x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

CPA

Exame para contador público certificado nos Estados Unidos (CPA)

Órgãos de contabilidade criaram um padrão profissional para garantir que apenas indivíduos qualificados recebam o licenciamento.

13/07/2021 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Exame para contador público certificado nos Estados Unidos (CPA)

Exame para contador público certificado nos Estados Unidos (CPA) Pexels

O Uniform CPA Examination é o exame desenvolvido pela AICPA (Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados) com contribuição da NASBA (Associação Nacional dos Conselhos Estaduais de Contabilidade) e dos conselhos estaduais de contabilidade.

Ele é projetado para avaliar o conhecimento e as habilidades de que os contadores precisam para praticar contabilidade pública. Por definição, os contadores públicos certificados atuam em empresas públicas, negócios e indústria, governo, organizações sem fins lucrativos e educação.

Como esses profissionais são incumbidos de grande responsabilidade, os órgãos de contabilidade criaram um padrão profissional para garantir que apenas indivíduos qualificados recebam licenciamento. A credencial CPA é um símbolo de confiança e profissionalismo no mundo dos negócios.

Uniform CPA Examination

Os conselhos estaduais que determinam os requisitos de elegibilidade e licenciamento para os candidatos de sua jurisdição. São quatro variáveis que qualificam uma pessoa para contador público licenciado: educação, experiência, exame e ética.

Além das horas de bacharelado, instrução em nível de pós-graduação (MBA ou Mestrado) também são exigidas pela maioria dos estados. Quanto à experiência, a maioria dos estados exige pelo menos dois anos de experiência.

O Exame CPA é um teste de 16 horas dividido em quatro seções:

  1. Auditoria: conhecimento de procedimentos de auditoria, de normas de auditoria geralmente aceitas e de outras normas relativas a projetos de certificação, ética e as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.
  2. Ambiente de negócios e conceitos: conhecimento de ambiente de negócios e conceitos de negócios gerais que os candidatos precisam conhecer para compreender as razões comerciais subjacentes às transações comerciais e as implicações contábeis dessas transações, bem como as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.
  3. Contabilidade e relatórios financeiros: conhecimento de princípios contábeis geralmente aceitos para empresas comerciais, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais e as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.
  4. Regulação: conhecimento de tributação federal, ética na prática tributária, responsabilidades profissionais e legais e direito comercial e as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.

É necessário ser aprovado em todas as quatro seções do Exame CPA em 18 meses. A pontuação para aprovação é 75 em uma escala de 0-99.

O exame inclui questões de múltipla escolha, bem como questões que reproduzem situações de trabalho e estudos de caso. Em abril de 2004, foi lançado o exame de CPA feito em computador e o exame de papel e lápis foi descontinuado.

É possível realizar o exame no Brasil, que é aplicado em centros da Prometric Testing no segundo mês de cada trimestre. É oferecido somente em inglês e as taxas variam de acordo com a jurisdição escolhida.

Mais informações podem ser obtidas no site da AICPA e NASBA.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.