x

Planejamento

Consultoria tributária: por quê contratar uma?

Em tempos difíceis para a economia do Brasil e do mundo, o planejamento tributário pode ser uma das ações para manter a empresa no mercado.

06/12/2021 16:00:01

4,2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Consultoria tributária: por quê contratar uma? Pexels

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam. Pois, além de uma grande quantidade de impostos, taxas e contribuições, é preciso trabalhar com uma legislação complexa e ambígua, o que muitas vezes transforma a gestão de uma empresa em um grande desafio. Sem falar nas alterações na legislação habituais, onde estima-se que sejam criadas diariamente cerca de 46 novas leis tributárias.

Hoje, ainda temos um cenário de profundas incertezas diante da Covid-19, tornando-se essencial uma gestão fiscal para empresa, para enfrentar os desafios e apoiar na recuperação do negócio, se necessário.

É um desafio diário para as empresas cumprirem a legislação tributárias nas esferas federal, estadual e municipal, compreender tudo não é tarefa simples. Muitas empresas acabam enfrentando problemas financeiros devido à má interpretação das leis ou desconhecimento de sua aplicação na prática, levando a pagamentos indevidos ou a maior, e ainda por multas e sanções.

Dessa forma, contar com uma boa consultoria tributária é uma questão de estratégia e uma necessidade para a maioria das empresas. Além de eliminar dúvidas sobre o recolhimento de impostos, esse tipo de consultoria auxilia na otimização da carga de tributos, além de minimizar riscos de autuações e multas.

A consultoria tributária, busca realizar uma análise personalizada da legislação aplicada à operação da empresa, entendendo toda as regras tributárias aplicadas, visando a otimização da carga de tributos, e buscando a racionalização das rotinas da uma empresa, de modo que as tarefas, recursos e atividades sejam otimizados, e todas as obrigações acessórias cumpridas. Construindo um mapa de oportunidades para possíveis ingressos de pedidos administrativos ou judiciais com a finalidade de reduzir a carga tributária e, na maioria das vezes, requerer a restituição de valores pagos indevidamente, gerando os créditos fiscais.

Os tributos impactam diretamente na rentabilidade das empresas, bem como em sua competitividade no mercado em que atua, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), no Brasil, aproximadamente 33% do faturamento empresarial é destinado ao pagamento de tributos, assim, é necessário buscar novas estratégias para se manter competitiva no mercado.

É nesse momento, que uma Consultoria Tributária é fundamental, pois é possível uma redução do custo total, através da possível redução do custo tributário, através da chamada elisão fiscal. E ainda, uma melhoria no fluxo de caixa da empresa, com a postergação do fato gerador do imposto ou ainda, recuperação de créditos tributários.

A redução da carga tributária é uma forma que muitas empresas encontram, inclusive, para sair de uma crise. Essa é uma alternativa dentro da lei que possibilita aos negócios devolver ao caixa, montantes que possam até mesmo impulsionar as suas finanças.

A Consultoria Tributária é uma excelente aliada na gestão de sua empresa, os principais benefícios são:

  • Segurança Tributária;
  • Economia Tributária;
  • Recuperação de Créditos Tributários;
  • Monitoramento de Risco Tributário;
  • Gestão Tributária Estratégica.

Muitas empresas vêm adotando a consultoria tributária de forma preventiva, e já experimentam os impactos positivos, seja no orçamento, seja na diminuição de demandas jurídicas. Contar com profissionais que entendem da legislação relativa a tributos é a melhor forma de construir um plano de ação voltado à diminuição de gastos, além de criar boas práticas de conformidade, que evitam a aplicação de multas e outras sanções.

Deve haver uma análise da realidade da empresa, para isso, é essencial que seja realizada por um especialista com pleno conhecimento sobre a legislação e que saberá como orientar a empresa à melhor decisão.

Em resumo, a consultoria tributária regulariza os pagamentos de tributos diretos e indiretos. Consequentemente, reduz custos tributários, aumenta a performance de fluxo de caixa e previne eventuais autuações do fisco.

 "O objetivo é analisar as operações da empresa e encontrar a melhor interpretação para a ocorrência de impostos, seguindo a legalidade, para o crescimento da empresa, reduzindo riscos e potencializando ganhos".

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.