma das principais razões para a falta de realização na carreira: a jornada para chegar na sua meta não permite ter o estilo de vida que quer para você.

As pessoas não desistem de seus objetivos, desistem do caminho que precisam percorrer até alcançarem o objetivo.

Podemos entender por estilo de vida a forma que deseja viver os seus dias: o tipo de rotina que deseja ter, o tipo de trabalho, as coisas que gostaria de encaixar e fazer na sua semana, a carga horária de trabalho, o nível de pressão suportado todos os dias, a possibilidade de dar mais tempo e atenção a outros pilares da vida que não o pilar do trabalho.

E é preciso desconstruir essa ideia errônea sobre estilo de vida. Um estilo de vida não é apenas ficar com os pés na areia, relaxando (assistir as ondas irem e voltarem o tempo todo também cansa). Se for o seu caso, talvez precise apenas de umas férias. Você pode construir um estilo de vida onde trabalha duro, com o que acredita e também consegue dar atenção a outros pilares da sua vida. Repare que usei a palavra “construir”. Ele não vai cair do seu e também não é responsabilidade da empresa que você trabalha, seu chefe ou sua equipe.

Construir dá trabalho sim. Mas também dá trabalho em viver uma vida que não quer viver. Tudo dá trabalho, então você pode escolher ter trabalho com o que acredita.

O mercado de possibilidades

Nos meus atendimentos de Coaching com clientes que querem mudar de carreira, mas não sabem por qual caminho seguir, a grande maioria diz não buscar mais dinheiro como motivação principal. Estão buscando mais tempo para fazer coisas que gostam de fazer e um trabalho alinhado com o que acreditam, com o que querem contribuir com outras pessoas. Muitos escolheram a profissão pela possibilidade de ganhar dinheiro e estabilidade de cargos elevados, mas o dia a dia com uma rotina desgastante acaba por estrangular o objetivo inicial com o passar dos anos. Cada vez mais o mercado de trabalho torna-se um mundo de possibilidades (você pode criar a sua alternativa) e cada vez menos um mundo de oportunidades (você precisa estar pronto, com uma coleção de diplomas embaixo do braço, esperando a oportunidade bater à sua porta). 

Um mercado de possibilidades permite criar uma forma de viver onde tem-se uma satisfação maior ao longo de todo caminho e não apenas viver a expectativa de satisfação em alcançar um determinado cargo no futuro.  É muito comum pessoas alcançarem o cargo que queriam e sentirem-se frustradas nos meses seguintes: “Fiz tanto para chegar nisso?!”. Pois normalmente o tão sonhado objetivo traz mais responsabilidades ainda e mais tempo dedicado ao trabalho. Ou seja, menos tempo dedicado ao que realmente importa para você.

A libertação pelo autoconhecimento

Quando investimos no autoconhecimento, entendemos melhor quem somos e fica mais fácil decidir o que fazer e onde queremos chegar. O autoconhecimento lhe dará o poder de decidir o que fazer da sua vida. Entender seus ideais, o que é importante e essencial para você e o que não pode faltar na sua trajetória são os melhores guias para nortear sua carreira.

A falta de autoconhecimento faz com que seu caminho seja traçado por terceiros, seja dentro das empresas e empregos ou fora deles. Se você não tem a sua agenda, você passa a cumprir a agenda dos outros.

Um exercício simples, mas muito poderoso, e que trará muita clareza para você é responder os três pontos abaixo. Invista 05 minutos do seu tempo para escrever o que deseja construir para sua vida e dar seus primeiros passos em direção à sua realização na carreira:

  • O estilo de vida que estou construindo para mim precisa ter as seguintes coisas: ...(faça uma lista)
  • As melhorias que eu preciso fazer em meu estilo de vida atual são: ...
  • A partir deste momento, DIARIAMENTE, para viver meu estilo de vida, eu preciso: ...

Coloque quantos itens/respostas você quiser para cada uma das sentenças acima.

As respostas irão mostrar o que você precisa fazer e isso é essencial, pois nosso cérebro é seletivo.  Um exemplo simples, é quando queremos um carro novo. Ele aparece a cada esquina na nossa frente, temos a sensação de que ele aparece o tempo todo. Ou com as mulheres grávidas, que dizem nunca antes ter reparado na quantidade de mulheres grávidas que encontram. 

Com a clareza do que queremos alcançar, fica fácil enxergarmos as oportunidades. O nosso cérebro estará programado para “enxergar” aquelas situações que estão alinhadas com o que realmente queremos e que irão nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Tenha clareza da jornada para chegar até sua meta e se essa jornada está alinhada com o estilo de vida que quer ter. As chances de se sentir realizado aumentam, e muito!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.