x

Joint Venture

Entenda o que é a Joint Venture

Neste artigo você terá uma breve explicação da origem e funcionamento da Joint Venture.

01/06/2021 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Entenda o que é a Joint Venture

Entenda o que é a Joint Venture Oleg Magni

O termo “joint venture”, surgiu na Grã-Bretanha, no século XVI, era utilizado para designar as associações que possuíam justamente a finalidade de aprestar um navio e negociar no ultramar.

Joint Venture é um acordo comercial, entre duas ou mais empresas, podendo ter o mesmo segmento de atividade ou ser diferente. As empresas decidem reunir seus conhecimentos e recursos para realizar um projeto específico.

As organizações se juntam, para tirar proveito de alguma atividade, sendo por tempo limitado, sem que cada uma delas perca a identidade própria.

A Joint Venture pode nacional ou internacional, sendo determinada pela nacionalidade dos participantes.

Neste projeto, é comum, a contribuição ser de diferente forma, podendo ser aporte de capital, conhecimento, tecnologia, capacidade industrial e outros.

Não existe uma modalidade específica na legislação societária para Joint Venture, podendo assim o projeto ser feito por fusão, aquisição de participação, consórcio de empresas entre outras modalidades permitidas em Lei.

Analisando os riscos, na constituição de uma Joint Venture, a natureza jurídica mais utilizada é a Sociedade Limitada ou Sociedade Anônima, principalmente por causa da responsabilidade limitada.

O CPC 19 (R2) – Negócios em Conjunto, trata especificamente do tema joint venture, o objetivo deste Pronunciamento Técnico, é estabelecer princípios para o reporte financeiro, por entidades que tenham interesses em negócios controlados em conjunto.

O contrato da Joint Venture é o documento que definirá toda relação entre os sócios, responsabilidades legais e participação no projeto.

Sendo um projeto/empreendimento com vários detalhes e riscos, o empresário, sempre deve estar assessorado por profissionais contábeis e jurídicos com expertise e experiência na área, para que possa orientar de todas as obrigações e resguardar os seus direitos.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.