x

Artigo Carreira

Como começar a empreender?

Nesse artigo você vai entender as oportunidades e caminhos para se planejar e começar a empreender.

06/07/2021 14:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como começar a empreender?

Como começar a empreender? Andrea Piacquadio

Muitos dos meus clientes de Coaching de Carreira buscam ajuda para começar a empreender. Uma parte deles quer empreender como uma segunda carreira paralela, para construir novas oportunidades para o futuro e aumentar a renda mensal. Uma outra parte quer realmente construir um negócio para no curto/médio prazo, fazer uma transição de carreira.

O nosso mercado expande cada vez mais, desenvolve o empreendedorismo e está cada vez mais voltado às possibilidades. Nas gerações passadas, o mercado de trabalho era voltado às oportunidades. Era preciso ter formação e qualificação para estar pronto quando as oportunidades surgissem. Seja uma promoção ou um novo emprego, quando surgisse a oportunidade, você precisava estar preparado. Hoje o mercado cresce em outra direção. A direção das possibilidades. Você pode criar possibilidades de trabalho ou negócios, seja prestando serviços ou vendendo produtos.

Não é só você!

De acordo com o GEM, 52 milhões de brasileiros já eram donos do próprio negócio em 2019. Em 2020, mesmo com todos os acontecimentos globais da pandemia, o empreendedorismo se expandiu: mais de 1 milhão de CNPJs foram abertos em apenas seis meses, de acordo com o Governo Federal.

Possibilidades do mundo digital

O mercado online e digital cresce exponencialmente há décadas e o consumo de serviços e produtos digitais foi fortemente impulsionado pela pandemia. A desconfiança diminuiu e muitas empresas estão revendo ou já reviram sua forma de trabalho, o que possibilita trabalhar em um negócio ou empresa, mesmo morando em outra região. E com isto abrem-se muitas possibilidades. 

Hoje atendo clientes de Coaching de todo país, literalmente das 5 regiões. Tenho clientes e alunos dos treinamentos que estão na China, Indonésia, Moçambique, Inglaterra, Portugal, EUA e Canadá. São muitas possibilidades e um mercado gigantesco, muito maior que pode ser trabalhado. Apesar dos desafios do fuso horário, chega a ser divertido. Tenho uma cliente que mora na China e começamos as sessões com:

- “Boa noite, Sandra”, 

- “Bom dia para você Eric”

As mudanças são tão grandes que, mesmo que vejamos notícias de desemprego em diversos setores, muitos outros sofrem com a escassez de mão de obra em todos os níveis. 

Conversei recentemente com um grupo de gestores de uma das maiores empresas de tecnologia do nosso país e, segundo eles, tamanha é a dificuldade para contratar que a formação acadêmica não é mais um pré-requisito para preencher uma posição. Desde que tenha o conhecimento de que precisam, a formação acadêmica não é mais tão importante.

Este tema vai de encontro a uma pesquisa que li de que as crianças de hoje, em sua maioria, não farão faculdade. Estarão empreendendo ou micro empreendendo e, ao chegar na idade de prestar vestibular, já estarão desenvolvendo suas carreiras e não irão optar por parar por 4 ou 5 anos. Irão buscar os conhecimentos que precisam para continuarem a trabalhar no que querem.

Começar a empreender

Muita gente diz que empreender dá muito trabalho, por isso desistem da ideia. Na verdade, tudo dá trabalho. Estar em uma carreira sem propósito dá trabalho. Viver algo que não se quer todos os dias dá trabalho também. Viver uma carreira que se tem orgulho e satisfação, também dá trabalho.

Existem muitos caminhos

Existem várias formas de começar a empreender. Não significa largar tudo e pedir demissão no ato. Também não significa ter uma ideia mirabolante, disruptiva que vai mudar todo o mercado. Muitas pessoas estão esperando a ideia perfeita há anos, décadas, sem sair do lugar. Empreender é construção, passo-a-passo, muitas vezes em um ritmo mais lento do que aquele que nos cobramos para ter resultados. 

Existem muitas pessoas que empreendem como um caminho paralelo, com um conceito de um produto satélite. Todos temos um produto central, aquele no qual dedicamos a maior parte do nosso tempo e energia, que nos traz renda (“garante a comida na mesa”) e o qual exige nossa maior responsabilidade. E podemos ter produtos satélites (menores, que giram ao redor do nosso produto principal), ideias, projetos e negócios paralelos, que começam pequenos, com um pouco de energia e tempo para aprendermos e entendermos se é algo que tem potencial de crescer e que queremos fazer.

Muitos negócios começaram assim, pequenas ideias, pequenos serviços, alguns poucos clientes, pequena loja ou e-commerce. A própria Amazon trabalha assim. Seu produto central é a loja virtual, mas com muitos produtos satélites. Na verdade, um produto satélite de Cloud da Amazon, começou pequeno, e hoje já traz muito mais faturamento do que a própria loja que conhecemos. 

Quando eu fiz minha transição de Executivo do mundo corporativo para abrir meu negócio de Coaching em 2014, foi exatamente assim. Eu tinha meu cargo principal e em algumas noites da semana eu atendia clientes de Coaching para aprender, experimentar e entender o potencial do negócio. Fiz minha transição naquele mesmo ano e hoje, após 7 anos, tenho uma empresa de desenvolvimento humano consolidada, com treinamentos e processos para empresas e pessoas. Mas começou como um produto satélite, de atendimentos às segundas, terças e quintas à noite.

Poder da clareza 

Se você pensa em empreender, o primeiro passo é ter clareza se este é um caminho que você quer. As pessoas não desistem de suas metas, elas desistem do caminho que precisam percorrer até suas metas. Uma excelente forma é conhecer como é o dia a dia de quem empreende. Você deve conhecer pessoas que estão neste caminho e pode entender com elas as dificuldades e as vantagens de se empreender. 

Estas conversas/entrevistas são ótimas para nos dar clareza. Faça no mínimo cinco destas conversas, com cinco pessoas diferentes. No mínimo. Cada um tem seu ponto de vista, seus sucessos e seus fracassos, por isso precisamos de uma amostragem maior.

Empreender envolve responsabilidade, construir sua rede de clientes e aprender sobre diferentes áreas de um negócio (e não apenas uma específica). Ao mesmo tempo traz independência, liberdade de escolha, capacidade de focar naquilo que você quer fazer e um potencial de construir algo que, NO LONGO PRAZO, pode trazer mais renda do que como funcionário.

Trabalhar para uma empresa é um caminho maravilhoso e muitas pessoas desempenham seu papel no mundo crescendo com outros negócios. É preciso ter clareza de qual é o seu caminho. E é preciso ter clareza do tipo de pessoa que precisa ser para construir o que você quer construir. Estas conversas/entrevistas são ótimas para montar na sua cabeça.

Qual a hora certa? Seu guardanapo traz segurança

Gosto muito de ideias e projetos que começam rabiscados em um guardanapo. Já fui ajudado por muitas conversas em que ideias e aprendizados foram anotados em guardanapos de almoços ou jantares e já ajudei muita gente assim também.

É importante você ter escrito no seu guardanapo, quais são os critérios que você precisa ter, para se sentir seguro em empreender. Uma lista. Quanto dinheiro precisa ter guardado, quais indicadores de sucesso, qual o mínimo você precisa estar ganhando, com o que você precisa estar trabalhando, limite de horas que você está disposto a alocar, critérios que precisam ser atendidos.

Para algumas pessoas, será uma lista curta, para outras, uma série de condições. Não existe certo ou errado. O importante é atender aos critérios que deixam você seguro para seguir com um novo projeto.

Lembro que no meu guardanapo de mudança de carreira havia 4 itens: ter dinheiro guardado para sobreviver 6 meses sem renda nenhuma (algumas pessoas colocam 1 ano ou até 2 anos. O critério é seu, você escolhe), gostar do que faço (não queria mudar para uma carreira que eu não gostasse, por isso iria atender 10 pessoas e avaliar se eu tinha gostado ou não), ter indicadores que este novo mercado tinha demanda e gente disposta a pagar pelo que eu queria fazer, investir em três treinamentos que me capacitassem e dessem segurança de atrair e fechar novos clientes. 

Trabalhar primeiro para ter estes critérios preenchidos é o que traz segurança e principalmente, paz mental. Se a sua lista tem só um critério ou tem 10 critérios não importa, o importante é que ela traga segurança para você. É importante que seus critérios sejam bem específicos.

E o que eu construí até aqui?

É comum termos a sensação de que seguir um novo caminho significa jogar fora tudo o que foi construído até aqui. Fato é que tudo o que você aprendeu e evolui seguramente será usado no seu novo caminho. A forma de pensar e resolver problemas que a formação em engenharia me deu, e todo conhecimento e habilidade que adquiri no mundo corporativo na gestão de negócios e pessoas me ajudam TODOS os dias no meu negócio. Nenhum conhecimento ou habilidade é perdido ou jogado fora.

E vamos adquirir muitos outros conhecimentos e habilidades em um novo caminho.

O que eu posso fazer? Qual a melhor ideia?

Prestar serviços para as pessoas já é empreender. Você já é uma empresa, mesmo que de apenas uma pessoa.

Por isso, é importantíssimo que você aprenda sobre vendas e marketing. Para qualquer coisa que for fazer, você precisa aprender a comunicar o que você faz para as pessoas poderem comprar de você. É algo que você deve começar desde já a estudar e aprender. Mesmo que ainda não saiba exatamente o caminho que você vai seguir ainda. É um estudo contínuo e é uma habilidade que todos nós precisamos adquirir. Não é algo que já nascemos sabendo. Se você não tem afinidade ou familiaridade com o tema, ótimo, é como a maioria das pessoas. E pode aprender e desenvolver.

Uma das maiores travas para quem tem vontade de empreender é não saber o que fazer, em que área atuar. É preciso ter em mente, que independente do tamanho do negócio que deseja criar, seja prestar serviços ou vender produtos de forma independente ou uma grande empresa, você precisa gerar valor para as pessoas e resolver alguma dor delas.

Eu fiz uma live no Instagram com um gigante empresário do mundo digital sobre este tema e tenho certeza de que vai contribuir com a clareza de como pode ajudar as pessoas. Vai trazer novas ideias e abrir a sua cabeça para o quanto você pode contribuir com outras pessoas ou negócios, mesmo que ainda não saiba. A live está neste link.

Empreender é uma escolha e como qualquer caminho traz suas dificuldades. Se empreender for o seu caminho, é um caminho maravilhoso. Assim como qualquer caminho que esteja alinhado com você.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.