x

Artigo carreira

Série perfil comportamental #1: por que faço o que faço?

Nesse artigo você vai conhecer diferentes perfis comportamentais e suas características, ajudando a lidar melhor com as pessoas no dia a dia.

20/07/2021 14:35:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Série perfil comportamental #1: por que faço o que faço?

Série perfil comportamental #1: por que faço o que faço? Pexels

Nesta série de artigos trarei um tema pelo qual sou apaixonado e estudo desde 2008: perfil comportamental. Deixei dois presentes para você ao final deste texto. Tenho certeza de que este tema trará benefícios e transformação para sua carreira e para sua vida. Você vai aprender a lidar melhor com cada tipo de pessoa (inclusive aquelas mais difíceis). A forma como você se relaciona e se comunica com as pessoas a sua volta são chave para sucesso na carreira e nos seus relacionamentos. Algumas pessoas têm maior facilidade em lidar com os outros (e não entendem muito bem quem não tem) e outras tem uma dificuldade maior (ou menor paciência) em lidar com quem está a sua volta.

Todos nós temos uma forma específica de nos comunicar, de tratar as pessoas, de lidar com as situações, nos relacionar no trabalho, em casa e com nós mesmos. E o mais interessante é que temos ferramentas precisas que nos ajudam a entender mais a fundo como cada um prefere se comunicar, se relacionar e se comportar.

Um estudo da Florida Christian University, mostra que 80% das falhas ou acidentes que ocorrem durante a jornada de trabalho nos EUA, acontecem por conflitos interpessoais e não em razão da capacidade técnica. A maior parte dos erros e falhas vem da nossa dificuldade em nos relacionar com outras pessoas. Bom seria se fossemos todos iguais!

No site da globalstudies.com há um estudo de que 79% das pessoas que pedem demissão citam a principal razão como falta de reconhecimento. E a razão principal não é salário maior e sim reconhecimento e valorização por sua forma de pensar, suas ideias e valores pessoais. As pessoas não deixam as empresas. Elas deixam seus chefes.

Como desatar este nó?

Existem quatro grandes Perfis de Comportamento, e todos nós temos um pouco de cada um deles. Mas existe um que temos uma quantidade maior. E irá ditar porque você faz o que faz, e da maneira que faz. Tem pessoas mais focadas na execução de tarefas e outras mais focadas em cultivar e cuidar dos relacionamentos. Algumas mais extrovertidas e que vão falar e se expor naturalmente, ao passo que outras são mais introvertidas e preferem só falar quando estiverem seguras. É autoconhecimento profundo. E quando aprendo sobre mim e aprendo sobre o outro, a forma de me relacionar com a vida muda.

É importante você ter clareza neste momento sobre dois pontos.

- 1º: nenhum perfil é melhor que o outro. Não existe perfil melhor ou pior. Todos os perfis têm pontos fortes únicos e todos tem pontos de melhora.

- 2º: o perfil comportamental não é um rótulo. O perfil indica potencial e jamais vai limitar o que você quer alcançar. Todos os perfis são plenamente capazes de alcançar o mesmo objetivo, a diferença é que cada um alcançará o resultado por um caminho próprio.

Os quatro perfis comportamentais:

EXECUTOR:

O perfil executor é o das pessoas voltadas para resultados. Elas são práticas, objetivas e querem alcançar o resultado, a última linha. Não importa muito para elas o “como será feito”, o que importa é que seja rápido e garanta o resultado. Os executores são mais voltados às tarefas do que aos relacionamentos. Por isso tendem a ser rápidos e quererem que as coisas sejam rápidas. Eles vão direto ao ponto e não querem perder tempo. Por isso, muitas vezes, para os outros perfis, podem ser entendidos como grosseiros, que dão “patadas”. Gostam de estar no comando, liderar e dar ordens. Detestam quando alguém tenta controlar ou micro gerenciar suas atividades. Para eles é importante serem independentes e poderem agir.

Uma grande força que admiro nos executores é a visão que eles possuem. Gosto de chamar da “visão de drone”, ou “visão google maps”. Eles naturalmente enxergam de cima, conseguem enxergar longe, enxergam a floresta não a árvore. Por ter uma visão de longo alcance e serem rápidos, geralmente são impacientes com as outras pessoas que não conseguem enxergar e agir como eles. Principalmente as pessoas que são mais detalhistas. Isto traz uma dificuldade do Executor nos relacionamentos. Eles podem passar por cima das pessoas, como um rolo compressor. Não fazem por mal, fazem pelo foco na execução “sai da frente que eu estou passando”. Mas os outros perfis, principalmente voltados aos relacionamentos podem sair machucados.

Os executores conseguem ver as soluções e como resolver uma situação pois olham além dos obstáculos. Os outros perfis podem travar quando surge uma dificuldade. Os executores não se intimidam por obstáculos, pelo contrário, eles gostam de desafios e superam de forma corajosa e assertiva qualquer obstáculo. Mesmo que internamente o Executor possa não estar tão seguro de si quanto as outras pessoas o enxergam. Mesmo assim, no geral, ele tem uma autoconfiança maior do que as outras pessoas, que o admiram pela sua capacidade de realização. Você conhece alguém assim?

COMUNICADOR:

O perfil comunicador tem o foco voltado para as pessoas e relacionamentos. São pessoas naturalmente mais extrovertidas e que buscam conexão com outras pessoas. Eles têm uma grande facilidade em criar conexões, em conhecer pessoas, construir relacionamentos e estabelecer confiança com os outros. Em 5 minutos de conversa ele já é seu amigo.

O foco no relacionamento dá ao comunicador uma capacidade grande de conseguir ler as pessoas e seus sentimentos e ser bastante influenciador. Ele sabe o que acontece com as pessoas e sabe o que falar e o que fazer para que elas se sintam melhor. Tem facilidade em se expor, falar e aparecer, já que gostam de reconhecimento. Dá a ele a sensação de que as conexões estão fortes. Tudo o que ele não quer é ser deixado de fora ou deixar alguém na mão. São otimistas e impulsivos.

Os comunicadores também são rápidos e querem resultados melhores e maiores nas áreas de sua vida. Eles são muito criativos e a cabeça é uma chuva de novas ideias e projetos. É o ponto onde mais precisam de ajuda, para organizar e estruturar as ideias e atividades, sair do papel e começar a fazer. Eles têm muita iniciativa, por gostarem de coisas novas, mas pouca acabativa, principalmente se envolver rotinas e muitos detalhes, o que odeiam. Valorizam muito mais a liberdade e poder escolher seus caminhos. Quem você conhece, na sua família e trabalho, que tem características do comunicador?

PLANEJADOR:

Os planejadores, assim como os comunicadores, são voltados mais aos relacionamentos do que às tarefas. São pessoas muito leais, muito justas, que escutam e tem empatia genuína para com os outros. Eles cuidam muito das outras pessoas. Diferentemente dos comunicadores que são abertos, os planejadores tendem a ser mais fechados no início e só se abrem para quem realmente confiam. Então são poucas relações e bem mais profundas.

A palavra-chave dos Planejadores é a segurança. Eles buscam primeiro sentir-se seguros em tudo o que fazem. Por isso tem uma grande capacidade de planejar começo-meio-fim de todas as coisas e gostam de estabilidade e previsibilidade. E a falta de segurança é o que mais impede os Planejadores de seguirem. Eles travam e buscam a segurança acima de tudo, e muitas vezes perdem muito tempo por buscar 100% de segurança.

Uma dificuldade que encontram são os conflitos. Detestam conflitos e muitas vezes não falam seu ponto de vista ou não argumentam porque não querem entrar em conflito e atrapalhar o outro. Eles tendem a guardar para si e muitas vezes dizem sim, querendo dizer não.

Eles são ótimos para estruturar as coisas e criarem processos. E buscam otimizar tudo o que fazem. Eles criam, constroem e melhoram aquilo que construíram.

São genuínos no cuidado e no respeito ao outro. Os gestores e colaboradores do time que são planejadores cuidam muitos das pessoas e geralmente os times deles rodam muito bem, em sintonia. Quem você conhece com o perfil Planejador?

ANALISTA

O Perfil analista tem uma força incrível. Ele é muito voltado à qualidade e à excelência em tudo o que fazem. Por ser um perfil mais voltado às tarefas do que aos relacionamentos, assim como os executores, eles vão a fundo em tudo o que fazem. Eles geralmente têm um olhar muito profundo sobre algum aspecto da vida (aquele que ele escolher se aprofundar) e temos muito a aprender com eles, já que enxergam coisas que ninguém mais enxerga.

Eles são voltados aos detalhes e são ótimos para fazer análise de risco. Eles sabem enxergar o que vai dar errado, quando vai dar errado e o que precisa ser feito para corrigir. Também são estruturados, metódicos, organizados e tomam decisões com planilha de Excel (dados, fatos, tudo calculado para tomar a decisão certa).

O excesso destas características pode levar o Analista a ser pessimista ou muito crítico consigo mesmo e com os outros. O foco em excesso no que está errado ou no que falta pode atrapalhar inclusive nos relacionamentos dele. Este perfil, por não querer errar é naturalmente pressionado. Ele se cobra e se pressiona muito para não fazer errado.

Podem seguir uma área científica, de dados ou uma área artística (música, pintura, desenho), ambas pela tamanha capacidade que possuem em enxergar detalhes. Seguem as regras à risca e confiam no método. Possuem um valor de honestidade muito forte e tendem a ser trabalhar melhor quando estão quietos, no canto deles, sem muitas interrupções. As interrupções atrapalham sua linha de raciocínio (ao contrário do comunicador, que se energiza no relacionamento com os outros). Pense agora, quem você conhece que possui o perfil mais analista?

Eu adoro conversar com um analista sobre assuntos que gosto, pois eles vão à fundo, pesquisam, entendem, compararam e trazer informações que normalmente nem sabemos que existem. É um aprendizado muito grande.

O lado bom e o lado ruim da força

É importante termos em mente de que qualquer característica, por si só, é neutra. Quem irá decidir se a característica será usada para o lado bom ou ruim da força, é o próprio indivíduo. Vale para qualquer característica, por exemplo: influenciador. Uma pessoa pode ser ótima influenciadora, para ajudar outras pessoas buscarem melhora e desenvolvimento. Mas a mesma característica pode ser usada para manipular ou enganar os outros. Pense agora em grandes comunicadores que ajudaram o mundo e em grandes manipuladores que enganaram pessoas. Ambos têm a mesma característica, a diferença está em como escolheram usar. 

Perfis voltados às tarefas e aos relacionamentos

Quando digo que um perfil é mais voltado às tarefas do que aos relacionamentos, (ou vice-versa), não significa que estas pessoas não sabem se relacionar. Muito pelo contrário, sabem e podem se relacionar muito bem. Quando trago esta característica é para demonstrar qual a prioridade de cada perfil.

Os executores e analistas têm a tendência de serem voltados mais às tarefas, ou seja, vão priorizar terminar o que precisa ser feito no lugar de agradar, considerar ou cuidar do relacionamento. Foco na missão.

Os perfis voltados mais aos relacionamentos, comunicadores e planejadores, priorizam o relacionamento e vão preferir não se indispor, atritar ou conflitar com alguém para concluir uma tarefa. Se alguém precisar de alguma ajuda simples, eles vão parar o que estão fazendo para ajudar.

Qual o meu Perfil?

Lembre-se que falamos agora há pouco de que temos todos os perfis. Somos uma combinação deles e você deve ter se enxergado em características deles. É perfeitamente normal. Com qual deles é o que você mais se identifica?

Eu adoro o Relatório de Perfil Comportamental, é uma ferramenta que uso em sessões para ajudar as pessoas a se conhecerem mais e a se aceitarem mais. A ferramenta tem 97,97% de assertividade e traça o seu perfil, traz as suas características, a forma de se relacionar, os seus talentos naturais e como usar o que você tem de melhor para te ajudar a conquistar o que você quer. Literalmente seu manual, seu raio-x.

E as pessoas à sua volta, na sua família e no seu trabalho? Qual é o perfil de cada um? Faça este exercício, é muito interessante. Aprendemos a nos relacionar melhor com o outro quando conseguimos entender por que ele faz o que faz, diferente da forma como eu faço (ou faria).

A distância entre julgar e valorizar é pequena!

Todos têm seus pontos fortes e pontos de dificuldade e acredito que assim que passamos a entender melhor o outro, deixamos de julgar tanto as diferenças e passamos a entendê-los melhor. E em um segundo momento podemos valorizar estas diferenças que antes julgávamos, já que um pode ajudar o outro em sua dificuldade.

O meu perfil é Comunicador Executor. Tenho os dois fortes. E meu braço direito na minha empresa é uma Planejadora, que me ajuda a construir e organizar os processos do meu negócio, o que não é meu forte. Podemos focar nas diferenças e tentar mudar o outro ou podemos focar no que cada um tem de positivo e ambos se beneficiarem disto. É maravilhoso!

E salva casamentos.

Já existem conflitos pré-estabelecidos pelo simples fato de termos perfis diferentes.

Muitos clientes já me disseram que salvaram seu casamento por entenderem as diferenças entre seu perfil e da sua esposa, marido ou companheiro. Antes tinham dificuldade de entender as diferenças e porque tinham valores diferentes em algumas questões. Depois de entenderem o perfil de cada um ficou muito mais fácil a convivência.

Próximos temas e dois presentes para você:

Nos próximos artigos desta série, vou escrever mais a fundo sobre cada perfil e como se relacionar com cada um deles. E você vai aprender a tirar o melhor do seu próprio perfil e aprender a lidar melhor consigo mesmo também! É muito importante conhecermos sobre todos eles, já que nos relacionamentos diariamente com todos eles.

Me deixa saber nos comentários, qual é o seu Perfil? O que você aprendeu sobre você ou o outro? Compartilhe este artigo com pessoas próximas e queridas se você achar que vai ajudá-las.

PRESENTES PARA VOCÊ:

Gravei uma playlist de vídeos rápidos com informação valiosa no Youtube explicando os 4 perfis. Clica no link para ver, tenho certeza de que vai gostar: https://www.youtube.com/playlist?list=PLkbdM-NIt1U7nqQEcRwY1gJn7XPWB-tUk

Deixei também um presente com o resumo dos 4 Perfis para você baixar e guardar de cola. Frente a um atrito ou dificuldade com outra pessoa, olhe para o Perfil dela e faço o exercício de olhar o mundo como ela está vendo! É um superpoder que muda a forma como você se relaciona com a vida! Aproveite. Espero que goste.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.