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Como realizar mais

Neste artigo você vai entender como criar hábitos para organizar melhor a rotina e, consequentemente, conquistar realizações.

12/10/2021 13:30:01

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Como realizar mais Pexels

Todos nós temos uma sobrecarga grande de coisas para fazer. Certa vez, em uma sala de treinamento do meu curso de Coaching, estávamos em aproximadamente 100 pessoas e eu fiz uma pergunta: “Você sente que tem mais coisas para fazer do que consegue realizar?”. As pessoas que se sentiam assim levantaram a mão e eu pedi que mantivessem os braços erguidos e dessem uma olhada ao redor da sala. Incríveis 100% das pessoas levantaram a mão, inclusive eu.

É comum nos sentirmos engolidos pela vida e pelo trabalho, em uma interminável lista de tarefas. Eu tenho clientes que dizem que sentem preguiça de começar e procrastinam o que precisam fazer só pelo fato de olhar o tanto de coisas que precisam resolver. 

Fato é que mesmo nos momentos de descanso, a cabeça consegue lembrar e listar tudo o que ainda falta fazer. É uma sensação constante de estar em dívida.

Não tenho tempo fazer exercícios, não deveria ter deixado para última hora, preciso ser mais organizado, quero passar mais tempo com meus filhos, mas é sempre difícil.

Não é sobre ter disciplina

Muitas pessoas se cobram por não terem disciplinas e o fato é que você não precisa ser uma pessoa disciplinada para ter sucesso no que se propõe. Acho genial a frase de Gary Keller, no livro A Única Coisa: “Você pode ter sucesso com menos disciplina do que pensa, o sucesso se trata apenas de fazer a coisa certa, não de fazer tudo certo.”

O segredo está em escolher o hábito certo e reunir a disciplina necessária suficiente para estabelecê-lo. Não é preciso mais disciplina do que isso.

Com a disciplina selecionada no hábito certo, você alcança grandes resultados. Nosso cérebro é programável e é totalmente possível de instalar nele hábitos novos. (E desinstalar maus hábitos também). Quando o cérebro tem um hábito instalado, ele passa a fazer no automático, sem que precisemos de mais disciplina para realizá-lo. 

Em média, precisamos de 66 dias de disciplina, investindo energia para realizar um novo hábito para que ele seja instalado no nosso cérebro. Depois disso, não precisamos mais de energia e nem disciplina.

Eu testei este conceito em mim mesmo com a questão de agenda. Sempre tive dificuldades em manter uma agenda organizada com atendimentos, aulas, treinamentos e reuniões. Estava com a sensação de estar sempre correndo, me comprometia com mais compromissos do que eu conseguia entregar e o pior: quando não temos agenda, viramos agenda dos outros. E as coisas importantes para mim nunca tinham vez, eram sempre adiadas. Em suma, muita frustração, dor de cabeça e sempre correndo.

Decidi instalar o hábito de organizar a agenda da semana, na sexta-feira anterior. Fiz um compromisso de me dedicar, toda sexta-feira, para organizar todos os compromissos e entregas da semana seguinte. Sempre existem exceções e imprevistos, mas se observar, em média, não são mais do que 15 ou 20% do tempo da semana que precisamos ajustar. Ou seja, eu estava trabalhando para ter 80% da minha semana já direcionada, com a atenção de encaixar as coisas importantes a serem feitas, tanto do meu negócio, quanto da minha vida. 

Ao final do segundo mês, tive uma grata surpresa. Em uma determinada sexta-feira, era final da tarde e eu estava incomodado por ainda não ter organizado a agenda da semana seguinte. Foi uma reação automática que percebi e o melhor de tudo: estava incomodado por não ter feito a agenda e não mais incomodado por ter que organizar a agenda. Neste momento percebi que já havia instalado um hábito.

E as mudanças por este simples hábito foram enormes. Praticamente parei de estar sempre correndo e atrasado, comecei a entregar tudo o que eu precisava entregar antes do prazo, os meus resultados aumentaram porque eu passei a dedicar tempo para fazer o que realmente é importante e não apenas demandas urgentes, eliminei várias coisas que fariam apenas eu perder tempo por priorizar melhor o que cabe e o que não cabe no meu dia. Inclusive passei a lidar melhor com a questão de “dizer não”, que era uma dificuldade que eu tinha e acabava me comprometendo com mais coisas do que era possível fazer. Com um simples hábito e disciplina direcionada. Mas era o hábito certo para mim, este é o segredo.

Pense agora mesmo, qual seria um hábito simples que poderia fazer diferença na sua vida? Um hábito que realmente seja importante para você e que poderia resolver parte das suas preocupações.

O hábito certo

Duas perguntas que precisam ser respondidas antes de estabelecer o hábito certo:

1. O quê?2. Por quê?“O que” é mais importante você fazer e “por quê” aquilo é importante para você? Estas duas perguntas vão ajudar você a direcionar o hábito certo e dar combustível para praticar uma nova ação até que vire este hábito certo. Descarte respostas fracas ou que vão trazer pouco impacto na sua vida. 

Encontre sua motivação: por que é importante você instalar este novo hábito? O que ele vai trazer para sua vida? Liste quantas razões conseguir pensar. Que mudanças ele trará? Como irá impactar em outras áreas da sua vida? Se as respostas não foram excitantes para você, provavelmente está buscando o hábito errado. Elas precisam ser incríveis, diminuir suas preocupações, levar você na direção do que realmente é importante para sua vida. Não tenha medo de escolher. Escolha algo simples e não grandes mudanças de rotina. Por exemplo, ir à academia todos os dias, para quem não vai nenhuma vez, pode ser um passo muito grande.

Procure algo simples, mas que fará diferença. Normalmente você sabe que é o hábito certo quando pensar no que ele vai trazer para sua vida e ficar empolgado com a resposta. Se não ficar empolgado com a resposta, não adianta insistir nele, não perca tempo e procure outro. Invista 10 minutos para pensar nisso.

Defina o hábito e a frequência (diário, semanal, 3x semana). No meu caso, era um hábito às sextas-feiras, onde eu investia perto de 20min apenas.

Torne inegociável

Uma vez definido seu hábito, TORNE INEGOCIÁVEL a realização dele. Não existe negociação: de fazer ou não fazer. Você irá fazer e pronto. Não é uma questão para você avaliar e decidir todas as vezes se quer ou não fazê-lo. Já está decidido e pronto.

Certa vez, fui viajar com minha esposa e saímos na metade da tarde de uma sexta feira para passarmos o final de semana fora. Eu finalizei as sessões de Coaching com meus clientes bem na hora de sair e já partimos. O hábito de organizar a agenda toda sexta-feira foi ativado e lembrei que não tive tempo de organizar a agenda da próxima semana. Meu cérebro log pensou: “posso fazer a agenda na segunda de manhã”. Mas hábito é hábito. E é inegociável, não podemos abrir concessões. Nós treinamos nosso cérebro o tempo todo, tanto para fazer, quanto para não fazer. É muito importante você ter clareza disso, quando não conseguimos realizar é porque treinamos nosso cérebro que está tudo bem não fazer. 

Este era um hábito extremamente importante para mim, logo, era inegociável. Eu iria fazê-lo. Eu pedi para minha esposa dirigir nos primeiros 20 minutos na estrada enquanto eu organizava a agenda da próxima semana. Incrível que assim que terminei, o incômodo passou.

Seu hábito certo é o mais importante para sua vida agora. É um compromisso com você, inegociável. Torne inegociável realizá-lo, não importa o que acontecer.

Três hábitos que podem mudar sua vida

Caso tenha dificuldades para pensar em um hábito, existem três sugestões. Lembre-se que você precisa de disciplina direcionada apenas para este hábito. 

1. Definir bloco de horário em que vai se dedicar ao que é importante para você. Sem interrupções, é um horário para focar no que é mais importante para sua vida. Proteja este horário, combine com as pessoas ao seu redor para não acionarem você. Nem que seja por 30minutos. Você pode até sair do seu ambiente e ir para um outro local onde poderá focar melhor. Diversos estudos mostram que desperdiçamos 33% (1/3) do tempo de uma semana com interrupções. Interrupções de colegas, do celular, das notificações, do e-mail, do telefone que toca. Isso nos faz perder o foco no que estamos fazendo e gastar energia para focar na interrupção. Depois gastamos mais tempo para retomar o que estávamos fazendo. E desperdiçamos 1/3 do tempo neste processo, ao longo de uma semana.  O que você faria com 1 dia e meio a mais de tempo em uma semana?

2. Definir todos os dias qual é a coisa mais importante que você consegue fazer naquele dia, para dar mais um passo em direção ao seu objetivo. É comum sermos atropelados pelo dia e esquecermos do que é importante para nós. Eu uso este hábito todos os dias. Logo de manhã eu penso: qual a coisa mais importante que consigo fazer hoje para caminhar em direção ao meu objetivo. Uma única coisa. Se o dia está muito corrida, esta ação tende a ser algo menor. Mas sempre defino uma ação.

3. Leia todos os dias uma lista do que quer alcançar para sua vida. Dedique 1 minuto para ler uma página com as coisas que são mais importantes para você. Estará assim programando seu cérebro para trabalhar em direção ao que mais importa para você. Se você não tem objetivos, pode ter certeza de que está trabalhando para alcançar o objetivo dos outros.

Defina agora seu hábito certo e torne-o inegociável! Qual hábito você se compromete a fazer? Escreva aqui nos comentários para mim.

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