x

Gestão

Lições de Gestão do Batman

Nesse artigo, falaremos sobre algumas lições de gestão que podemos aprender com as aventuras do Batman.

13/01/2022 15:00:01

1,4 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Lições de Gestão do Batman Pexels

Criado por Bob Kane e Bill Finger, Batman teve a sua primeira aparição nos quadrinhos em maio de 1939, na revista Detective Comics nº 27. De lá pra cá, o homem-morcego tornou-se um dos super-heróis mais reconhecidos em todo o mundo e também uma das figuras mais lucrativas da cultura pop.

O principal diferencial do Batman, e que contribui muito para a sua popularidade, é o fato de que ele não possui superpoderes. As suas habilidades foram desenvolvidas através de muito treinamento e disciplina, o que passa ao leitor uma impressão de que qualquer pessoa poderia ser o Batman, se tivesse força de vontade suficiente (e também os bilhões de dólares que Bruce Wayne, os eu alter ego, possui).

É claro que, no mundo real, ninguém vai ser louco o bastante para colocar uma roupa de morcego e lutar contra o crime. No entanto, é possível aprender muita coisa com o Batman, inclusive no que diz respeito à gestão de empresas. Além de gerir a Wayne Enterprises, cujo controle acionário herdou dos seus pais, Bruce Wayne é retratado sempre como um exímio gestor, administrando não só seus negócios, mas também a bat-família e a própria liga da justiça.

A seguir, vamos comentar sobre alguns ensinamentos sobre gestão que podemos retirar dos quadrinhos do homem-morcego.

PREPARO É FUNDAMENTAL

Após as mortes dos seus pais, Bruce Wayne passou por anos de intenso treinamento antes de assumir o manto de Batman e tornar Gotham um lugar mais seguro.

A vontade de se vingar e fazer justiça era grande, mas Bruce buscou primeiro se preparar física e mentalmente com os maiores mestres em artes marciais e combate do mundo antes de se tornar um super-herói. Caso contrário, não teria chance contra os vilões da sua cidade.

Como gestor, é fundamental estar preparado e em constante atualização. É claro que existem muitos empreendedores que alcançam o sucesso sem uma educação formal, mas, ainda assim, conhecimentos sobre negócios, administração e contabilidade são armas poderosíssimas para enfrentar o mercado.

Vale muito a pena estudar, pesquisar e se preparar para a gestão do seu negócio. Seja fazendo uma graduação (e, quem sabe, um MBA em seguida) ou mesmo começando com um curso livre no SEBRAE. O importante é nunca baixar a guarda e estar sempre preparado e atualizado.

TENHA SEMPRE UMA BOA EQUIPE

Durante os seus primeiros anos como vigilante de Gotham, Bruce Wayne tentou atuar sozinho. No entanto, com o tempo percebeu que precisaria de ajuda para manter a cidade limpa dos criminosos. Para isso, contou com a ajuda tática do seu mordomo Alfred e, em seguida, recrutou e treinou companheiros da chamada “bat-família”, como o Robin e a Batgirl por exemplo.

É natural que muitos gestores, especialmente nas micro e pequenas empresas, também comecem sozinhos. Só que chega uma hora em que o seu negócio se torna tão complexo que já não é mais possível controla-lo sem ajuda. Nesse momento, é preciso ter uma boa equipe com quem contar. Treine bons colaboradores, invista em uma equipe eficiente e a sua empresa será mais vitoriosa que a Liga da Justiça!

TENHA SEMPRE PLANOS DE CONTIGÊNCIA

Na História em Quadrinhos “Torre de Babel”, é revelado que Batman possui um plano de contingência para abater cada personagem da liga da justiça caso eles se tornem uma ameaça.

O gestor de uma empresa também precisa estar preparado para imprevistos, por mais remotos que possam parecer. Como falamos anteriormente, ter uma equipe eficiente com a qual você possa contar é fundamental, mas tenha sempre um “plano B”. Nunca confie 100% em nada e em ninguém. Poder e dinheiro são muito sedutores, nunca se sabe quando um aliado pode virar um vilão.

Percebeu como ser um gestor é, em muitos pontos, bem próximo a ser um super-herói? Essas são algumas das lições sobre gestão que podemos aprender com o Batman. Como costumo dizer sempre, bons ensinamentos podem ser obtidos em qualquer lugar (até mesmo em histórias em quadrinhos), basta saber procurar.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.