x

Artigo

Utilização da transferência de ICMS como ferramenta para alavancar os resultados das empresas mineiras

Trata-se de artigo visando esclarecer as vantagens e obrigações referentes à operações com transferência de ICMS em Minas Gerais.

05/01/2022 18:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Utilização da transferência de ICMS como ferramenta para alavancar os resultados das empresas mineiras

Utilização da transferência de ICMS como ferramenta para alavancar os resultados das empresas mineiras Pexels

O Governo de Minas Gerais, dispõe através do Anexo VIII¹ do Regulamento de ICMS, a possibilidade da realização de transferências de crédito acumulado do imposto entre empresas situadas no Estado, visando futuro abatimento de saldo devedor a apurar na escrita fiscal mensal do destinatário. 

Dentre as diversas possibilidades constantes na base legal, destaca-se à transferência decorrente do acumulo de créditos vinculado a exportações de mercadorias. Considerando a não incidência de tributação para esta atividade, diversas empresas possuem saldo elevado deste ativo sem qualquer expectativa de utilização, e visando fomentar a economia, o Governo Estadual autoriza a realização de transferência destes montantes para estabelecimentos que possuem saldo devedor do imposto, afim de realizar o abatimento do passivo fiscal, desde que respeitados os limites estabelecidos.

A utilização desta ferramenta, gera benefícios econômicos tanto para os cedentes dos créditos quanto aos cessionários (Destinatário), o primeiro poderá aumentar a liquidez da companhia através do recebimento de valores obtidos com a cessão deste direito, destinando-o para investimentos diversos. Por outro lado, os adquirentes deste ativo, poderão utilizá-lo para pagamento parcial de seus débitos de ICMS junto ao fisco, negociando descontos e demais condições junto ao originário, de modo que haja vantagem recíproca na negociação. 

Apesar dos benefícios gerados, faz-se necessário análise profunda da proposta, visando mitigar os riscos. Atualmente, a autorização da transferência é concedida exclusivamente através da Secretaria da Fazenda do Estado, devendo o adquirente atentar-se quanto a idoneidade das informações antes da celebração de qualquer contrato de cessão de crédito. Além da obrigatoriedade de apuração do PIS/PASEP (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) incidente sobre a receita auferida nesta operação. 

As obrigações fiscais após a autorização de recebimento do crédito, são outro fator importante para evitar a glosa dos valores utilizados. Com o aprimoramento da fiscalização eletrônica, o governo utiliza mecanismos existentes nas declarações fiscais para controle de saldos passíveis de utilização.  Tanto a EFD ICMS-IPI (Escrituração Fiscal Digital), quanto a DAPI (Declaração de Apuração e Informações do ICMS), possuem registros e campos específicos para inserção desta informação. 

 Trata-se de uma importante ferramenta de redução de custos empresariais, desde que tratada com responsabilidade, respeitando os princípios legais.  

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.