x

Artigo Contábil

Saiba como as empresas podem economizar em tributos com a utilização da Revisão Fiscal

Processo é imprescindível para detecção de erros nos cálculos dos tributos e na escolha dos regimes de tributação

23/08/2021 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saiba como as empresas podem economizar em tributos com a utilização da Revisão Fiscal

Saiba como as empresas podem economizar em tributos com a utilização da Revisão Fiscal Foto de Sora Shimazaki no Pexels

Sua empresa faz a revisão fiscal para economizar nos tributos? Pode parecer estranho, mas muitos negócios, desde os pequenos até os grandes, podem estar pagando mais tributos do que deveriam.

Alguns dos motivos para isso são a escolha de um regime de tributação que não é o mais adequado, erros no cálculo de tributos – que ocasionam pagamentos mais caros do que o correto – e os atrasos e erros em pagamentos, que podem gerar multas. Por todos esses motivos, fazer a revisão fiscal é crucial. Continue lendo o post e entenda como ela pode ajudar a empresa a economizar. 

O que é a revisão fiscal?

A revisão fiscal pode ser definida como a análise dos principais processos tributários e fiscais em uma empresa. O objetivo é garantir que sejam adotadas as melhores práticas no cálculo, recolhimento e declaração dos tributos. O grande desafio é que esse processo é bem trabalhoso. Não somente a malha tributária brasileira é complexa, mas está sempre mudando. Soma-se a isso todo o trabalho que esses profissionais têm e dificilmente existe tempo hábil para fazer a revisão. Por conta disso, é possível que sua empresa esteja pagando mais do que o necessário. 

Como é feita a revisão fiscal?

Na prática, a revisão fiscal envolve diversos processos: 

  • Cálculos tributários;
  • Escrituração fiscal;
  • Pagamentos de impostos;
  • Envio de obrigações acessórias;
  • Emissão de notas fiscais.

Portanto, todos esses procedimentos são checados em um período de 5 anos, para garantir que as informações passadas estão corretas. Além disso, o processo busca fazer os pagamentos de tributos sem erros, nem para mais, nem para menos. Por fim, também busca detectar créditos fiscais que podem ser aproveitados. Para encontrar essas respostas, é preciso fazer estudos acerca da lei brasileira, destacando todas as mudanças no período e como elas afetam o negócio. É destacado um profissional de contabilidade ou uma equipe de auditoria externa para fazê-lo. 

Quais são os benefícios da revisão fiscal e como ela ajuda sua empresa a economizar?

Um dos principais benefícios da revisão fiscal é a recuperação de créditos tributários. Com eles, sua empresa pode solicitar descontos ao fisco nas próximas obrigações. Além disso, ajuda o negócio a entender se está 100% alinhado com as leis vigentes, garantindo economia de dinheiro e poupando muita dor de cabeça. Outro ponto importante é garantir que a empresa não está pagando tributos a mais e que o regime de tributação é o mais adequado. Como as regras e alíquotas mudam frequentemente, esse problema é muito comum.

Além disso, pode passar despercebido por muitos anos, se ninguém conferir os números e perceber algo errado. Por fim, a revisão fiscal também pode ajudar sua empresa a ter mais conhecimentos sobre o próprio negócio. Ou seja, você tem um panorama mais completo e preciso de como é feito o pagamento de tributos. Tudo isso ajuda a sua empresa a economizar no curto, médio e longo prazo. Esses recursos podem ser reinvestidos, para ajudar o negócio a crescer, prospectar clientes e muito mais.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.