x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Veiculação

A ISO 37301 e a Corrupção

Veja neste artigo a busca pela certificação internacional como ferramenta para a não veiculação de imagens das empresas

18/01/2022 18:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A ISO 37301 e a Corrupção

A ISO 37301 e a Corrupção Pexels

Está marcada para o dia 25 de janeiro de 2022 a divulgação do Índice de Percepção da Corrupção elaborado anualmente pela Transparência Internacional (https://www.transparency.org/en).

Nos últimos relatórios divulgados o Brasil não tem tido uma boa percepção ocupando a 94ª colocação (38 pontos) em 2021 e 106ª posição (35 pontos) em 2019. Em uma rápida olhada parece que houve uma melhora substancial de mais de 10 colocações, mas a estagnação que o Brasil se encontra já vem estagnado há quase uma década.

Com os 38 pontos de 2020 continuamos abaixo da média dos BRICS (39), da média regional para a América Latina e o Caribe (41) e da média mundial (43).

Isso significa que olhando pelo prisma de um investidor, o Brasil não é um país com um ambiente de negócios seguro. A imagem da corrupção afasta investidores e afasta empresas sérias de se instalarem no país.

Além disso, essa imagem também prejudica empresas que queiram expandir suas fronteiras para além da nossa “Pátria Amada Brasil”.

Uma das saídas utilizadas para que as empresas se previnam quanto à vinculação de sua imagem a esse triste diagnóstico do nosso País é a busca pelas suas certificações internacionais.

Aqui em nosso escritório, cientes dessa realidade, nos tornamos Auditores Internacionais Certificados na ISO 37301 em Sistemas de Gestão de Compliance.

Esta Certificação qualifica as empresas em um padrão internacional, portanto, isento e com credibilidade, além de fortalecer a imagem junto a diversos públicos como os clientes, investidores e fornecedores, credibilizando suas posições nos mercados internacionais.

Além disso a ISO 37301 melhora e fortalece os níveis de governança corporativa e demonstra de forma inequívoca o cumprimento de conformidades de questões relacionadas ao compliance  de forma geral e, em especial, a integridade perante Lei 12.846/13 a Lei Anticorrupção.

Você quer ser uma empresa de destaque internacional e ter uma boa imagem associada a integridade e padrões éticos em nível internacional?

Bem-vindo à ISO 37301!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.