x

Pandemia

O novo normal no mundo empreendedor: como gerir em meio a uma realidade pandêmica

O período pandêmico vem nos ensinando uma nova maneira de viver. Se não mudarmos alguns costumes e formas como fazemos algo, poderemos ser “penalizados”.

15/09/2021 18:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O novo normal no mundo empreendedor: como gerir em meio a uma realidade pandêmica

O novo normal no mundo empreendedor: como gerir em meio a uma realidade pandêmica Pexels

Vivemos atualmente em mundo em constante transformação. O período pandêmico vem nos ensinando uma nova maneira de viver, ensinando-nos que se não mudarmos alguns costumes e formas como fazemos algo, poderemos ser “penalizados”.

Com isto, no mundo dos negócios, não seria diferente, esta transformação também veio para ficar e de uma forma bem agressiva e necessária, onde os gestores tiveram que agir de forma rápida, para que seus empreendimentos não ficassem para trás, chegando ao ponto de fechar as suas portas.

Fato que ocorreu com alguns empreendedores por resistirem a tais mudanças, que de certa forma foram abruptas forçando-os a empreenderem sob um novo olhar e nova forma.

Vale salientar que o mundo dos negócios vive em constantes transformações, porém nenhuma delas foi tão “imposta” como esta nova fase de reformulação.

Desde os seus primórdios as evoluções foram se dando de forma gradual, pensada, analisada e executada, porém neste período pandêmico que se instalou, o pensar, analisar e executar resumiram-se apenas em uma única palavra agir, caso contrario viriam por fecharem suas portas.

Os gestores devem pensar na contra mão de tudo aquilo que aprenderam ao longo do período tradicional empreendedor, pois todas as etapas do ciclo do PDCA por exemplo, teve que ser realizado de uma outra forma.

Forma esta que tiveram que agir rápido, e irem testando o uso de novas ferramentas, de novas visões empreendedoras que foram surgindo com o advento pandêmico, e ao logo dessa nova trajetória irem planejando, executando e analisando os resultados, tudo isto ao mesmo tempo.

Um dos exemplos que mais vemos são as empresas utilizarem-se de uma rotina de trabalho que no passado recente muitos diziam que não dava certo, a esta rotina chamamos de home office. Hoje vem dando super certo e é muito mais produtivo. Dados revelam que aquilo que a Apple, Microsoft, Google, dentre outras já faziam há anos no mundo, colocando seus funcionários para trabalharem de qualquer parte do mundo e não preso a uma sala de escritório, hoje virou realidade nos mais diversos segmentos.

Passados um ano e meio de período pandêmico e de constantes mudanças, estamos tendo avanços consideráveis quando o assunto é gestão empreendedora, onde a grande maioria dos gestores junto com os empreendedores, tiveram e ainda têm que estar se adaptando a todo momento e que essa nova forma de gerir e empreender tenham vindo para ficar.

Mesmo com tais mudanças, muitos empreendedores não conseguiram enxergar essa situação e encara-las de frente, e ficaram se vitimizando e culpando outrem por tal mudança e queda rápida em seus números.

Estes não conseguiram adaptar-se a nova forma de fazer negócios, e continuaram com seus empreendimentos de forma tradicional, sem nenhum investimento em novas tecnologias que ajudassem no processo de mudança, além de continuarem com o velho pensamento de se fazer negocio que existia antes da pandemia, que era uma coisa mais pessoal e não virtual, por conta do afastamento social que se deu e ainda continua neste período tão delicado.

Segundo dados da EBIT/Nielsen, empresa que mede o desempenho do e-commerce, apenas no primeiro semestre de 2020 no Brasil, o e-commerce subiu 47%, sendo inseridos no mercado digital mais de 7,3 milhões de consumidores que, tiveram que se readaptar a nova forma de fazer compras, foram criadas mais de 150.000 lojas on-line  e um faturamento de R$ 38,8 bilhões, nos mais variados setores produtivos.

De acordo com os dados apresentados podemos afirmar que, existe sim uma nova tendência no mundo dos negócios, que é, a sua inserção no mercado digital.

O empreendedor deve começar logo essa inserção, senão ficara para trás, vendo os seus negócios que levaram anos para se consolidarem, vir a sucumbir e fechar suas portas.

Os empreendedores que enxergaram estas mudanças e não pensaram duas vezes em realizar novos investimentos para readequar o seu negócio, tiveram excelentes resultados, lógico que no “novo normal” está muito além daquilo que acontecia antes da pandemia, porém estão esperançosos e otimistas com os números apresentados até o momento. Não deixem essas mudanças de lado.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.