x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Artigo tributário

Análise dos projetos de Reforma Tributária que tramitam no Congresso

Neste artigo, Reynaldo Lima Jr faz uma análise dos projetos apresentados pelo Executivo.

16/09/2021 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Análise dos projetos de Reforma Tributária que tramitam no Congresso

Análise dos projetos de Reforma Tributária que tramitam no Congresso Foto de Anna Nekrashevich no Pexels

A Câmara aprovou, na semana passada, o texto da reforma do Imposto de Renda (PL 2337/2021), após dias de intensas negociações entre os parlamentares, conseguiu-se formar maioria para a aprovação do substitutivo apresentado pelo relator, o deputado Celso Sabino. A celeridade na tramitação e a falta diálogo com a sociedade civil organizada é objeto de grande preocupação, pois não em nossa opinião algo que não se discute com a sociedade e que é aprovado na velocidade que foi, poderá trazer prejuízos e aumento da carga tributária.

Outro projeto em tramitação, que chama a atenção da entidade é o PL 3887/2020, que cria a CBS, unificando o Pis e a Cofins, pois sob nosso ponto de vista a redação original trará desequilíbrio da carga tributária para diversos setores conforme cálculos já realizados.

Devemos deixar claro que ao falarmos isoladamente da tributação do imposto sobre a renda, tributação de dividendos,  da unificação do Pis e da Cofins, etc., não estamos na seara da reforma tributária que o país necessita e sim fazendo ajustes tributários as necessidades que o governo necessita para as perdas arrecadatórias ocorridas pela pandemia.Temos plena convicção que este tipo de reforma “fatiada” não traz os benefícios esperados de uma reforma tributária ampla e abrangente, com diminuição complexidades,  obrigações principais e acessórias, para com isso sairmos, vergonhosa rabeira do ranking do Doing Business, posição 184 entre 190 países, em que o Brasil amarga no quesito apuração de impostos.

Reforçamos ainda que, sobre o PL do Imposto de Renda e o substitutivo que será encaminhado ao Senado Federal, é lamentável a falta de um maior debate com toda sociedade. Não houve tempo para estudos, tivemos que considerar os cálculos apresentados pelo relator e pelo Governo. Ademais, as inúmeras versões do substitutivo que circularam na tramitação criaram insegurança para todos os setores produtivos. Devemos ressaltar que até o momento, não houve se quer a disponibilização da redação final no sítio eletrônico da Câmara dos Deputados.

Temos experiência, que tramitações “a toque de caixa” sempre acarretam posteriormente desequilíbrios e descompassos na carga tributária de vários setores econômicos. Batalhamos, através do Sescon-SP para manutenção da isenção da tributação dos lucros e dividendos para as micro e pequenas empresas, tal isenção foi contemplada no substitutivo apresentado pelo Relator, respeitando assim, a nossa Carta Magna (CF/88) e a Lei Complementar 123/2006, uma grande vitória, pelo menos por enquanto para as micro e pequenas empresas.

Apesar do placar elástico, 398 votos favoráveis, 77 contrários e cinco abstenções, a votação não reflete a vontade popular, principalmente, se analisarmos as manifestações de diversas entidades civis contrárias ao PL 2337/2021 e esperamos que isto ocorra na tramitação do PL no Senado Federal.

No caso do projeto de lei que unifica o Pis e a Cofins (PL 3887/2020), estreitamos nosso relacionamento com o relator, Deputado Luiz Carlos Motta. Motta tem se mostrado preocupado com o setor de serviços e solicitou um estudo mais aprofundado.

Temos plena consciência que a alíquota única de 12%, proposta inicialmente pelo executivo, onerará todo o setor de serviços. Criamos um grupo de trabalho heterogêneo em conjunto com a FecomercioSP, envolvendo diretores, advogados, auditores e economistas, que trabalham em duas propostas, que trariam a neutralidade para o setor. Uma seria a utilização da tributação incidente sobre a folha de pagamento como crédito presumido da CBS, tendo em vista que a maior despesa do setor de serviços está concentrada na folha, a outra seria uma alíquota intermediária que desse um equilíbrio para o setor.

Nossa intenção é que estes estudos sejam entregues ao Deputado Motta, para que ele possa analisar e se possível aproveitá-los em seu parecer, conferindo alterações no texto original apresentado pelo Executivo.

Ao analisarmos esses dois PLs de autoria do Governo Federal, notamos que o objetivo não é uma reforma ampla. Na verdade, se analisarmos, há poucas alterações na sistemática e na operacionalidade do sistema tributário atual, se formos um pouco mais criteriosos não há qualquer alteração.

Em se tratando de reforma tributaria nenhum projeto até agora foi amplo e de fator propôs uma ampla reforma tributaria de fato, mesmo os “adormecidos” projetos PEC 45/2019 e a PEC 110/2019,  que tanto foram discutidos nos últimos dois anos, tratavam de uma reforma parcial do consumo, com a unificação de tributos com PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, enfim mas que não resolvia o problema da complexidade e alta carga tributaria, além de outros problemas que devem ser tratados que defendemos em outras pautas como reforma administrativa e politica.

A reforma tributária, que defendemos está pautada na simplificação das obrigações principais e acessórias, na redução da carga tributária, na desoneração da folha de salários e na redução do contencioso. Entretanto, não é isso que estamos presenciando na tramitação desses dois projetos.

Manteremos o número de obrigações acessórias, de normas tributárias, de obrigações principais, e em alguns casos ou na sua maioria aumento da carga tributária. Ou seja, haverá a manutenção do “status quo”.

Por este motivo, não temos o que comemorar, mas pelo contrário, precisamos atuar para que haja uma reforma tributária que contemple a transparência, a simplicidade e a neutralidade.

Por fim tenho enfatizado e sempre destaquei a importância da participação dos profissionais da contabilidade em todo  processo de reforma tributaria, pois possuem a legitimidade de realizar e questionar os cálculos, reduções de alíquotas e a imposição de tributação sobre alguns fatos geradores, somos o elo entre o Fisco e contribuinte e detemos a operação das obrigações principais e acessórias, por este motivo é que consignamos nosso posicionamento sobre a necessidade de maior discussão e aprofundamento de matérias tratadas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.