x

CARREIRA

Como tornar seu currículo mais atrativo

Com a crise econômica dos últimos anos, cada vaga de trabalho é disputada por dezenas ou até centenas de candidatos e seu currículo precisa se destacar da multidão.

20/08/2021 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como tornar seu currículo mais atrativo

Como tornar seu currículo mais atrativo Foto: Pixabay

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, a consultoria CareerXRoads criou um currículo fictício e enviou para as 100 melhores empresas para se trabalhar. O resultado? 66 empresas ignoraram o currículo, 28 enviaram um e-mail de rejeição e somente seis responderam para agendar uma entrevista.

Com a crise econômica dos últimos anos, cada vaga de trabalho é disputada por dezenas de candidatos. Com isso, os recrutadores precisam analisar muitas informações e investem pouco tempo com cada currículo. Pesquisas indicam que, em média, um recrutador investe menos de 10 segundos por currículo.

Quando o recrutador está analisando seu currículo, ele está considerando se as informações disponíveis serão suficientes para “vender” você à pessoa (o gestor ou líder de equipe) que efetivamente precisa de um colaborador. Ou seja, seu currículo precisa se destacar da multidão, tanto pelo conteúdo quanto pela organização e design.

Vamos fazer um pequeno exercício? Imagine que um recrutador tem em mãos os currículos de dois candidatos para uma vaga de gestor de projetos. O candidato A informa que possui MBA em Gestão de Projetos e três anos de experiência em uma posição similar à da vaga que está sendo oferecida. A candidata B informa que possui três anos de experiência em gestão de projetos e na posição atual conseguiu reduzir o tempo de execução dos projetos em 20%, gerando redução de custos para a empresa na ordem de 10%.

Que candidato oferece os melhores argumentos? A segunda parece melhor porque conta uma história convincente sobre a sua experiência e apresenta métricas tangíveis para seus resultados. Essas são as informações que o recrutador efetivamente procura no currículo, porque o ajudam a ter mais segurança em relação aos resultados que o candidato poderá entregar se for contratado.

Agora pense no seu currículo. Ele conta bem a sua história de atividades e realizações profissionais? Ou precisa de ajustes para sair do padrão burocrático utilizado pela maioria dos candidatos e realmente se destacar? Um bom currículo pode facilitar a vida do recrutador, demonstrando claramente sua trajetória e como ela pode ser útil à empresa que está contratando.

Analise seu currículo e responda às seguintes perguntas:

1. Meu currículo apresenta claramente minha experiência e resultados?

A melhor maneira de vender a si mesmo e demonstrar sua experiência é elaborar uma seção de perfil convincente, que destaca os resultados alcançados ao longo da sua trajetória profissional. Três ou quatro linhas devem ser suficientes para sintetizar essas informações e causar uma primeira boa impressão nos recrutadores.

 Sempre que possível utilize resultados tangíveis para demonstrar os resultados que você alcançou nas posições que ocupou. Também fique atento à descrição da vaga à qual está concorrendo e veja se o seu perfil está alinhado com ela.

2. O conteúdo do meu currículo conta uma história convincente sobre os meus resultados?

Os recrutadores não conhecem você e talvez tenham poucas informações das empresas em que você já trabalhou, por isso você deve ser o mais claro e preciso possível. Dizer que você se destacou como gerente de vendas pode ser interessante, mas se puder informar que você foi um dos cinco melhores gestores de vendas de uma equipe de cinquenta vai realmente dar ao recrutador o contexto para compreender seu resultado. Não se trata de superestimar suas realizações, mas de mostrar em que contexto elas foram alcançadas.

3. Eu incluí métricas tangíveis que ajudam a demonstrar meus resultados?

Complementando o item anterior, é fundamental incluir resultados tangíveis. É muito mais fácil convencer os recrutadores se o seu desempenho vier acompanhado de indicadores claros. Essas informações devem ser incluídas na descrição das atividades realizadas nos cargos que você ocupou. Não diga apenas que você atuou como analista de marketing, se você pode dizer que implementou uma estratégia de mídias sociais e aumentou em 30% o número de acesso às plataformas digitais da empresa. Números (desde que você possa efetivamente defendê-los) ajudam a destacar você.

Agora revise seu currículo pensando nesses tópicos. Certamente você poderá aperfeiçoar as informações e será capaz de destacar os pontos mais relevantes da sua trajetória profissional.

Fonte: Currículo Pro

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.