x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

CNPJ

Como regularizar CNPJ inapto, baixado, suspenso ou nulo

Confira como emitir Certificado Digital para empresa com Status Inapta, baixada, nula ou suspensa.

14/12/2021 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como regularizar CNPJ inapto, baixado, suspenso ou nulo

Como regularizar CNPJ inapto, baixado, suspenso ou nulo Pexels

Ter pendências junto à Receita Federal por longo tempo, pode acarretar o Bloqueio do CNPJ.

Normalmente, isso ocorria pela ausência ou omissão de obrigações acessórias, não envio de documentação por 2 exercícios fiscais sucessivos. Porém, conforme Lei 14.195/21  que alterou a anterior Lei 9.430/96, o prazo passou a ser: "...deixar de apresentar obrigações acessórias, por, no mínimo, 90 (noventa) dias a contar da omissão;"

Lembremos que a empresa, mesmo inativa, tem que declarar todo ano: RAIS, ECF, GFIP e DCTF.

Sendo assim, o não cumprimento das obrigações pode levar a empresa a sofrer sanções, entre elas o bloqueio do CNPJ.

Para efetivar a Regularização dessa situação perante a Receita Federal, será necessário o acesso ao endereço eletrônico web da SRF por intermédio de um Certificado Digital da empresa com CNPJ irregular e, caso a mesma não possua Certificado Digital não será possível a emissão com o CNPJ estando com um desses Status acima mencionados conforme instrução normativa:

De acordo com o Anexo I da Portaria RFB/Sucor/Cotec nº 42, de 07 de agosto de 2020, não poderão ser emitidos certificados e-CNPJ para pessoas jurídicas cuja situação cadastral, perante o CNPJ, esteja enquadrada na condição de suspensa, inapta, baixada ou nula.

A resolução dessa condição pode ser efetivada pela emissão de um e-PJ junto a uma Autoridade Certificadora autorizada pela ICP-Brasil.

O QUE É O E-PJ?

A emissão de um Certificado Digital e-PJ consiste na apresentação do titular Responsável pela empresa perante a Receita Federal dos documentos que identifiquem a empresa (ex.: contrato social, requerimento de empresário, etc) e, de um documento pessoal oficial com foto (ex.: RG, CNH, etc) e, solicitar a emissão do e-PJ.

O Certificado Digital e-PJ inicialmente é um certificado destinado a emissão exclusiva de notas fiscais, no entanto, se for emitido pelo Titular da Empresa com utilização única de seus dados ao invés de outra pessoa autorizada, terá os mesmos acessos e funcionalidades que o e-CNPJ.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.