Entre as áreas determinantes deste ano estão o investimento em tecnologia e novas formas de consumo.
A diligência para pequenas, médias e grandes empresas se faz otimista para um futuro aquecimento da economia, mediante as atividades que estão em tendência até o final do ano. A sustentabilidade, a digitalização das coisas, inteligência artificial e a automação são algumas apostas que sugerem a valorização no comércio, mas exigem alguns cuidados e perfilamentos de mercado para poderem ser executados.
O mercado financeiro, inclusive, prevê um crescimento na economia de 1,98% para este ano, mediante os principais indicadores econômicos do Banco Central. Para entender como o universo dos negócios funciona, é necessária uma avaliação, conhecimento de público e estratégias pontuais de implementações.
“O processo está diretamente ligado ao ritmo acelerado e à competitividade existente, que pode ser encarada como uma questão saudável se ligada aos objetivos e garantias de melhorias. Inicialmente, o empreendedor precisa se conhecer e localizar suas dores, para identificar o progresso a partir da resolução daquele problema, ou seja, como ele pode se reinventar e fazer acontecer e apostar em coisas que darão certo?”, disse o empresário e especialista em marketing, Diogo Archanjo.
A identificação do setor é um ótimo ponto de partida, pois a partir dele se consegue entender o desejo do consumidor e conhecer o público-alvo. A partir do momento em que se estabelecem as características do mercado de atuação, a preparação para os desafios que seguirão ficará mais fácil, além de ser possível perceber oportunidades de crescimento e os serviços e produtos que serão oferecidos.
Analisar a concorrência é um passo importante e exige cuidado para que se possa analisar a estratégia e o desempenho de outras empresas, pois o objetivo é o discernimento de ameaças, determinar decisões mediante o que for calculado, criar táticas e abordagens próprias e traçar um rumo ao caminho do sucesso.
A avaliação dos riscos em potencial proporciona cautela e mediações de prós e contras na hora de se tomar qualquer parecer, pois catalisa todas as coisas que possam afetar as atividades. Ela é realizada com a gravidade e priorização dos riscos e, mediante isso, são desenvolvidas medidas preventivas e um monitoramento da eficácia dessas medidas.
A precificação, talvez esse seja um dos estudos mais determinantes para que a empresa seja baseada e possa ser aberta de maneira segura e confiante, já que implica a forma correta de se impor preços. Não é apenas etiquetar o que se está vendendo, mas entender como pode ser atrativo para o cliente e lucrativo para o empreendedor. Para isso, será necessário mencionar os custos, as tributações, despesas, demanda, percepção do cliente, concorrência, margem de lucro, entre outros, levando em conta que o preço final é variável.
“Ao final do estudo, é ótimo que se revise e atualize regularmente tudo o que levou ao ponto de partida, para se adequar aos resultados que forem atingidos e à aplicação de novas mudanças, se necessário. Outra forma excelente de diminuir a margem de erros é a realização de testes vocacionais para se chegar à preferência do mercado e ao autoconhecimento para constatação de afinidades”, acrescentou Diogo.
Fonte: Empresário e especialista em pesquisa de mercado, Diogo Archanjo