x

Administração

A importância da Gestão Contábil para os pequenos negócios

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, ela é cheia de desafios, responsabilidade e planejamentos, A gestão contábil é a parte mais importante e essencial para o gerenciamento dos pequenos negócios.

24/06/2021 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A importância da Gestão Contábil para os pequenos negócios

A importância da Gestão Contábil para os pequenos negócios Foto: Anna Nekrashevich

Impulsionado pela crescente crise do coronavírus que nos assola a mais de um ano, diversas empresas fecharam as portas, e consequentemente surgiram novos pequenos negócios.

Contudo, é possível avaliar que esse crescente aumento no número de novas empresas estejam diretamente ligado ao aumento do desemprego e a dificuldade na recolocação desses profissionais no mercado de trabalho.

Diante disso, observa-se que algumas pessoas optam por empreender a fim de garantir a sua própria fonte de renda. Para esses novos empreendedores, existem alguns desafios nessa nova etapa, o de administrar, gerir e alcançar o sucesso do seu  próprio negócio.

Para Chiavenato (2009, p.19), “Administrar significa conduzir toda uma organização em direção a objetivos previamente definidos, para oferecer resultados concretos e alcançar sucesso e sustentabilidade ao longo do tempo”

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, ela é cheia de desafios, responsabilidade e planejamentos, muitos são os setores nos quais é preciso atenção. A gestão contábil é a parte mais importante e essencial dentro do gerenciamento de um negócio. Os administradores precisam ser o principal interessado e preocupado a buscar a boa gestão e a saúde financeira da empresa.

Entretanto, é possível administrar o seu negócio com a ajuda de profissionais capacitados que te auxiliem nas áreas financeiras e econômica visando manter a saúde da sua empresa e analisando as melhores alternativas para alcançar um sucesso mais duradouro.

Para Gitman (2010, p. 48), “os administradores devem ser a principal parte interessada desse grupo. Estes devem se preocupar não só com a situação financeira da empresa, mas também têm um interesse crítico no que as demais partes interessadas pensam a respeito da empresa”

Para que seja mantida a saúde da empresa é essencial entender que a boa gestão contábil se tornar um instrumento decisivo para conquistar vantagem competitiva, mais que cuidar da parte financeira essa gestão vai proporcionar aos gestores e empresários um controle financeiro de forma estruturada ajudando a traçar um caminho para sustentabilidade financeira a longo prazo, oferecendo resultados concretos e buscando alcançar o sucesso tão esperado.

Vale ressaltar que as dificuldades na administração das empresas vão além dos controles financeiros, outros fatores que influenciam diretamente são, a falta do planejamento estratégico, a falta de foco e direcionamento, contudo, ter profissionais que auxiliem nesses pontos é fundamental.

O profissional contábil é a peça fundamental e indispensável em qualquer empresa, ele pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. Se você é um empreendedor e tem o seu próprio negócio e ainda não tem um contador, busque imediatamente esse profissional para que possa te ajudar a alavancar o seu negócio.

Por: Elke Janaina dos Santos Queiroz Lira

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.