x

CONTÁBIL

Qual a diferença entre contratar um consultoria ou uma assessoria contábil?

Entenda a diferença entre os serviços e contrate o mais adequado para a sua empresa.

22/10/2021 18:00:01

5,3 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Qual a diferença entre contratar um consultoria ou uma assessoria contábil? Foto: freepik.com

É natural que haja uma confusão nos serviços contábeis oferecidos entre a Consultoria e uma Assessoria contábil, mas, qual a diferença entre contratar uma consultoria ou uma assessoria contábil?

A diferença entre a consultoria e assessoria contábil é que o consultor identifica as necessidades, analisa, orienta, opina, dar o diagnóstico e mostra as soluções, porém, não pratica, já assessoria contábil trabalha no suporte, na execução dos lançamentos e fechamentos contábeis de forma mais ampla.

O objetivo da Consultoria Contábil é orientar nos assuntos financeiros, fiscais e tributários, afim de guiar os empresários possibilitando uma melhor analise para uma melhor tomada de decisão.

Segundo Sá (2008), O papel do Consultor Contábil, do ponto de vista ético, é oferecer opiniões, orientações, no sentido de que os referidos propósitos sejam alcançados, denunciando todos os desvios em relação a tal propósito.

Observa-se que muitos profissionais deixaram de oferecer a consultoria contábil, que nada mais é que, indicar o melhor caminho que o empresário deve seguir, orientando e analisando toda a movimentação contábil da empresa, como contas a pagar e a receber, custos voltados para a folha de pagamento, melhor forma de tributação, e até a rotina financeira da empresa observando os empréstimos e extratos bancários.

Para Silva (2008, p.05): A importância da contabilidade para qualquer empresa independe de seu tamanho; é decorrente da necessidade e ter a escrituração contábil completa, inclusive o livro diário e os balancetes, não apenas para controlar o patrimônio, mas também para administrar as tomadas de decisões nos negócios. Se uma empresa não tem as mínimas condições de sobreviver, de planejar seu crescimento, de obter linhas de crédito, empréstimos em instituições financeiras, ou mesmo de preencher uma simples informação cadastral.

Todas as empresas necessitam de uma assessoria contábil ou consultor contábil que auxilie nas reduções das despesas e custos  e nas tomadas de decisões do seu negócio, infelizmente o motivo pelo qual as empresas não contratam um consultor para as suas empresas é o custo desse profissional ser um pouco mais elevado que a assessoria contábil. Além disso, o cenário atual exige que a empresa conte e esteja assistida por um profissional contábil cada vez mais eficiente e preparado.

A consultoria Contábil tem um papel bem mais essencial não só para o contador que tem através da consultoria o seu trabalho valorizado, mas também para as empresas que obtém resultados e diagnósticos de acordo com a realidade da empresa.

É importante ressaltar que tanto a Consultoria contábil como a assessoria contábil são essenciais para a saúde financeira do negócio, e que prestados de forma conjunta gera um resultado bem mais proveitoso para a empresa e para o empresário.

Destacamos a importância da assessoria quanto a consultoria contábil, ambas podem apresentar excelentes resultados, pois a consultoria poderá ajudar ao empresário a encontrar as soluções e buscar resultados, enquanto a assessoria orientará as possíveis soluções e buscará se adequar melhor as necessidades da empresa.

Fonte: Elke Janaina dos Santos Queiroz Lira – Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.