x

imóvel rural

Falando em ITR e CCIR, você declara o ADA IBAMA?

O ADA IBAMA é uma declaração que possibilita ao proprietário de imóvel rural a redução do valor de ITR a pagar. Seu objetivo é o de estimular a preservação da flora e dos biomas nacionais.

24/09/2021 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Falando em ITR e CCIR, você declara o ADA IBAMA?

Falando em ITR e CCIR, você declara o ADA IBAMA?

Nas últimas semanas, aproveitando o ensejo da época de declaração do ITR, falamos um pouco sobre esse imposto, sobre o CCIR - INCRA e agora iremos falar do ADA IBAMA. Você declara o ADA IBAMA?

Então, o que é o ADA IBAMA?

ADA IBAMA é o Ato Declaratório Ambiental, instituído pela Lei Federal 6.938/1981 e sob a responsabilidade do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

É uma declaração que possibilita o proprietário de imóvel rural a redução do valor de ITR a pagar, quando fizer jus, principalmente nas situações que ele possuir em sua posse áreas de preservação permanente, de florestas naturais, de interesse ecológico, de reserva legal e outras situações que a Lei permitir tal benefício.

Seu objetivo maior é o de estimular, através de benefício de redução fiscal, a preservação da flora e dos biomas nacionais, conservando assim a nossa rica natureza.

Quando devo declarar o ADA IBAMA?

A declaração do ADA IBAMA acontece anualmente, no período de 1º de janeiro até 30 de setembro de cada ano. Isso já acontece desde 1997.

Como declarar o ADA IBAMA?

Para a declaração do ADA IBAMA, primeiramente, deverá o proprietário do imóvel rural ter um cadastro prévio, chamado CTF (Cadastro Técnico Federal), que é feito dentro do próprio site do IBAMA, através do link https://servicos.ibama.gov.br/ctf/cadastroInicialPessoaFisica.php . É necessário utilizar o navegado Mozilla Firefox.

Finalizado o CTF, acesse a área de declaração do ADA IBAMA, através de senha própria, senha do portal gov.br ou até mesmo via certificado digital. O link de acesso é:  https://servicos.ibama.gov.br/ctf/sistema.php . Dentro dessa área, é possível preencher os dados do imóvel rural, do proprietário e principalmente da distribuição da área do respectivo imóvel rural. Ao terminar, basta enviar a declaração e será emitido um recibo de entrega, junto às informações declaradas.

IMPORTANTE: é necessário declarar primeiramente o ADA IBAMA, e depois o ITR, pois será necessário incluir na declaração de ITR o número do recibo gerado pela entrega do ADA IBAMA. Lembre de declarar o ADA IBAMA com as mesmas informações a serem prestadas na declaração de ITR, sob a possibilidade de malha fina e outras possíveis penalidades pecuniárias. 

Procure a ajuda de um profissional

Na dúvida, não hesite: melhor ter a orientação de um contador ou de profissional capacitado pra entrega do ADA IBAMA para lhe auxiliar.

Nos próximos, dias, encerrando essa série, iremos falar do já velho e conhecido CAR.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.