x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ARTIGO EMPRESARIAL

A importância do exemplo na cultura organizacional

Neste artigo entenda mais sobre a importância da cultura organizacional para a integridade empresarial.

26/08/2021 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A importância do exemplo na cultura organizacional

A importância do exemplo na cultura organizacional Foto: Pixabay
A cultura de uma organização é um dos fatores mais determinantes para a sustentabilidade e perenização de uma empresa no mercado.
 
Por mais que a empresa tenha bons controles, políticas bem definidas e treinamentos constantes, no final do dia tudo depende de pessoas, atitudes e intenções.
 
Segundo Michael Comer, no seu livro FRAUDES CORPORATIVAS, 25% de todos os adultos mentem, roubam ou trapaceiam; 25% nunca fazem algo desonesto e 50% podem seguir qualquer dos dois caminhos.
 
É assustador pensar que segundo este estudo, existe a probabilidade real de que 75% dos adultos sejam propensos à atitudes fraudulentas.
 
Dito tudo, isso as atitudes dos líderes são fatores determinantes para a disseminação de uma cultura de integridade, de fazer o certo, de passar um exemplo íntegro e honesto.
 
E falando assim aparentemente passa-se a impressão de que os líderes, diretores e presidentes de companhias tem que ser balizados como pessoas que nunca podem cometer deslizes... Não! Não é isso que eu estou trazendo aqui à sua reflexão.
 
O que eu quero te dizer é que sendo você uma referência pública, um líder de sua empresa você tem que medir suas atitudes desde as mais simples de forma que isso transpareça, não a sua ação em si, mas o que através de você a empresa quer que seja assimilado como cultura dentro daquele ambiente chamado de empresa.
 
E em muitos casos, esse exemplo perpassa os muros da empresa chegando às famílias daqueles que lá trabalham, repassando isso aos maridos, esposas, filhos...
 
Veja o tamanho da responsabilidade de um líder! 
 
Pense nisso, seja um bom exemplo, mude a sua empresa, transforme vidas! 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.