x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Trabalhista

Contratação de Doméstica: qual o gasto real ?

Quando decidimos contratar uma doméstica, é preciso que alguns fatores sejam levados em conta para poder tomar a decisão de forma acertada.

31/08/2021 18:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contratação de Doméstica: qual o gasto real ?

Contratação de Doméstica: qual o gasto real ? Pexels

Vários são os fatores que devemos levar em conta para a analise financeira na contratação de uma doméstica. E apesar de termos sindicatos, salários mínimos, e regramentos, existem muitos fatores que pesam na decisão. Entre eles os mais importantes são:

  • Valor mínimo da categoria;
  • Benefícios ( Transporte, alimentação, Médicos );
  • Carga semanal de atuação:
  • Necessidade !

Devemos sempre lembrar que empregado doméstico, não é algo considerado essencial a todos e sim é uma categoria considerado por muitos, luxo!

A empregada doméstica possui diferentes funções, e podem ser direcionadas para uma gama extensa de tarefas e atividades, ente as mais comuns estão : Limpeza, cozinha, cuidador(a), caseiro(a). E é  preciso levar em conta também este fator, pois por vezes a doméstica pretendida se torna alguém rotineiro, e “parte da família”, a depender da rotina do empregador.

Há empregadores que querem uma doméstica apenas em determinados dias, para manutenção de sua casa, ou a realização de tarefas necessárias ao dia a dia ( lavar roupas, dobrar, cozinhas ) , outros precisam dela de forma constante e diária não sendo possível viver sem. Então o fator necessidade, é muito relevante, pois é ele quem determina o quão importante será a doméstica, e o quanto vale tal trabalho.

Alguns estados possuem sindicato da categoria, outros não, e estes são representados pelo salário mínimo regional normalmente na segunda faixa. Onde poderemos consultar o valor mínimo salarial que deve ser observado durante contratação da doméstica.  

Mas mesmo que ele seja um “norte”, em relação ao salário mínimo, não quer dizer que seja fator absoluto! pois é preciso ter bom senso ao analisar outras variáveis como alimentação, deslocamento, viagens, bônus e etc que serão somados ao custo total da admissão.

Também não podemos esquecer que a doméstica precisa estar de acordo e satisfeita. Uma contratação envolve sempre dois lados, e por vezes isto é esquecido. Então você pagando “básico” a uma empregada que estará fazendo mais que o básico, certamente perceberá que ela pode encontrar outras opções que serão mais atrativas do que você. Lembre-se que por mais que uma empregada se sinta em casa no ambiente de trabalho, ela também possui contas, casa, família e despesas a honrar.

Quando falamos em gasto direto, sempre é interessante contar com uma assessoria especializada no planejamento, que poderá lhe dar uma boa estimativa de valores e o que esperar deste processo. Particularmente, sempre recomendo aos iniciantes no assunto que somem seus valores destinados a doméstica, pelo menos 25% a título de tributos e demais obrigações. É possível simular gastos com a planilha deste link.

Sempre pesquise em seu estado a média salarial paga, e adicione possíveis benefícios que possam ser atrativos as candidatas para atrair pessoas com mão de obra de qualidade, buscando referências e indicações sempre que possível.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.