O mercado brasileiro de franquias apresentou crescimento nominal de 19,1% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse avanço impulsionou o faturamento do setor de R$50 bilhões para R$60 bilhões no período, consolidando os primeiros meses do ano como um momento estratégico para empreendedores.
Com a proximidade do Carnaval, a dúvida é comum: ainda é possível inaugurar uma franquia antes da folia? Para Maurício Galhardo, sócio da F360, maior plataforma de gestão financeira para varejistas e franquias, é possível desde que o modelo de negócio e a estrutura da franqueadora permitam.
“Processos como análise da Circular de Oferta de Franquia (COF), treinamentos e etapas burocráticas podem ser realizados em tempo hábil, especialmente para franquias digitais ou de baixo investimento, que demandam menos estrutura física. Nesse caso, dá tempo de participar dos processos de treinamento e já começar a operar muito rapidamente”, aponta.
Além da possibilidade, o especialista destaca ainda que o início do ano tende, por si só, a ser um momento aquecido para o mercado de franquias, sobretudo por conta da alta disponibilidade de pontos comerciais devido a renegociações de contratos. No entanto, mesmo diante do cenário oportuno, a inauguração de uma franquia física leva em conta diversos fatores. “Dependendo do prazo necessário para a construção da loja, negociação ou estruturação do negócio, é bem provável que não haja tempo hábil para inaugurar antes do Carnaval. Ainda assim, o processo pode estar já bem encaminhado”, avalia.
Escolha pensada
O início do ano apresenta sazonalidades que devem ser cuidadosamente analisadas ao escolher a área de atuação da franquia. Mercados como o de turismo e cosméticos, por exemplo, tendem a ser aquecidos e propensos a alterações e picos de vendas significativos em determinadas épocas da temporada, em comparação ao de alimentos, por exemplo.
Segundo Galhardo, é fundamental que o candidato tenha conhecimento sobre as particularidades e oportunidades de cada setor, para que não ocorram decisões precipitadas. “É fundamental compreender a dinâmica por trás do negócio. Isso inclui entender a administração e gestão do empreendimento, avaliar os picos de venda e os momentos de menor movimentação. Conhecer o mercado em detalhes é essencial para tomar decisões e aproveitar as oportunidades”, pondera.
Pressa que nem sempre ajuda
Apesar da possibilidade, o sócio da F360 ressalta que a ansiedade pela abertura de uma franquia não deve resultar em queima de etapas importantes. Na visão do especialista, em muitos dos casos, quem acaba definindo pelo ritmo acelerado do progresso é a franqueadora, o que pode acabar gerando problemas para o candidato.
Para evitar complicações, Galhardo destaca a importância de se respeitar os prazos legais para o início das operações. “Ao receber a COF, por exemplo, é importante saber que existe, por lei, um prazo de 10 dias para analisá-la antes de assinar o contrato ou pagar a taxa inicial de franquia. Ainda que o candidato analise rapidamente com a ajuda de um advogado ou especialista e considere que está tudo certo, o período deve ser respeitado”, ressalta.
Maurício destaca ainda que, independentemente da celeridade, o planejamento estratégico e a afinidade com o modelo de negócio são cruciais para o sucesso da franquia a longo prazo. “O principal cuidado que deve ser tomado, independentemente da urgência ou oportunidade, é saber onde você está entrando. Isso é essencial para evitar decisões impulsivas, entender os obstáculos que podem surgir e avaliar se o negócio realmente faz sentido”, conclui.
Os gestores devem considerar a sazonalidade de cada setor, avaliar cuidadosamente o suporte oferecido pela franqueadora, além de conversar com outros franqueados para entender os desafios e as oportunidades reais do negócio.
Fonte: Maurício Galhardo, sócio da F360, explica as precauções e vantagens de iniciar um franqueamento no começo do ano