x

Saúde financeira

Entenda a importância da gestão e do controle financeiro para as micro e pequenas empresas

Qualquer empresa  que queira crescer precisa se preocupar com o uso de seus recursos financeiros, pois eles impactam diretamente na saúde financeira do negócio e na garantia de sua continuação.

06/07/2021 15:30:01

3,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Entenda a importância da gestão e do controle financeiro para as micro e pequenas empresas Foto: Pexels

Quando falamos em gestão e controle financeiro para as empresas, percebemos uma busca constante por inovações, ferramentas de controle e um conjunto de procedimentos e ações administrativas extremamente importante para o resultado bem-sucedido do negócio.

Qualquer empresa  que queira crescer precisa se preocupar com o uso de seus recursos financeiros, pois eles impactam diretamente na saúde financeira do negócio e na garantia de sua continuação.  Segundo o SEBRAE, umas das principais causas de mortalidade das Micro e Pequenas Empresas é a falta de Gestão Financeira eficiente. Entretanto, para realizar uma boa gestão financeira, é importante entender por completo como funcionam as finanças de uma empresa e saber qual a melhor forma de aproveitamento das despesas e receitas geradas pelo negócio.

É preciso ter em mente que uma empresa só consegue se desenvolver e obter resultados positivos quando a gestão financeira é bem planejada, executada e com empresários envolvidos. Contudo, sabemos que a realidade dos empresários é bem diferente, as várias tarefas do dia a dia impendem o  gerenciamento da gestão financeira do próprio negócio.

Portanto, entra em cena a figura de um profissional capacitado capaz de fazer a análise financeira da empresa por meio de uma ferramenta que auxilia os gestores nas tomadas de decisões. O intuito dessa ferramenta é aplicá-la no dia a dia  auxiliando o controle financeiro e trazendo mais equilíbrio financeiro evitando a mortalidade nas empresas. 

Com base nesse contexto, podemos destacar a figura do consultor financeiro ou o contador capaz de desenvolver e analisar uma ferramenta como o fluxo de caixa permitindo conhecer todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa. Além dessa ferramenta tradicional, as empresas devem investir em inovação por meio do uso de softwares especializados de armazenamento em nuvem voltados a  gestão do negócio.

Embora, inicialmente, este investimento gere um maior desembolso de recurso, é preciso, portanto, que a gestão financeira esteja alinhada ao processo organizacional para que no futuro próximo traga uma economia bem expressiva para as empresas, além de assegurar benefícios reais aos empresários. Esse processo garante o desenvolvimento e a possibilidade de realização de novos investimentos. Além dessa característica, outro fator importante é que toda empresa precisa adotar a gestão e o controle  financeiro, é através dele que é possível fazer análises de cenários, estabelecer metas, prazos e acompanhar os resultados corporativos. 

Esperamos que você tenha compreendido a importância da gestão financeira e aplique as dicas ao seu negócio a fim de buscar mais sucesso, não deixando de  levar em consideração a crise econômica atual e o mercado que você atua na hora de planejar e acompanhar os resultados.

Por: Elke Janaina dos Santos Queiroz Lira – Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar – Pós-graduada em MBA em Controladoria Financeira Aplicada a Gestão Empresarial, – Pós-Graduada Gestão Financeira pela Universidade Potiguar – Pós-Graduada em MBA em Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária pela IPOG, Perita Contábil– Pós-Graduada Gestão Pública pela Universidade Potiguar, Auditora Interna e Externa de Processos Organizacionais, Sócia da Inovação Assessoria Contábil

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.