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VAREJO

6 tendências de finanças em 2025 que vão auxiliar empresas na transição da nova reforma tributária

Prepare-se para a Reforma Tributária e otimize seus resultados com estas 6 tendências

13/01/2025 20:30

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6 tendências da gestão financeira no varejo para 2025

6 tendências de finanças em 2025 que vão auxiliar empresas na transição da nova reforma tributária Foto: Ben Khatry/Pexels

A gestão financeira no varejo deve ser encarada como estratégia, e não somente uma necessidade para o funcionamento e o controle das lojas. Ela economiza tempo e recursos dos negócios, contribuindo fortemente para o sucesso das vendas. E mais: a implementação da Reforma Tributária, prevista para começar em 2026, é mais um motivo para os comerciantes acompanharem as novidades do setor.

“No próximo ano, as empresas vão passar por um grande e novo desafio, que é entender a Reforma e como tirar proveito dela sem sucumbir às complexidades. Não adianta reclamar e é preciso ter a ‘atitude de mãos à obra’ desde já”, comenta Paulo Zirnberger, CEO da Omnitax, empresa especializada em inteligência tributária e soluções fiscais. “O setor está acostumado a ‘fazer do limão uma limonada’ e, dessa vez, o impacto não será apenas na cadeia tributária, mas em todo o varejo”, continua.

As novas tecnologias e a inteligência artificial devem ajudar nesse protagonismo, ao lado das plataformas de pagamento digital e do Open Finance. Para ajudar as empresas não apenas durante a transição da Reforma, mas no longo prazo, o executivo compartilha cinco tendências e tecnologias que devem estar presentes no setor varejista em 2025. Confira:

Motor de cálculo da Reforma Tributária

O motor da reforma tributária é uma ferramenta para orientar empresas a se manterem em conformidade com a legislação. A ideia aqui é simular operações, permitindo aos gestores tomar decisões de negócios em tempo real, fundamentadas no entendimento de cada DNA tributário. A solução funciona em nuvens e pode ser conectada aos sistemas por meio de APIs, tornando-a altamente conectável, simples, rápida, flexível e especializada.

“Nunca a palavra ‘competência’ foi tão importante. É esperado que cada empresa do ecossistema tributário e financeiro tenha a sua, e cabe à tecnologia entregar novas capacidades para o varejo enfrentar os desafios dos próximos dez anos, durante a transição”, afirma Zirnberger.

Integração de inteligência artificial e automação

A IA vai ajudar muito na transformação da gestão tributária e financeira do varejista, trazendo inicialmente o conteúdo legislativo e a capacidade de adaptar as operações e decisões em tempo real. Com as ferramentas de otimização, rastreabilidade e análise preditiva, as empresas podem projetar os melhores cenários financeiros para a sua cadeia de valor de forma a atender a demanda dos consumidores, permitindo o planejamento estratégico de estoques e evitando tanto o excesso quanto a falta de produtos.

“Além disso, essa tecnologia possibilita a otimização de preços em tempo real, ajustando valores com base em variáveis como a legislação, tendências de mercado, concorrência e comportamento do cliente, o que pode maximizar as margens de lucro”, destaca o executivo.

Plataformas de pagamento digital

O e-commerce segue impulsionado pela adoção acelerada de carteiras digitais e métodos de pagamento inovadores, como o Buy Now, Pay Later (BNPL). Esses sistemas facilitam a experiência de compra dos consumidores, alcançam pessoas mais exigentes com seus métodos de pagamento e geram oportunidades significativas para as empresas se destacarem em mercados.

As carteiras digitais, por exemplo, oferecem uma experiência rápida, segura e prática, alinhada às demandas dos consumidores modernos, que priorizam conveniência e tecnologia. Com ela, não é necessário fornecer dados, cartões físicos ou digitais, e a compra pode ser concluída em segundos.

Já o BNPL, que permite dividir pagamentos em parcelas sem juros, atende a um público que busca flexibilidade financeira, especialmente entre os jovens.

Expansão da omnicanalidade e da experiência personalizada

A convergência entre canais físicos e digitais está modificando a maneira como as empresas interagem com seus consumidores. Ela permite que os consumidores transitem de forma fluida entre as lojas físicas, o e-commerce, os aplicativos móveis e as redes sociais, mantendo o mesmo nível de qualidade e personalização no atendimento.

Isso significa que o cliente pode, por exemplo, começar sua jornada de compra online, verificar a disponibilidade de produtos em uma loja física e finalizar a compra presencialmente ou vice-versa. “Investir em estratégias omnicanal, que integram diferentes pontos de contato em uma experiência consistente e personalizada e extremamente rápida, é essencial para aumentar receitas e fortalecer a fidelidade do cliente”, ressalta Paulo.

Uso estratégico de dados em tempo real

No varejo, os dados são os principais motores das operações e decisões estratégicas. Com o avanço das plataformas de Business Intelligence (BI), os gestores passam a ter acesso a ferramentas que oferecem uma visão abrangente e em tempo real do desempenho financeiro, operacional e comercial de suas empresas.

Uma das principais vantagens do uso de BI integrado ao motor de cálculo no varejo é a capacidade de analisar grandes volumes de dados e convertê-los em decisões em tempo real, aumentar ou reduzir os preços com base em conhecimento do negócio é a nova moda. As plataformas integram informações de múltiplas fontes, como sistemas de ponto de venda (PDV), e-commerce, redes sociais e feedback dos consumidores, criando uma base sólida para a tomada de decisões.

Open finance e personalização de serviços financeiros

O avanço do Open Finance segue permitindo que consumidores compartilhem seus dados financeiros de maneira segura e controlada. Essa mudança cria um novo cenário, no qual os comerciantes têm acesso a informações detalhadas sobre o perfil financeiro de seus clientes, o que, por sua vez, abre portas para uma série de oportunidades personalizadas.

“Com o consentimento dos consumidores, as empresas podem acessar informações sobre seu comportamento, como histórico de compras, hábitos de pagamento e capacidade de crédito. Obtendo esses dados, os comerciantes podem desenvolver produtos e serviços que atendem diretamente às demandas e preferências de cada cliente, aumentando as conversões”, finaliza Paulo.

Fonte: Omnitax

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